Slice

Thiago Monteiro faz semifinal em São Paulo e se torna número 1 do Brasil na temporada 2016

8 1

O cearense Thiago Monteiro faz a terceira semifinal do ano. Foto: Divulgação/Instituto Sports

O cearense Thiago Monteiro venceu, nesta sexta-feira, 22, o italiano Marco Bortolotti (389 do mundo) por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 3/6 e 6/1. O resultado classifica o brasileiro para a semifinal do Challenger paulista e o coloca momentaneamente como número 1 do Brasil na temporada 2016.

Nos torneios que participa desde janeiro deste ano, Monteiro soma 232 pontos contra 225 de Thomaz Bellucci. A pontuação foi conquistada com quartas do Brasil Open, oitavas no Rio Open, semis nos challengers de Santiago e São Paulo, além das quartas em Le Gosier e Mendoza. A pontuação de Bellucci foi conquistada na final de Quito, no Equador, segunda rodada do Australian Open e pontos de estreia nos Masters de Miami, Indian Wells e Monte Carlo – já que foi eliminado nas primeiras rodadas.

+ Thomaz Bellucci vive má fase em 2016. Confira!

De acordo com o ranking oficial da ATP, o paulista é o 86° na temporada, precisando ainda defender muitos pontos até o final do ano. Com a semifinal em São Paulo, o cearense atinge pelo menos a 85ª colocação no mundo em 2016, assumindo a liderança entre os brasileiros provisoriamente.

Vivendo um bom momento, esta é a terceira semifinal de Challenger na carreira de Monteiro, todas na atual temporada. Em janeiro, ele chegou à penúltima rodada no Clube Marapendi, no Rio de Janeiro. Já em março, o canhoto cearense foi semifinalista no saibro de Santiago.

Com a vitória, Thiago duela com o chileno Gonzalo Lama por uma vaga na grande final. O torneio dá 90 pontos e U$S 7.200 de premiação para o vencedor.

Ranking

Em ascensão no ranking internacional desde o ano passado, após se recuperar de lesão, Monteiro – com mais uma vitória em torneios oficiais – chega à posição provisória 185, a melhor na carreira. Em caso de título, o cearense pode subir para a posição próxima a 150 – um fato inédito. O melhor ranking de Monteiro é o atual divulgado pela ATP na última semana, 201.

Recado do Thiago:

Recomendado para você