Nas oficinas, os interessados vão aprender a fazer pratos a partir do uso integral dos alimentos (Foto: Jr. Panela)

Nos dias 20 e 21 de setembro, o Senac e o Programa Mesa Brasil Sesc promovem oficinas gratuitas de gastronomia na CASACOR Ceará

Enquanto 821 milhões de pessoas passam fome no planeta, o desperdício de alimentos chega a 1,3 bilhão de toneladas por ano. Esses são dados da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e Agricultura, divulgados em agosto de 2018. Já no Brasil, reconhecidamente um dos maiores produtores agrícolas do mundo, 5,2 milhões de pessoas não têm o que comer.

Esses são só alguns dados que mostram que a situação é urgente. Hoje, mais do que nunca, é necessária uma mudança de comportamento para o combate ao desperdício. E a gastronomia tem um importante papel neste movimento. Prova disso é que muitos dos renomados chefs, cozinheiros profissionais e amadores desenvolvem receitas a partir do uso integral dos alimentos. Assim, cascas de frutas e vegetais, sementes, talos das verduras, que geralmente são descartados, são aproveitados em sua totalidade.

As possibilidades de aproveitamento dos alimentos podem ir ainda mais além. Como explica Vanessa Santos, consultora de gastronomia do Senac Ceará, é possível utilizar, por exemplo, a casca do camarão, que quase sempre vai parar no lixo. Além de poder ser usado no preparo do caldo para fazer uma massa, ela pode ser secada no forno e depois triturada. “Depois de secado e triturado, a gente pode polvilhar em cima do prato final. Além do sabor, essas cascas se transformam na parte crocante do prato”, diz.

Oficinas
A partir dessa ideia, o Senac vai realizar, nos dias 20 e 21 de setembro (sexta-feira e sábado), oficinas de gastronomia durante a CASACOR Ceará, que este ano, tem como tema o “Planeta Casa”. A iniciativa acontece em conjunto com o Programa Mesa Brasil Sesc, que atua na perspectiva da segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade e inclusão social.

A ideia é que os interessados aprendam a desenvolver receitas tendo como ponto de partida o combate ao desperdício, com princípios do aproveitamento inteligente dos alimentos. Na sexta, por exemplo, os interessados vão aprender a fazer Farfalle com pesto, tomates assados e camarões. Já no sábado, a receita é Torta cookie de banana. As oficinas, que acontecem no Espaço Cozinha de Origem, são gratuitas e limitadas a 40 participantes. Além disso, na ocasião, será possível adquirir publicações da Editora Senac nas áreas de Arquitetura, Decoração, Arte, Design, Jardinagem, Gastronomia e Fotografia.

Mesa Brasil
Presente no Ceará desde 2001, o programa Mesa Brasil Sesc atende no Estado mais de 400 instituições sociais, que, juntas, totalizam o atendimento a cerca de 250 mil pessoas, por meio de doações de alimentos e atividades educativas. Desde sua implementação, o Mesa Brasil Ceará já distribuiu mais de 45 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com centenas de empresas doadoras.

Aqui no Estado, o Mesa Brasil foi pensado como banco de alimentos. As doações de empresas e instituições vão para um centro de distribuição, sendo rapidamente acondicionadas e entregues para as entidades sociais cadastradas. Só em agosto de 2019, o Programa distribuiu 246 mil quilos de alimentos no Estado. Dessa forma, as empresas que doam e as instituições sociais que precisam cada vez mais de doações formam uma rede poderosa em prol do combate ao desperdício de alimentos.

Serviço
Sistema Fecomércio na CASACOR Ceará 2019
Oficinas de gastronomia
Quando: 20 e 21 de setembro, das 19h às 20 horas
Onde: Espaço Cozinha de Origem
Receitas:
Dia 20/09 (Sexta-feira) – Farfalle com pesto, tomates assados e camarões – Instrutor: Matheus Vieira
Dia 21/09 (Sábado) – Torta cookie de banana – Instrutora: Aldenizia Girão