Olá amigos do Respirando Música, como vão? Hoje o Classic Collection vai falar de uma das mais proeminentes bandas do cenário do ‘hard rock’, o Europe. Banda que eu particularmente amo por trazer boas lembranças da minha vida, de qualquer forma, até quem não conhece a banda não resiste a introdução de ‘The Final Countdown’.

O grupo não se chamava Europe em seu começo, a primeira formação surgiu no ano de 1979 em Upplands Väsby, Suécia, com o nome de Force.  Na primeira formação a banda contava com o grande e na época anônimo Joey Tempest, Joey já era tecladista na época. E a banda ainda contava com John na guitarrista, Peter Olsson como baixista e Tony Reno na bateria. A banda começou sem pretensões, o único desejo dos garotos era tocar música de seus ídolos, mas com o passar do tempo o gosto pela música chegou e os garotos decidiram investir na carreira. Então, a banda passou a enviar demos para todas as gravadoras de expressão da Suécia. No entanto, a maioria das respostas foi não. Apenas uma disse sim, mas a gravadora em questão ofereceu uma condição: Gravaria com eles, se esses passassem a cantar em sueco (o grupo cantava em inglês nos seus demos) e que deixassem de usar longos cabelos.  Os garotos não aceitaram a condição e continuaram com suas convicções.

Em 1982, a namorada de Joey emuma surpresa para ele, inscreveu sua banda em um concurso para achar talentos do Rock. Os vencedores do concurso assinariam um contrato com a Hot Records. Para isso, os garotos do Upplands Väsby enfrentariam cerca de quatro mil bandas. E eles conseguiam. De quebra Joey foi eleito o melhor vocalista do concurso. Um pouquinho antes do concurso, a banda havia mudado o nome de Force para Europe, nome que os consagrariam no cenário do Rock. Um ano depois de vencer o concurso a banda lança um álbum homônimo que teve o grande single ‘Seven Doors Hotel’ e foi para o top 10 nas paradas dos Estados Unidos e do Japão. O segundo álbum ‘Wings of Tomorrow’ lançado um ano depois do primeiro, o álbum contou com o hit ‘Open Your Heart’ (Música que eu particularmente amo!). A música em questão chamou atenção da CBS Records que ofereceu uma proposta de contrato irrecusável para a banda. Para Joey, um dos mais importantes álbuns da banda foi justamente ‘Wings of Tomorrow’. Não é para menos, com o álbum a banda ganhou projeção, conseguiu sucesso comercial e crítica. Irônia disso tudo é: Se os garotos não tivessem insistido em cantar inglês, talvez nem conseguissem o contrato com a CBS Records.

Continua…

 

 

@starkcharles