Radar do Comércio

Como desenvolver suas habilidades para chegar mais longe no mercado de trabalho?

jovens sentados à mesa

Aberto ao público, o evento acontece em três etapas com vagas limitadas nas unidades do Senac em Fortaleza (Foto: Divulgação)

Desenvolver habilidades e competências faz parte do crescimento de quem está antenado às transformações do mercado. Palestras gratuitas prometem abordar temáticas voltadas para atender às necessidades de estudantes e profissionais

Desenvolver habilidades e competências faz parte do crescimento pessoal e profissional de quem está antenado às transformações do mercado. Pensando na busca por qualificação e aperfeiçoamento, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), por meio do Senac EaD, promove o Circuito de Palestras nos dias 16 de outubro, 27 de novembro e 04 de dezembro, com temáticas voltadas para atender às necessidades de estudantes e profissionais.

Com vagas limitadas, as palestras são gratuitas e abertas ao público em geral. Os interessados podem realizar a inscrição com o preenchimento de formulário eletrônico e, como forma de estímulo à solidariedade, o evento incentiva a doação de alimentos, convidando cada participante a levar dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Programa Mesa Brasil Sesc.

A primeira formação acontece no Senac Centro, às 19h no dia 16 de outubro, com o palestrante convidado, Antônio Pereira, que irá abordar o tema “Relacionamento interpessoal: do pessoal ao profissional”, destacando que manter bons relacionamentos é imprescindível para o sucesso na carreira de qualquer profissional, já que são eles que geram um networking de qualidade e contribuem para um clima positivo na equipe.

Em seguida, os especialistas na área de gestão e tecnologia educacional, Jean Ricardo e Rhyvera Fontenele, orientam os participantes sobre “Gamificação na empresa: um impulso para a produtividade”, no dia 27 de novembro no Senac Reference, e “Soft Skills: habilidades necessárias para o trabalho”, no dia 4 de novembro no Senac RioMar, respectivamente.

De acordo com Rhyvera Fontenele, coordenadora do Senac/CE na área de Educação à Distância (EaD), os três assuntos abordados no Circuito de Palestras estão interligados, pois levantam reflexões acerca de assuntos que perpassam diversas áreas. “Vamos abordar como nos portar diante de relacionamentos, isto para EaD é fundamental, pois estamos distantes fisicamente das pessoas com quem estudamos. Já na segunda, que é a Gameficação, trata-se de uma temática muito abordada dentro das empresas para atingir de metas e engajar as equipes. E na terceira abordaremos o que há de mais novo, que são as chamadas “Soft Skills”, habilidades comportamentais que todos nós devemos ter, e se não temos, podemos desenvolvê-las. Para o ensino EaD ou para o mercado, se não desenvolvemos certas competências, torna-se mais desafiadora a aprendizagem ou a empregabilidade”, explica.

Ensino à distância
Pela internet, o Senac oferece cursos livres, técnicos, graduações, pós-graduações, extensão universitária, cursos de idiomas e programas de aprendizagem profissional para atender à necessidade dos trabalhadores do comércio, empreendedores e todas as pessoas que precisam de flexibilidade de horário para o aprimoramento profissional.

No Ceará, existem cinco polos EaD, localizados nas cidades de Fortaleza, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Sobral, onde as equipes de instrutores auxiliam os alunos a desenvolver disciplina, autogestão, e comprometimento para o bom aproveitamento da formação a distância. Existem mais de 50 cursos em áreas como: segurança do trabalho; marketing; recursos humanos; gestão pública; varejo e diversas outras, confira a lista de cursos com inscrições abertas.

Confira a programação completa no site do Senac

Recomendado para você