Por Denor Sousa

Ceará Music 2002

Ceará Music 2002

Começo me perguntando quem nunca ouviu a frase “a cena Rock de Fortaleza está fraca” ou “Fortaleza, a terra do cover” em qualquer roda de amigos, discussões na internet ou até opiniões de músicos e veículos de comunicação.

Pois bem , vamos lá…

Temos ZILHÕES de bandas na nossa cidade de todos os estilos e um calendário de festivais, eventos, blogs, produtoras e bandas que fazem a coisa andar durante os 365 longos dias do ano, nem sempre com o sucesso desejado mas sempre com o amor que sempre caminhou junto daqueles que são amantes do Rock and Roll.

Venho dos tempos antigos da cidade, dos tempos de Canto das Tribos, Casarão Cultural, Domínio Público, Metrópole Shows, Hey Ho Rock Bar até os dias de hoje, todos os locais com a sua devida importância e devida saudade, naquele tempo também ouvia essa conversa de que “a cena está fraca”, blá blá blá e olha, fazer rock and roll sem o boom da internet, com certeza era bem mais complicado.

Hey Ho Bar - casa de show

Hey Ho Rock Bar

Fui daqueles que já teve várias bandas, frequentei todos os shows possíveis, venho da época em que sonhar com qualquer banda gringa na cidade era impossível, até a época que realizei o sonho de ver o Bad Religion, uma das bandas responsáveis pela minha formação musical, no Ponto CE e hoje vejo de uma forma extremamente normal qualquer banda de fora, eu disse qualquer banda de fora, em terras brasileiras sendo cogitadas para a nossa amada terrinha, não importa o tamanho.

Como produtor dos Selvagens à Procura de Lei tive a oportunidade de conhecer de perto e de fato o cenário do Rock and Roll em Fortaleza e agora Brasil afora. Querem saber? Não se iludam, amigos, a dificuldade é a mesma em todos os eixos.

Em Fortaleza, temos festivais excelentes, começamos o ano com a edição especial do  Rock Cordel preenchendo os dias de janeiro do com mais de 100 bandas tocando de graça, temos os amigos da Panela Rock e Empire Records preenchendo os finais de semana com shows locais, nacionais e internacionais durante todo o ano, sempre esperamos ansiosos o mês de julho que traz novamente o Rock Cordel ao CCBNB, e o épico Forcaos que dispensa apresentações. A  Feira da Música em agosto preenche o Dragão do Mar e adjacências há várias edições, temos o Manifesta em Setembro, fazendo uma virada cultural com artistas de todos os estilos, começamos a cogitar cedo o que vem para o Ceará Music em outubro, e começamos a pedir bem antes nas redes sociais as bandas para o Ponto CE, que se já se tornou um marco no cenário de festivais nacionais.

Entrada Rock Cordel – BNB

 


Paloma Oliveira – Rock Cordel

 

Banda Mobília -Ponto CE 2011

 

Sem falar no shows que rolam no CUCA, Centro Cultural Bom Jardim, Anfiteatro do Dragão do Mar, Anfiteatro da Volta da Jurema, Domingo no Parque Adahil Barreto, as noites de Biruta,Acervo, Mary Jane, Órbita com a fila dando voltas no quarteirão desde sempre, além do “novato” Hey Ho Festival que já começa gigante esse ano trazendo bandas que marcaram época na nossa cidade, sem esquecer de toda a galera nova que mete as caras organizando festas e festivais por Fortaleza, como a moçada da Autonomia Records e por aí vai…

É bom demais fazer parte disso tudo como público, leitor, fã, ouvinte, produtor de uma banda de rock e trabalhando nos maiores festivais da cidade.

Mais uma vez digo, não se enganem, sempre será difícil, sempre teremos aqueles que reclamam, sempre teremos aqueles que só querem ser banda e nunca público e ainda bem, sempre teremos os guerreiros da música, fãs fieis, blogueiros e produtores que nunca deixam a cena sequer chegar perto de morrer.

Um viva ao Rock and Roll do Ceará, um salve a todos os amigos da música, um abraço aos  “conformados” que apenas reclamam.

Não sou dono da verdade, sou apenas mais um com esperança  e apaixonado por Rock and Roll e extramente feliz por viver e trabalhar com isso.

 

 

Denor Sousa