Mulher negra olha para a esquerda. Ela está segurando uma caneta e escrevendo em um papel. Ela veste uma jaqueta jeans e uma bandana vermelha na cabeça.

Saiba quais as competências mais procuradas no mercado de trabalho. (Foto: Shutterstock)

Especialistas discutem a importância da capacitação e estudo para criar uma trajetória empreendedora de sucesso

Estudantes em início de carreira, profissionais experientes, pessoas que buscam recolocação ou mudança de área, todos enfrentam as mesmas dificuldades: entender as transformações no mercado de trabalho e antecipar-se a elas, porque crescer na carreira exige muito estudo e dedicação, mas, antes de tudo, planejamento.

No podcast Mundo Fecomércio, o Gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional, Sidarta Cabral, ao lado do Diretor Acadêmico do Instituto de Capacitação Business School Brasil, José Bezerra da Silva Filho, usaram suas expertises para orientar o processo de gestão de carreira.

Crescimento profissional é um projeto desafiador e o ponto de partida é saber as próprias competências. “Quais habilidades você já tem, e quais você precisa desenvolver?”, questionou Sidarta. Feito o diagnóstico, é hora de olhar para frente para saber onde quer chegar em curto e médio prazo.

Para ir na direção das suas metas profissionais, é bom estar perto de quem já conhece o trajeto. Os cursos de qualificação são um ambiente ideal para isso, apontando a importância do networking: “Quando você está fazendo um curso, você está no meio de outras pessoas que estão colocadas no mercado”, aconselhou José Bezerra, doutor em Engenharia.

Os cursos da unidade avançada Senac Reference são elaborados para atender as competências procuradas nos postos de trabalho atualmente. “Você precisa estar atento ao que o mercado está solicitando. ‘Quem é esse funcionário que o mercado quer?’ Tem que estar antenado! Nós trabalhamos com ferramentas para o aluno criar um itinerário formativo e saber qual caminho ir e onde quer chegar”, explica o gerente do Senac.

Os profissionais mais procurados pelas empresas no Banco de Oportunidades do Senac são para área de atendimento no Comércio. Para estes candidatos, as qualificações mais indicadas são: Gestão Estratégica em Vendas e Marketing Pessoal para Vendedores.

Mais que domínio de técnicas, é preciso conhecimento sobre cultura relacionada à profissão e inteligência emocional para o trabalho. “As empresas preferem um profissional com habilidade interpessoal. Ninguém quer trabalhar com uma pessoa que não quer colaborar, essas habilidades são fundamentais no mercado atual”, aconselha José Bezerra. Gestão de Conflitos é um dos cursos rápidos recomendados pelo Senac.

Ter uma atitude empreendedora dentro da empresa é uma habilidade que destaca, segundo Sidarta. “Em vez de ficar reclamando, já chegar com uma solução é empreendedorismo, é uma atitude que o mercado espera dele”, afirma o gerente. Se o que você quer é lançar um novo negócio no mercado, o curso de Empreendedorismo e Inovação vai te ajudar a elaborar um plano de negócios para começar.

Conheça o portfólio de cursos do Senac que vão te ajudar a alavancar sua carreira.