Maria conserva e medita a Palavra em seu coração. Em sua vida a Palavra ainda semente encontra terreno propício para germinar, crescer e dar frutos.

Nossa Senhora é o exemplo concreto da Parábola do Semeador: Aqueles que recebem a semente em terra boa escutam a palavra, acolhem-na e dão fruto, trinta, sessenta e cem por um. (Marcos, 4,20).

Maria escuta e não deixa escapar a mensagem, ela acolhe – acolher é receber com amor – e conserva o que foi revelado em seu íntimo, meditando-a em seu coração…  em terra boa.

O coração – na Sagrada Escritura – representa o centro da alma, a pessoa toda inteira sem divisão. É lá que Maria, dia e noite, macera os desígnios de Deus, medita. A vida da mãe de Deus é constante oração.

(…)

O primeiro passo para imitarmos Maria é termos intimidade com a Palavra. É a paixão e o amor pela Sagrada Escritura que fazem com que o Verbo de Deus se encarne em nossa carne e assim nos tornamos fecundados pela Palavra.

Pe. Luís Erlin

[Erlin, Luís. Imitação de Maria: o segredo de sermos agraciados por Deus. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2008, p. 73-74.]

Indo hoje à Livraria Ave-Maria me deparei, logo na entrada, com um livrinho cuja capa muito me agradou, por sua beleza e simplicidade. Peguei-o e, foi só começar a folheá-lo logo me decidi por sua aquisição. Ato contínuo, chegando em casa tratei logo de iniciar a leitura. Fui me envolvendo e, quando menos esperei, já tinha avançado mais de três dezenas de páginas. Estou me referindo ao pequeno-grande livro Imitação de Maria: O segredo de sermos agraciados por Deus.

Logo no início, o autor esclarece o objetivo que tinha em mente ao redigi-lo: “A proposta deste livro é apresentar uma referência para vivermos bem a riqueza de ser quem somos:  filhos amados de Deus Pai. Não se trata de negar nossa personalidade, pelo contrário, é uma tentativa de moldá-la ao exemplo de Maria, de nos enriquecermos espiritualmente” (p.9).

O autor, Pe. Luís Erlin Gomes Gordo  é Missionário Filho do Imaculado Coração de Maria (Claretianos). Nasceu em 3 de dezembro de 1973, em Cambé, Paraná. É formado em Filosofia, Teologia e Jornalismo. Atualmente, trabalha como diretor da revista Ave Maria, publicação mensal dos missionários claretianos.

Imitação de Maria: O segredo de sermos agraciados por Deus é um livrinho que, se pequeno em suas dimensões, é, porém, grandioso no conteúdo. Ele pertence àquela classe de livros cujas palavras se degusta  com  imenso prazer, como uma iguaria rara e suave,  e cuja leitura se conclui de coração leve e feliz, como convém a todo devoto de Nossa Senhora.

No final, à guisa de conclusão, o Pe. Erlin oferece aos leitores uma belíssima oração, que transcrevemos a seguir:

ORAÇÃO CONCLUSIVA

Pedir a graça de saber imitar Maria

Deus Pai, todo-poderoso, quero seguir em tudo o teu Filho Jesus, por isso, recorro à santíssima virgem Maria, agraciada pelo precioso dom de ser a mãe do Messias salvador. Através dela, ó Pai, quero amar-te acima de todas as coisas, igual à maneira como ela te amou. Quero dizer sim ao teu projeto e à tua vontade, com a generosidade com que ela o fez. Quero doar-me aos necessitados, a seu exemplo. Pai, Santo, desejo receber o teu Espírito e fazer do meu ser morada digna do Amor, igual a Maria. Quero ter fé e permanecer de pé nas horas mais difíceis, a exemplo dela. Quero ouvir tua palavra e a guardar e meditar em meu coração. Quero confiar que tua bondade me governa. Pai querido, desejo com toda a minha alma, ser afogado, acariciado nos braços de Maria, da mesma forma que Jesus. Quero recebe-la em minha casa, em minha vida, e quero, ó Pai, que ela me receba no reino eterno, onde viverei para sempre contigo. Amém

About the Author

Vasco Arruda

Psicólogo, professor de História das Religiões e Psicologia da Religião.

View All Articles