massa ao molho verde. Uma opção para a ceia de natal

Massa ao molho verde é uma ótima opção vegana para quem quer caprichar na ceia de Natal (Foto: Divulgação)

Especialistas dão dicas de como substituir alimentos e criar pratos natalinos sem restrições. Há, inclusive, opções deliciosas para vegetarianos e veganos. Confira o passo a passo a seguir

Natal é sinônimo de comer bem! É também o momento em que muitos esperam para reunir os amigos e familiares ao redor de uma mesa farta, com todas aquelas delícias preparadas com tanto capricho. Algumas pessoas, no entanto, não podem consumir determinados tipos de pratos, seja por algum tipo de intolerância ou porque optaram por um determinado tipo de dieta. A boa notícia é que a ceia de Natal está, mais do que nunca, democrática, com opções para agradar todos os convidados.

Lidiane Fernandes, nutricionista do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE), explica que, normalmente, as restrições alimentares mais comuns estão ligadas aos quadros de intolerância à lactose, alergia ou sensibilidade ao glúten e proteínas do leite. Dessa forma, é possível preparar opções de pratos que substituam ingredientes como farinha de trigo, leite ou derivados. “Esses são alimentos que contêm compostos alérgenos ou não são digeridos pelo nosso organismo, causando o aparecimento dos sintomas como inchaço, dores abdominais, dermatites e urticária etc”, diz.

Para quem possui intolerância ao glúten, é possível eliminar o consumo de produtos com farinha de trigo, centeio ou cevada. Os anfitriões devem redobrar os cuidados nesse sentido, pois alguns alimentos processados podem conter resquícios de glúten, o que potencializa as reações ao composto, mesmo não aparentando ter, a sugestão é sempre avaliar os rótulos. “Biomassa de banana, amido de milho e fécula de batata e de mandioca são opções interessantes na substituição da farinha de trigo”, afirma a especialista.

Para quem sofre de intolerância à lactose, é preciso eliminar o consumo de alimentos que contenham leite e derivados. Atualmente, o mercado de laticínios livres de lactose ou produtos que possuem a enzima lactase, que quebra esse açúcar, é vasto, o que amplia a preparação de diversos pratos. “Doces à base de leite de amêndoas, leite de coco ou outras bebidas vegetais também se tornam aliados no preparo das refeições para o público com restrição”, pontua Lidiane.

Opções vegetarianas e veganas

É possível fazer ceia para veganos e vegetarianos? Para Lila Mendes, instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), a resposta é sim! “Podemos e devemos produzir pratos saborosos e visualmente interessantes sem precisar de insumos de origem animal. Temos uma diversidade enorme de insumos vegetais que podem surpreender”, reforça.

É possível surpreender não apenas os que são adeptos deste tipo de alimentação, mas também aqueles que comem carne, mas não abrem mão de um prato saboroso. Para quem gosta de frutos do mar, o bobó de palmito e a muqueca de carne de caju são uma excelente opção, pois tais preparações geram uma identificação com o prato que é rico em aromas, sabores e texturas. Para quem prefere os guisados, opte pelo grão de bico ou a lentilha com legumes. Um risoto de cogumelos pode ser acompanhado por um queijo vegano empanado, com uma salada de folhas verdes, manga e molho picante como entrada.

“O que deve ficar bem claro é que as opções veganas/vegetarianas são inúmeras, independentemente da época do ano, pra quem optar por esse tipo de dieta. Tornar-se vegetariano ou vegano, ou simplesmente ser um bom apreciador das receitas, abre um leque de possibilidades que tornarão nossa alimentação ainda mais rica, em todos os sentidos”, explica a instrutora.

E para quem quer fazer bonito na ceia de Natal, a instrutora ensina a fazer uma receita vegetariana que promete agradar a todos os paladares:

Massa ao molho verde

Ingredientes
500 g de talharim ou penne cozido ao dente
2 dentes de alho
200 ml de azeite
50 g de castanha
1 maço de manjericão (apenas as folhas)
50 ml de água do cozimento do macarrão
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Bata no liquidificador o azeite, o alho e as castanhas. Quando a mistura ficar homogênea, adicione as folhas de manjericão e bata um pouco, adicionando a água do cozimento do macarrão e, por último, acertando o sal e a pimenta. Adicione o molho sobre o macarrão ainda quente e sirva em seguida.