História das grandes composições, da ousadia e dos solos de saxofone

 

“Qual era o diferencial dele para atingir o estrelato? A resposta é:  Suas composições e sua ousadia.

Hey amigos do  Respirando Musica,

Vocês devem conhecer Bruce Springsteen. Aliás, vocês já escutaram ‘The Boss’ hoje?
Bruce é um dos mais influentes cantores que o Mundo viu. E, sem dúvidas, um dos mais premiados. Bruce Springsteen já venceu vinte Grammys, quatro American Music Awards e um Oscar.

Bruce Frederick Joseph Springsteen nasceu em 1949 e iniciou sua bem-sucedida carreira aos 20 anos, porém Bruce aos 16 já era guitarrista de uma banda chamada ‘The Castiles’. O jovem Bruce convenceu muitos donos de bares a tocar por sua confiança e seu sonho de ser famoso.
Springsteen ganhou o apelido no qual é mais conhecido, ‘The Boss’ quando tocava em uma banda chamada Earth. Bruce é chamado carinhosamente pela mídia e pelos fãs de ‘The Boss’, mas a verdade é que ele não gosta do apelido.
Entre 1969 e 1972, Springsteen tocou em quatro bandas diferentes quando finalmente assina com a Columbia Records através do mesmo intermediador que levou Bob Dylan ao estrelato. Então, Bruce trouxe seus amigos de New Jersey para integrar o grupo (este grupo que posteriormente irá se chamar E Street Band) que levaria Bruce ao lugar onde ele sempre sonhou. A fama. Depois de dois álbuns bem aceitos pela critica veio o sucesso comercial através de ‘Born to Run’. A gravação do álbum que consolidou Springsteen nas principais rádios pelo mundo não ocorreu de forma tranquila. O álbum foi finalizado após 14 meses, o sucesso atingido pelo álbum afastou todas as tristezas do grupo de Springsteen. Os críticos consideram que o álbum não teve hits, porém ‘Born to Run’ e ‘Thunder Road’ são inegavelmente dois dos maiores sucessos de Bruce. Este que nessa época foi marcado por fazer músicas para a classe operária. Bruce Springsteen, como outros artistas que citei em outros posts aqui no Respirando Música, também usou a música como o veiculo para expressar criticas a sociedade e a própria corrida armamentista. Em 1979, Bruce e vários outros artistas se juntaram para protestar contra o uso da energia nuclear.

As apresentações foram lançadas em documentário chamado este de ‘No Nukes’. Porém anos depois Bruce passou por períodos de instabilidade comercial, seus álbuns diferentes dos cinco primeiros não renderam tanto  nos anos de 1992 a 1995 justamente em um ano desses, 1994, Bruce venceu o Oscar com a música ‘Streets of Philadelphia’(minha música favorita dele) em um dos momentos menos proeminentes de sua carreira. Anos depois Bruce volta com boas recepções da crítica. Nesse ano, no dia 6 de março, ele lançou seu mais novo álbum Wrecking Ball aconselho a todos escutarem o álbum nesse feriado e talvez até escutar ‘Streets of Philadelphia’. Espero que todos tenham um bom feriadão, curtam bastante “on The River” ou nas “Ruas de Filadélfia”.

[…]Just as black and whispering as the rain

Carlos
@starkcharles

Tagged in: