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Salões de beleza ganham nova roupagem e ampliam serviços aos clientes

mulher tendo as costas massageadas

Serviços tradicionalmente encontrados em espaços como cabeleireiro e manicure ficam lado a lado de outros como massagens relaxantes, petiscos e bebidas (Foto: Divulgação)

Com novos serviços, os salões deixaram de ser somente um espaço para cuidar da beleza e passaram a se configurar como lugares para relaxar e descontrair

Se antes a ideia de ir ao salão de beleza era apenas se preparar para ocasiões especiais, o conceito mudou muito nos últimos anos. A ida ao salão se tornou rotina mensal, quinzenal e até semanal para muitas pessoas, homens e mulheres. Isso tem duas explicações: além da preocupação com a aparência ter crescido muito, os salões deixaram de ser ambientes apenas para cuidar da aparência e passaram a ser espaços para cuidar das pessoas, especialmente da forma como elas se sentem e se enxergam.

De acordo com Antonio Vianney Campos, empresário do ramo da beleza, os salões têm se tornado, cada vez mais, uma aposta para deixar de lado a correria do cotidiano e investir em um momento para si. “A motivação é fugir da agitação do dia a dia, se desligar, receber o toque carinhoso de uma profissional de beleza – cabeleireira, ou manicure – e, ao final, sair com a agradável sensação resultante da elevação na autoestima pessoal, sorrindo de satisfação com a própria imagem.”

De olho nessa necessidade da clientela, os estabelecimentos da área também vêm transformando seus serviços. Agora, os serviços tradicionalmente encontrados nesses espaços, como cabeleireiro e manicure, ficam lado a lado com outros que vão desde massagens relaxantes até petiscos e bebidas. Em Fortaleza, não é raro encontrar salões que apostam em comidinhas diferentes para receber os clientes e serviços diferenciados como terapias dom pedras e banhos especiais.

E as mulheres adultas não são os únicos alvos desses empreendimentos. É cada vez mais comum encontrar barbearias modernas que unem os cuidados com a beleza masculina a itens como jogos, tatuagens e até cervejas artesanais. Outros públicos são ainda mais improváveis, como crianças. Alguns salões já oferecem o serviço de spa infantil, com opção inclusive para realizar festas de aniversário.

Vianney lembra que todas essas novidades chegam para ampliar o papel desses estabelecimentos de colaborar com o bem-estar de seus clientes. Para ele, o negócio de beleza hoje está relacionado a “lidar com sonhos, sentimentos e emoções das pessoas, seja daquelas que nos procuram, seja daquelas que são tocadas pelo resultado da arte de nossos profissionais. E nisso, um ponto básico: ninguém entra num salão de beleza para sair – em termos de autoestima – pior do que quando entrou”, completa.

Novas Técnicas
Além dos ambientes, as mudanças no mundo da beleza também acontecem através do que se torna tendência no segmento, e a forma mais segura de atender aos novos desejos da clientela é buscar qualificação, não apenas básica, mas também para se atualizar. Visando essa necessidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) oferece cursos na área da beleza em diversas cidades.

Para o mês de novembro, estão previstas turmas de Design de Sobrancelhas, Embelezamento de Cílios, Corte de Cabelo e Mechas Masculinas, Corte de Cabelo Feminino Avançado, Cabeleireiro, Escovista, Manicure e Pedicure, Maquiagem Avançada, Design de Mechas, Maquiagem para Festas e Barbeiro. Os cursos acontecem em cidades como Fortaleza, Maranguape, Juazeiro, Quixadá e Sobral.

Para mais informações sobre os cursos, acesse o site do Senac

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