podólogo tratando um pé

Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos em três cidades (Foto: Lucas Navarro/Pixabay)

Podologistas podem identificar doenças vasculares, diabetes e neuropatias por estes membros

Você sabe como anda a saúde dos seus pés? A pergunta é relevante, afinal de contas são eles que sustentam o peso do seu corpo, são à base de apoio e equilíbrio do corpo humano. Além disso, seus pés podem dizer muita coisa sobre sua saúde de um modo geral. Doenças vasculares, diabetes e neuropatias por exemplo, têm forte manifestação nos pés. Procurar um podólogo é a maneira mais correta de garantir pés saudáveis e bem cuidados.

A podologia é uma área da saúde responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças do pé, explica a podologista e instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), Gláucia Alves. “Muitas pessoas acham que somos manicures melhoradas, mas não é nada disso, usamos técnicas diferentes e nossa profissão é voltada para a saúde”, reforça.

Segundo Gláucia, muitas pessoas procuram o podólogo quando já é para resolver um problema que está incomodando, porém, mais do que isso, o trabalho desses profissionais na prevenção de doenças é de extrema importância. “Várias doenças, como as vasculares, percebemos por meio dos pés, seja pela alteração na cor ou temperatura, por exemplo”, explicou.

Os pés sofrem alteração com a idade. São eles quem recebem a carga do corpo e a pressão causada pelos calçados e por isso precisam de atenção, destaca Gláucia. “O podólogo vai ajudar você a se manter mais ativo e independente ao passar dos anos, diminuindo as deformidades causadas com o avançar da idade. Mas é preciso explicar para as pessoas que Podologia é saúde e não estética, embora uma ande junto da outra, pois um pé bem tratado é um pé bonito”, pontua.

Mercado

Gláucia explica que a podologia é uma profissão promissora. O profissional que se dedica a área pode trabalhar em clínicas podológicas, associações desportivas, hospitais, unidades básicas de saúde, a domicílio e até mesmo abrir o seu negócio. “Os profissionais de saúde já se atentaram para a importância da podologia e essa profissão só tende a crescer”, garante.

Para aprender

O Senac está com matrículas abertas para o curso Técnico em Podologia em Fortaleza, no Senac Centro, Iguatu e Juazeiro do Norte. O curso tem duração de 1200 horas e as aulas começam em março. Saiba mais no site do Senac.