Ex-aluna de modelismo do Senac

Ex-aluna de modelismo do Senac e integrante do Cariri Visceral aposta na moda autoral (Foto: Jr Panela)

O curso de Modelista é complemento do curso de costureiro e faz parte itinerário informativo do Senac, tendo 210 horas/aula

Em maio de 2019, um dos maiores eventos de moda do País, o DFB Festival, exibiu em desfile as peças criadas por dezesseis alunos dos cursos de Costureiro, Modelista e Figurinista do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE). Moradores do Cariri, os jovens investigaram a história e as tradições da sua região para criar a coleção cápsula Cariri Visceral, projeto que segue vivo na criação de moda autoral e, seis meses depois, rendeu o convite para criar, em parceria com a marca Amapô, a coleção SerTão Cariri, recebida na São Paulo Fashion Week.

Essas experiências motivaram alguns alunos do curso de Modelista do Senac a iniciar suas próprias marcas de roupas e acessórios. A Borboleta Studio, criação da ex-aluna do Senac Nayara Galdino, saiu da gaveta e virou realidade. Com foco em acessórios, a marca vendida via Instagram começou a ser criada durante o curso do Modelagem, quando ela participava do coletivo Cariri Visceral. O contato com um dos artesãos mais conhecidos da região, Mestre Espedito Seleiro, cujas peças em couro também tiveram projeção internacional, encorajou Nayara apostar no próprio talento.

“Saí do emprego para ter meu negócio, mas ainda estava perdida, pois sabia fazer algumas coisas, e não definia o que fazer. Daí quando fui para o bate papo com o seu Espedito, defini que deveria arriscar no que eu mais gostava e viver de paixão mesmo. No caso, os acessórios”, afirmou.

Nayara também analisa como positiva a experiência em concluir o curso de Modelista agregando sua participação na criação da marca Cariri Visceral. “Vejo toda a experiência como base para a profissional que eu sou hoje. Foi uma oportunidade mostrar nosso talento. Hoje eu arrisco com segurança na minha própria marca, a Borboleta Studio”, disse.

A instrutora de moda do Senac no Cariri, Ariane Morais, foi uma das mentoras do Cariri Visceral e afirma há planos para o futuro do grupo. “Estamos tentando firmar o projeto Cariri Visceral ainda para este semestre, com uma nova coleção para o Dragão Fashion, além da Mostra Sesc de Culturas que acontecem em maio deste ano.”

Aprenda modelagem no Senac

O curso de Modelista é complemento do curso de costureiro e faz parte itinerário informativo do Senac, tendo 210 horas/aula. “A modelagem é muito importante dentro desse processo. Não adianta só costurar, é preciso ter o domínio da modelagem, que é onde o aluno vai criar a partir do zero os moldes masculinos e femininos de tecidos planos. É bom também para quem quer abrir seu próprio negócio e deseja se aprimorar com mais técnicas”, explica Ariane. Os requisitos mínimos são: ter a partir de 16 anos e Ensino Fundamental completo. O curso, que acontece no Senac Crato, está com inscrições abertas para nova turma que inicia no dia 22 de janeiro.

Cristiane Romão concluiu os cursos de Costura e Desenhista de Moda e faz parte do coletivo Cariri Visceral. Dar continuidade a sua formação, aprendendo a confeccionar moldes de roupas femininas e masculinas no curso de Modelista já está nos planos dela. “As expectativas para começar o curso são as melhores. Pretendo aprimorar a costura, o olhar mais clínico para a modelagem”, analisa Cristiane.

Serviço
Curso de Modelista
Onde: Senac Crato – Praça da Sé, 596, Centro
Inscrições: pelo site do Senac
Previsão de início: 22 de janeiro de 2020
Mais informações: (88) 3586 8750