É útil relembrar algumas peculiaridades referentes à nossa Congregação. Eu me encontro perto da conclusão da vida, e não me iludo. Falo diante de vocês, irmãos qualificados e de muitos méritos. Por tudo o que diz respeito à instituição de cada uma das partes da Família Paulina, fiz cada passo guiado pela obediência: o início, o crescimento, o espírito, a expansão, o apostolado… Senti a mão de Deus, mão paterna e sapiente…

Bem-aventurado Tiago Alberione

Com uma bela celebração presidida por Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, Bispo Auxiliar de Fortaleza, foi comemorado, ontem, na Livraria Paulus, o centenário de fundação da Pia Sociedade de São Paulo, primeira das Congregações que compõem a Família Paulina. A Congregação, mantenedora da Paulus, foi fundada em 20 de agosto de 1914, em Alba, na Itália, pelo Padre Tiago Alberione (1884-1971).

A propósito do Apóstolo Paulo, fonte inspiradora para o nome e o carisma da Família Paulina, assim expressou-se, certa vez, o fundador: “Passando-se ao estudo de São Paulo, encontra-se o discípulo que conhece o Mestre divino na sua plenitude, ele vive inteiramente; perscruta-lhe os profundos mistérios da doutrina, do coração, da santidade, da humanidade e divindade: considera-o como doutor, hóstia e sacerdote; apresenta-nos o Cristo total, como ele mesmo já se definira: Caminho, Verdade e Vida”.

Certa ocasião, dirigindo-se aos membros da instituição por ele fundada, exortou o Pe. Tiago Alberione: “Os membros trabalhem com todas as forças para a glória de Deus e a salvação das almas… especialmente com o apostolado das edições, isto é, com a imprensa, o cinema e o rádio, e com os outros meios mais frutuosos e mais rápidos, quais são as invenções que o progresso humano fornece e que as necessidades e condições dos tempos requerem. Cuidem, portanto, os Superiores que não se deixe para a ruína dos homens coisa nenhuma de tudo aquilo que, por disposição de Deus, o progresso inventou no campo das ciências humanas e da mesma técnica industrial”.

As palavras do Pe. Alberione não foram em vão. Hoje os Paulinos estão presentes em diversos países, abrangendo os cinco continentes. Seu trabalho de disseminação da Palavra é realizado por meio da produção gráfica e audiovisual, livrarias, rádio, televisão, internet e em centros de estudos de Comunicação Social. No Brasil, cujo trabalho editorial foi iniciado há 83 anos, a Paulus conta com 29 livrarias e divulgadores, estando presente em todo território nacional. Saliente-se, ainda, o trabalho desenvolvido pela FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, que, apesar de ter menos de uma década de existência, já se destaca pela qualidade do ensino ministrado.

Referindo-se à Bíblia, afirmou Pe. Tiago Alberione: “O livro modelo, livro divino, fonte de tudo quanto dizemos é o Evangelho”. Provavelmente inspirados neste mote, os Padres e Irmãos Paulinos prepararam uma edição de bolso da Bíblia Pastoral para presentear aos amigos e colaboradores por ocasião da celebração da festa do seu centenário. Foi, pois, com muita alegria e júbilo que recebi das mãos de uma colaboradora, ontem, ao final da celebração na Livraria Paulus de Fortaleza, um exemplar, do qual colho as seguintes palavras para concluir este texto:

“Celebrando cem anos de fundação queremos lhe oferecer o livro dos Evangelhos. Não haveria nada de melhor a ser ofertado, pois desde nossa fundação, em 20 de agosto de 2014, em Alba (Itália), pelo bem-aventurado Tiago Alberione, temos nos dedicado em dar ao mundo a mensagem de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida. No empenho de fazer o bem às pessoas de nosso tempo, nós, Paulinos, nos servimos das ‘maravilhosas invenções da técnica que, principalmente nos nossos dias, o engenho humano extraiu, com a ajuda de Deus, das coisas criadas´(Inter mirifica I)”.

Parabéns e votos de longevidade à Família Paulina. Que venham mais cem anos de trabalho e empenho em prol da disseminação da Palavra. Eu e tantos outros que se têm beneficiado dos frutos da semente plantada pelo Padre Alberione só temos a agradecer.

About the Author

Vasco Arruda

Psicólogo, professor de História das Religiões e Psicologia da Religião.

View All Articles