crianças brincando

Dez cidades do Ceará recebem programação infantil durante o mês de outubro (Foto: Davi Pinheiro)

Maratoninha Sesc e Ciranda de Leitura e apresentações teatrais são algumas das atividades gratuitas

Durante todo o mês de outubro as crianças terão atividades de lazer e cultura promovidas pelo Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/Ce). Maratona infantil, espetáculos de teatro, contação de histórias e circuito de brincadeiras são algumas opções de diversão em família para comemorar o Dia da Criança.

De 9 a 11 de outubro, a programação lúdica do Sesc será levada para escolas públicas de Fortaleza e Caucaia, com roda de leitura, narração de histórias, espetáculos teatrais e musicais na Semana Literária da Criança. No segundo sábado de outubro, 12, é comemorado oficialmente o Dia da Criança. Na Unidade Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz) a diversão é participar do festival com atrações circenses, brinquedos infláveis e atividades recreativas. Inscrições gratuitas na Unidade Sesc Fortaleza com os professores da unidade.

Sobral
Os meninos e meninas de Sobral, de três a dez anos de idade, podem se inscrever para a corrida infantil Maratoninha Sesc que acontece dia 20 de outubro, a partir das 6h30. Na Unidade do Sesc, os interessados devem fazer a inscrição com a doação de um brinquedo para as instituições sociais até o dia 15 de outubro.

Dia 9 de outubro, de 8 horas às 10 horas, na Praça São Francisco, acontece a abertura do Circuito Sesc de Incentivo a Leitura com apresentação musical, espetáculo interativo do Projeto Carambola, circuito de atividades e brincadeiras populares como o bambolê, elástico, pula corda e Ciranda da leitura. À tarde, 17 horas, o Espetáculo Palavras Mágicas acontece no Anfiteatro da Margem Esquerda. Em escolas públicas das cidades de Meruoca e na Praça da Matriz de Santa Quitéria acontecem apresentações circenses do Projeto Arte Encena.

Cariri
Em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Milagres, trupes de teatro encantam as crianças em escolas, praças e nos Teatros do Sesc (ver programação completa). Nos dias 10 e 11 de outubro, o Sesc Crato recebe a Trupe Arlequin de Circo Teatro (PB) mostrar o espetáculo “Xulé a La Carte”, que já foi encenado na Argentina e em Portugal. No picadeiro acontecem as mais divertidas cenas clássicas do universo da palhaçaria.

A ação recreativa “É Hora de Sorrir e Brincar” será realizada dia 11 de outubro, de 16 horas às 18 horas, na Unidade Sesc Juazeiro do Norte, e oferece contação de histórias, pintura de cavaletes, entre outras atividades.

Iguatu
Em Iguatu, a Semana da Criança vai de 7 a 12 de outubro. Entre as atrações está o espetáculo “A Brincadeira Continua”, do coletivo goiano Cia Tem Sim Sinhô que encena para estudantes de escolas públicas e privadas da região. Roda de conversa sobre a importância da leitura e contação de histórias também fazem parte da programação.

A programação completa está disponível no site do Sesc