pessoa meditando

Sesc oferece aulas das duas modalidades em cinco cidades (Foto: Irina L/Pixabay)

Essas práticas milenares são eficazes contra ansiedade e também ativam a força muscular

Quem disse que exercício físico faz bem só para a saúde do corpo? Atividades físicas regulares trazem vários benefícios para a saúde mental, refletindo diretamente na autoestima e na qualidade de vida. Mas se você não gosta de atividades de grande impacto, há outras modalidades mais calmas e em um ritmo mais lento que cumprem muito bem o papel de contribuir para corpo e mente, dentre elas estão o Tai Chi Chuan e o Yoga.

Tai Chi Chuan – Equilíbrio interno

O Tai Chi Chuan é “uma prática extremamente popular e inclusiva”, define o professor de Tai Chi Chuan do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE), Ado Giulliano. Podendo ser praticado por qualquer pessoa, a modalidade, segundo ele, proporciona inúmeros benefícios, a ponto de ser destacada pela Harvard Medical School como uma prática ideal para os idosos.

Força muscular, flexibilidade, equilíbrio, condicionamento aeróbico são alguns dos ganhos de quem pratica essa modalidade. Sobre os benefícios mentais, Ado Giulliano explica que como os movimentos são executados de forma lenta, e com autoconsciência corporal, isso induz naturalmente ao estado de relaxamento e calma, que é típico do Tai Chi Chuan.

“Assim, com o tempo, o praticante se tornar uma pessoa mais tranquila e centrada. O que pode trazer benefícios para quem sofre de insônia, quem tem dificuldades de controlar as emoções, quem sofre com tensão pré-menstrual (TPM), quem tem dificuldades de concentração, entre outras”, pontua.

E ainda tem mais um detalhe: o professor destaca que a prática do Tai Chi Chuan pode atuar como coadjuvante na prevenção e até no tratamento de certas condições, tais como casos suaves de hipertensão, stress, ansiedade, síndrome de pânico, insônia, dentre outros. Isso acontece porque a meditação é uma das práticas de base dessa modalidade.

“O Tai Chi Chuan visa a importância do equilíbrio interno, equilíbrio com a natureza e com os outros, resgatando dessa forma um pouco das ideias do Confucionismo. Assim, a prática do Tai Chi Chuan propicia um estado de bem-estar e equilíbrio consigo mesmo, com a natureza e com outro, o que gera um verdadeiro estado de saúde”, explica.

Yoga – Consciência corpórea

“Já parou hoje, por cinco minutos, para você? Apenas para observar sua respiração, ou a natureza, ou simplesmente apreciar o céu? É algo super simples, porém super raro de ser feito na sociedade contemporânea. Os ensinamentos do Yoga nos fazem olhar um pouco mais para nós, para o nosso verdadeiro eu, nos mostrando o caminho de volta, o caminho da verdade”, explica o professor de Yoga do Sesc, Leonardo Melo.

Postura correta, alongamento, respiração e meditação são algumas bases da prática do Yoga, que busca unificar corpo, mente e espírito. Nessa modalidade o propósito não é treinar, mas aquietar a mente para despertar a consciência do corpo como uma unidade. As posturas do Yoga agem diretamente no sistema nervoso central, trazendo calma e relaxamento, sendo considerado um método alternativo contra a depressão e os distúrbios de ansiedade.

Também pode ser praticado por qualquer pessoa. “Já tive alunos de dois anos de idade e também de 80 anos. Todos participam da prática física respeitando suas limitações e possibilidades, praticando o ahimsa, ou a não violência, um dos ensinamentos do Yoga”, esclarece o professor de Yoga do Sesc, Leonardo Melo.

O professor explica que atualmente existem vários tipos de práticas de Yoga. Dentre elas, a Hatha Yoga, associada à prática de posturas e exercícios de respiração; a Raja Yoga, relacionada à meditação e práticas de controle mental; a Bhakti Yoga, voltada à devoção, aos rituais, ao canto e à oração; o Kundalini Yoga, associada à desobstrução do fluxo energético no corpo, dentre inúmeros outras.

No Sesc, Leonardo explica que as aulas são voltadas para o Hatha Yoga. “Abordando de uma maneira prática os pranayamas, que são as respirações; os asanas, que são as posturas; o relaxamento e a meditação. Gosto bastante de utilizar também atividades lúdicas que envolvam música”, destaca.

Onde praticar?

Sesc

● Unidade Fortaleza
Rua Clarindo de Queiroz, nº 1740 – Centro – Fortaleza-CE
Informações: 3275.5250

● Unidade Crato
Rua André Cartaxo, nº 443 – Crato-CE
Informações: (88) 3523.4444

● Unidade Iguatu
Rua Treze de Maio, nº 1130 – Iguatu-CE
Informações: (88) 3581.1130

● Unidade Juazeiro do Norte
Rua Matriz, nº 227 – Juazeiro do Norte-CE
Informações: (88) 3512.3355

● Unidade Sobral
Praça Dep. Fco. Monte, nº 902 – Sobral-CE
Informações: (88) 3611.0954