Repórter Entre Linhas

Após morte de Chester Bennington, Evanescence publica carta de conscientização e prevenção ao suicídio

Centro de Valorização da Vida: 141

O mundo da música perdeu um dos ícones do rock nos anos 2000. Chester Bennington, vocalista do Linkin Park, foi encontrado morto em sua residência, em Los Angeles, na última quinta-feira, 20. Bennington morreu dois meses após a morte de outro grande nome do rock mundial, Chris Cornell, das bandas Soundgarden e Audioslave. A causa da morte, confirmada pelos médicos legistas, foi a mesma para os dois: suicídio.

O assunto ainda é paradigma em algumas esferas da sociedade, tratado muitas vezes, por falta de informação, como “covardia”. Mas os casos que levam à tragédia estão ligados, muita vezes, a depressão, segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil. Conforme o Mapa da Violência 2017, do Ministério da Saúde, a taxa de suicídio entre jovens cresceu 10% desde 2002. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que, a cada 40 segundos, uma pessoa morre em decorrência de suicídio no mundo.

Ligue para o Centro de Valorização da Vida pelo telefone 141.

+ LEIA TAMBÉM: Chester Bennington morreu no dia em que Chris Cornell completaria 53 anos.

O Evanescence, grupo de rock contemporâneo ao Linkin Park, publicou uma carta aberta de conscientização e prevenção ao suicídio na página oficial do Facebook. A carta começa afirmando que é preciso “nos erguer contra a depressão”. A carta, provavelmente escrita pela líder do grupo Amy Lee, se resume à importância de procurar ajuda nos momentos mais difíceis da vida e ter ciência de que tudo é passageiro.

Leia a carta completa:

“-vida versus morte-

PARE. Por favor. Ouça.

Sucesso chegou para o Linkin Park com o álbum Hybrid Theory, lançado em 2000

Temos que nos erguer contra essa depressão juntos. Estamos literalmente nos matando. A esperança está viva. Está em todos nós. Nós apenas temos que confiar nisso.Pare de odiar-se. Abra seu coração quebrado às pessoas ao seu redor.

Vale a pena lutar por você. Fale com alguém se você se sentir sozinho ou louco ou triste. As 3 da manhã. Bem. Sua vida vale um bilhão de vezes mais do que alguém incomodado.

Você é mais do que você FAZ. Você exatamente como você, agora mesmo, além do seu trabalho, suas criações, sua produtividade, as coisas que você faz, APENAS VOCÊ É o suficiente. Sua vida vale a pena ser vivida, não se engane. A vida humana é a coisa mais preciosa da Terra, e não existe dois de nós. Você é o ÚNICO, e você é lindo, único. Você não está sozinho – todos nós estamos machucados e, às vezes, sentimos que não sabemos como é que vamos passar por outro dia de tudo o que estamos passando. Mas eu vou te dizer isso por experiência própria, ESTA NOITE NÃO É PARA SEMPRE. Não jogue tudo fora quando você nem sabe o que virá amanhã. Este não é o fim da história. Amor é a resposta. Você não é egoísta ou vã ou uma puta por amar algo em você. Você não é estúpido por ver algo em si mesmo que deseja que outros vejam. Você é digno. Você é precioso. E se você desistir da sua vida você nunca conseguirá ver tudo o que você é capaz, tudo o que a vida deve mostrar. Você não tem ideia de como serão as coisas em 5 anos, e isso acontece em um PISCAR DE OLHOS. Aguente.

Não sinta inveja pelo amor e tristeza que são derramados por aqueles que perdemos. Eles se foram e todos nós estamos devastados. Você nem estaria aqui para nos ver de luto. Mesmo que você perceba ou não, as pessoas estão contando com você. A dor incrível que sua mãe, seu irmão, seus amigos sentiriam, se você acabasse com sua vida – o dano que você causaria em suas vidas, se você se fosse, eles nunca mais seriam os mesmos. Você não quer fazer isso com ninguém. Seja paciente, seja forte, ligue para alguém.

Todos nós temos que suportar coisas impossivelmente difíceis às vezes. Às vezes, essa fase horrível parece que vai continuar para sempre. Não vai. Tudo bem se você está cansado, desesperadamente triste, solitário e perdido. Isso é humano. Nós precisamos uns dos outros para superar isso. O amor que podemos sentir através da comunhão dessa fraqueza quase inconfessável, uma vez que você finalmente confessar será surpreendentemente belo e refrescantemente real. As pessoas precisam de pessoas. É hora de ajudar uns aos outros. Estamos todos aqui, nos apoiando contra a mesma tempestade. Você não está sozinho. Não desista. Você não está preso, você é livre se disser que você é. Basta levantar-se e correr. Grite se você precisar. Apenas espere. Por favor, pelo amor de Deus aguarde. Nós precisamos de você”.

Depois, o grupo publicou nos comentários: “Versão curta: por favor, permaneça”.

Centro de Valorização da Vida: 141

Recomendado para você