Saúde no dia a dia

Como envelhecer melhor?

Num encontro com amigas do Colégio, conversarmos amenidades quando mencionei: “algumas atitudes ajudam a envelhecer melhor, podemos gerenciar nosso envelhecimento” e minha amiga me perguntou: como faço para envelhecer melhor? Pensei: que tema legal para o blog saúde no dia a dia.

Praticamente 3 fatores influenciam seu envelhecimento: a genética, hábitos e alimentação. A genética é responsável por 30 % das chances de doença e também de longevidade. Parece muito 30%, porém sabemos que os genes são influenciados pelos novos hábitos. Essa influência do meio ambiente nos genes é conhecida como epigenética. Então, o primeiro ponto é quebrar a crença que se meus pais morreram de câncer irei morrer de câncer também. Envelhecer não é destino! Se por algum motivo sua genética não for favorável, querido leitor, você deverá se dedicar mais nas outras medidas para envelhecer melhor.

A nutrição é responsável por mais 30%. E qual dieta está mais relacionada a um envelhecimento saudável? Até o momento, pois sabemos como as verdades em nutrição modificam rapidamente, a dieta do mediterrâneo, cheia de vegetais, frutas, castanha, azeite de oliva e peixe. Acredito que sentar à mesa, conversar com a família e amigos, fortalecer os nossos laços faça toda a diferença. Esse é um bom hábito que devemos cultivar para envelhecer bem. Assim como não fumar, não beber, dormir bem, ser ativo e praticar um exercício físico.

Alguns hábitos superimportantes são esquecidos na correria do dia a dia. Ter vínculos faz muita diferença para um envelhecimento saudável. Estudos com centenários comprovam isso! É como se tivéssemos uma razão para continuar vivendo. Dormir o suficiente ajuda a “limpar o cérebro” e com o cérebro organizado, poderá absorver informações novas e depurar proteínas como o beta-amiloide, envolvido na formação da doença de Alzheimer. Ainda iremos descobrir vários outros benefícios de uma noite bem dormida!

Praticamente toda semana sai um estudo novo em que a atividade física contribui para um envelhecimento ativo ou saudável. Este será o tema do próximo blog. Não é difícil de entender o porquê. Um dos principais motivos de um envelhecimento ruim é a falta de mobilidade. Fazer exercícios, principalmente exercícios que aumentem a força muscular, permitem, que apesar da perda de massa muscular, inexorável após os 35-40 anos, você tem reserva para perder. Além disso, o exercício pode diminuir as chances de Alzheimer.

Então, como envelhecer de forma saudável? Cuide de sua saúde, de sua família, de seus amigos, coma bem, faça atividade física e durma o suficiente. Difícil né? O segredo é planejamento e saber viver a vida com leveza.

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