Mulher sentada em praça lê um livro

No momento de escolher um livro, é importante encontrar aquele que esteja em um nível adequado para compreensão do estudante. (Foto: Pexels / Pixabay) 

Ler em outro idioma pode ser um desafio, mas é uma ótima forma de aprender, se divertir e conhecer outras culturas

Um novo idioma parece um universo desconhecido, com tantas palavras e expressões com as quais não estamos acostumados. No entanto, se aventurar por esses novos conhecimentos pode ser bastante prazeroso se escolhemos as ferramentas certas. Um desses recursos é a leitura, que pode trazer para o processo de aprendizagem os temas favoritos do aluno. E para compreender melhor o uso da língua, a dica é procurar textos escritos por e para nativos.

Essas leituras podem ser desde notícias online até livros inteiros, desde que sejam em um nível de dificuldade compatível com seus conhecimentos. Ou seja, não tem problema se algumas palavras ou frases exigirem um pouco mais de esforço para serem compreendidas, mas é importante que o leitor consiga entender a maior parte do texto sozinho. Do contrário, corre o risco de a leitura se tornar confusa e desestimulante. Por isso, separamos algumas dicas de livros para ajudar a quem está aprendendo inglês:

1 – Adulthood Is a Myth, de Sarah Andersen

Uma forma fácil de começar a ler em inglês é apostar em gibis e histórias em quadrinhos. Este livro é uma reunião de tirinhas da autora que explora com humor e carisma temas como autoestima, timidez, relacionamentos e problemas cotidianos no contexto da vida de uma jovem adulta.

2 – The Adventures of Tom Sawyer, de Mark Twain

Livros voltados para o público infanto-juvenil também são ótimas formas de começar a ler em outras línguas, pois geralmente têm linguagem simples. Esse é um dos maiores clássicos da literatura estadunidense e conta a história de um garotinho órfão e seu amigo Huckleberry Finn (que também tem seu próprio livro, As Aventuras de Huckleberry Finn). Embora seja uma história para crianças, a obra encanta pessoas de todas as idades, além de ter sido escrita por um dos autores mais importantes dos Estados Unidos.

3 – Harry Potter and the Philosopher’s Stone, de J. K. Rowling

Outro livro infanto-juvenil que conquistou adultos pelo mundo inteiro, o primeiro volume das aventuras do bruxinho mais amado da atualidade também é uma boa pedida para estudantes do idioma. Além de não possuir uma escrita difícil, a obra é especialmente indicada para quem já conhece a história, pois comparar os textos em inglês e em português é uma ótima maneira de aprender o uso da língua estrangeira.

4 – The Fault in Our Stars, de John Green

“A Culpa É das Estrelas”, como ficou conhecido em português, é outro sucesso de público. A história do romance de dois adolescentes com câncer emocionou pessoas em diversos países e ganhou versão para o cinema. Conhecido por uma escrita fácil e envolvente, o autor também faz sucesso com outros títulos como Looking for Alaska (Quem É Você, Alasca?) e Paper Towns (Cidades de Papel).

5 – Livros adaptados

Além dos livros com textos originais, existem muitas obras adaptadas para estudantes, classificadas por níveis que vão desde os iniciantes com vocabulários de até 300 palavras, aos mais avançados, com mais de 1700 palavras-chave. A vantagem desse tipo de leitura é, além da facilidade em escolher o mais indicado para sua etapa de conhecimento, poder conhecer obras de diversos autores em textos acessíveis.

E para quem realmente quer dominar o idioma, a dica final é apostar em um bom curso. Com a ajuda de professores especializados e materiais organizados de acordo com o nível de conhecimento do aluno, é mais fácil desenvolver as habilidades necessárias para ser fluente em um novo idioma. Para conhecer os cursos de idioma do Senac, acesse o site da instituição.