brincates de reizado na mostra sesc cariri

A Mostra levará mais de 300 atividades gratuitas dezenas de cidades do Cariri (Foto: Jr Panela)

Gal Costa, Nando Reis, Siba e Ignácio de Loyola Brandão são alguns dos nomes que passarão pelo encontro, que começa nesta sexta, 8

Vai começar! De 8 a 12 de novembro, o Cariri recebe mais uma edição da Mostra Sesc de Culturas, que levará ao público mais de 300 atividades gratuitas em mais de 23 cidades da região, protagonizadas por mestres da cultura, brincantes, artistas locais e de mais 15 estados do Brasil. Mais do que nunca, o encontro deste ano está baseado na conexão entre tradição e contemporaneidade, por meio da vivência de manifestações em diferentes linguagens, como artes cênicas, artes visuais, música, literatura e audiovisual.

A programação tem início pela manhã, com contação de histórias, workshops e performances acontecendo simultaneamente em diferentes localidades. E como já é tradição da Mostra, a partir das 16 horas, serão realizados cortejos de tradição pelas ruas de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, como forma de mostrar a riqueza e a beleza da nossa cultura. Já o show de abertura não poderia ser mais especial. A partir das 20 horas, Gal Costa sobe ao palco do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, no Crato, com o show “A Pele do Futuro”, nome do 40º álbum da artista baiana, lançado em 2018.

Gal Costa vai levar para o Cariri músicas feitas em parceria com Gilberto Gil, Djavan, Adriana Calcanhotto, Jorge Mautner, Marilia Mendonça, entre outros nomes das mais variadas gerações. Além disso, sucessos como “Sua Estupidez” (Roberto e Erasmo Carlos), “Oração de Mãe Menininha” (Dorival Caymmi) e “Festa do Interior” (Moraes Moreira e Abel Silva) estarão inclusas na apresentação. “Vamos misturar músicas do álbum com alguns sucessos da minha carreira, trazidos para a sonoridade do disco, com novos arranjos. Tem sido muito bonito ver a emoção da plateia”, explica Gal.

A programação da Mostra é marcada, mais uma vez, pela pluralidade. Vão passar pelo Cariri, por exemplo, nomes como Curumin, Siba, Yannick Delass, da República Democrática do Congo e Cidadão São-tomense, Totonho e os Cabra, Joquinha Gonzaga, Adelson Viana, Dom Rasta, Anná, Coutto Orchestra, dentre outros. Nas artes visuais, um dos destaques é a exposição Reisado Tradição em Telas, do artista Arnaldo Moura, que poderá ser vista a partir do dia 9 de novembro na Galeria de Artes Luiz Gastão Bittencourt, em Nova Olinda. A mostra traz quadros e objetos cênicos que expressam os sentimentos e as sensações das experiências do artista como integrante durante quinze anos no grupo Garajal, que tem como linha de pesquisa o reisado de congo.

A Mostra também vai receber a Companhia Teatral Turma do Biribinha (AL). No espetáculo APalhassadamuzikada – Uma Sinfonia Engraçada, que integra a programação do Circuito Patativa do Assaré, números musicais convencionais e inusitados preenchidos por esquetes e gags do palhaço tradicional. Já a Cia da Tribo (SP) apresenta no dia 10 de novembro, às 17 horas, em Juazeiro do Norte, a peça Água Doce. No palco, o grupo conta a história do mito da Iara e de outros seres folclóricos presentes nas comunidades ribeirinhas. No Crato, também dia 10 de novembro, às 17 horas, o Povo da Rua – Teatro de Grupo, apresenta Os Dez Mandamentos da Capital, que retrata a saga de um bando insatisfeito com o modelo de cidade que aprisiona, angustia e coisifica sentimentos e afetos.

Literatura
Mostra Sesc de Culturas Cariri também realizará eventos com foco em Literatura. No dia 11 de novembro, às 19 horas, acontece o sarau Solidão no Fundo da Agulha, com o escritor Ignácio de Loyola Brandão, que, recentemente, tomou posse da cadeira de número 11 na Academia Brasileira de Letras e sua filha, a cantora e atriz Rita Gullo. A apresentação nasceu a partir de um livro que unia textos do escritor, contando algumas de suas memórias, e um DVD com as canções na voz de Rita.

A atração que encerra a Mostra Cariri em 2019 é o mais recente show do cantor Nando Reis, intitulado “Esse Amor Sem Preconceito”. No dia 12 de novembro, às 20h, no Largo da Matriz de Juazeiro do Norte, o cantor e compositor paulistano apresenta a turnê que estreou em junho com o repertório em que mescla sua obra autoral e os clássicos de Roberto Carlos, incluídos no novo álbum “Não Sou Nenhum Roberto, Mas às Vezes Chego Perto”.

Serviço
Mostra Sesc de Culturas Cariri
Quando: de 8 a 12 de novembro de 2019
Onde: Região do Cariri
Confira a programação completa no site da Mostra e no aplicativo de celular “Mostra Sesc de Culturas”, disponível para Android e iOS

Acesso: Para os shows de abertura e encerramento, além dos espetáculos e apresentações em lugares fechados é necessária a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis a serem trocados nas Unidades Sesc, em Juazeiro do Norte ou Crato, conforme limite de capacidade dos espaços.