Por  Lucas Ramos

Faith No More é uma das bandas que mais sou fã, que realmente pago um certo “pau” pra ela. Foi no experimentalismo do “Fênemê” que encontrei uma área de escape, uma rota diferente das outras bandas. Foi com essa banda que consegui mudar e me encontrar musicalmente. FNM é uma das poucas bandas que conseguem misturar com perfeição bossa nova, ska, death metal, funk, metal, country, soul,  heavy metal e consegue soar bem. É mais do que alternativo, é ROCK em seu mais perfeito estado, mas a banda não começou assim.

Vamos dizer que houve uma grande jornada pra se tornar o que é hoje e é isso que vou contar aqui …

Como falei, Faith No More  foi uma das bandas pioneiras na época em misturar gêneros (além de usar muito teclado). Embora que no começo da carreira fosse meio que impossível agradar os fãs de metal com tanto gênero junto, com tanto som distinto, entretanto eles conseguiram no decorrer dos anos conquistar respeito digno do público e da crítica. O disco “The Real Thing” foi um importante marco para a modernização do rock no final dos anos 90.

Faith No More - Rock in Rio 1991

Mike Patton - Rock in Rio 1991

A banda se formou em 1984, mas para mim, como fã a banda teve sua transformação, seu auge em 1988 com a entrada de quem iria se tornar no futuro um dos maiores Frontmans da atualidade: Mike Patton. Em 1988 ocorreu a grande mudança, que faria dar um grande salto. Chuck Mosely (vocal na época) foi expulso da banda e foi chamado para seu lugar o fransino e desconhecido Mike Patton. O estilo desleichado, diferente e agressivo de Patton, bem como o seu grande domínio nos shows ao vivo, viria marcar a imagem da banda.

Contam os grandes boatos que Patton já foi entrando com um grande peso em suas costas: Fazer as letras do disco The Real Thing em duas semanas e foi assim que foi feito. O álbum “Real Thing” de 1989 trouxe os grandes hits “Epic” e “From Out Of Nowhere” entre outras, que conseguiram conquistar uma legião enorme de fãs, shows lotados resultando mais tarde em um disco ao vivo em 1991, “Live At The Brixton Academy”. Nesse mesmo ano, FNM é convidado a tocar no Rock in Rio II.  A banda até então desconhecida no Brasil, fez um dos maiores shows da história do festival e a bandinha desconhecida se tornou uma febre em território brasileiro, conquistando milhares de fãs não somente no Brasil, mas no Chile, argentina e em outros países da América Latina.

Pra relembrar:
http://www.youtube.com/watch?v=o1mFYcgdpy4

 

Gostou?  Aguarde por mais história do Faith No More. 🙂

 

Lucas Ramos