Respirando Música

Alt-J (∆) – Um estranho indie rock inglês

alt-J-Fitzpleasure-960x960

Um estranho vocal, com letras excêntricas, Alt-J (∆) é uma banda cheia de particularidades que encanta o público (especialmente o mundo de Jessicalândia).

A banda de universitários iniciou sua carreira em 2007, suas primeiras canções foram gravadas nos dormitórios da faculdade. O som incomum dos meninos deve ter surgido provavelmente do seguinte motivo: devido a gravação das primeiras músicas ter começado no dormitório da universidade eles tinham que manter um nível aceitável de barulho para não incomodar a galera, para isso eles evitaram o som de uma segunda guitarra e a bateria.

Ouvindo o único cd da banda, denominado An Awesome Wave, a gente percebe que a receita de bolo inicial deu super certo.

Inteligentes e intelectuais, como todo bom estereótipo de inglês, os meninos incorporaram as dificílimas letras de suas canções intertextualidades a obras literárias e filmes. O single do álbum, a canção Breezeblocks (vejam o clipe é sensacional pra não dizer pqpqueclipemuitomassaquisó), faz uma alusão a obra literária infantil de Maurice Sendak – Onde Vivem os Monstros, com a seguinte frase numa paradinha durante a canção “Please don’t go. I’ll eat you whole. I love you so. I love you so, I love you so”.

please don_t go

Clique na imagem para visualizar o trecho na canção

Paradinhas que se unem com viradas inesperadas no meio da música e mudam totalmente o ritmo da canção, são uma característica ímpar da banda.

Em uma outra canção, chamada “Matilda”, os caras sugaram o clímax, dos clímax, do excelente filme Léon: The Professional (estrelado por Jean Reno e Natalie Portman ainda pequenininha, mas já dando um show de atuação) e fizeram o refrão de uma excelente canção.

Há algumas semanas atrás o Alt-J (∆) se apresentou no festival independente Coachella. Os ingleses entraram mudos, saíram calados e fizeram sem dúvida o melhor show do festival. O vocal intrigante de Joe Newman e o ar misterioso da banda despertava sorrisos gratuitos nos que ali estavam. Sensações que só a boa música traz.

A dica da Jéka é: ouçam pelo bem de vossos ouvidos o álbum completo da banda e aproveitem. (link do álbum para audição)

Beijos Sonoros

Alt-j-1-small