Slice

Deixem Serena Williams em paz

Serena busca o 22º Grand Slam da carreira.

Serena busca o 22º Grand Slam da carreira.

Desde que a atual melhor tenista do mundo venceu pela sexta vez Wimbledon no ano passado, a imprensa especializada faz contagem regressiva e cria uma expectativa de outro mundo por um próximo Slam da americana, quando alcançaria a alemã Steffi Graf – com 22 troféus (segunda melhor marca da história do esporte, atrás apenas da .

É óbvio que a imprensa vai dar manchete e acompanhar com maior atenção os passos da número 1 do mundo. Afinal, a tenista já entrou para a história do esporte como uma das mais vitoriosas em número de títulos e uma das que mais semanas liderou o ranking da WTA historicamente. O que não se pode é pressionar a atleta para vender jornais ou aumentar os cliques dos grandes sites internacionais.

A pressão da imprensa no último ano não ajudou em nada, por exemplo, no objetivo de Williams. O que ocorreu de lá para cá todo mundo sabe. Serena foi eliminada surpreendentemente pela italiana Roberta Vinci nas semifinais do US Open em 2015, perdeu a final no Australia Open para a alemã Angelique Kerber e foi derrotada na final em Roland Garros pela venezuelana (naturalizada espanhola) Garbine Muguruza.

Antes de chegar ao 21° Slam, ela havia vencido os quatro majors de forma consecutiva. À imprensa, há poucos meses, a atleta já havia feito a crítica sobre a grande expectativa desnecessária. Williams demorou para conquistar o 18° Slam e se igualar às lendárias Chris Evert e Martina Navratilova. Após atingir o 17° título, foi eliminada em três torneios consecutivos, assim como ocorre nesse momento.

Após vencer a primeira rodada, na manhã desta terça-feira, 28, jornais já estampam: “Vence a primeira na corrida para o 7° título em Wimbledon”; “O primeiro passo para se igualar à Graf”, entre outras manchetes que nada ajudam a atleta, por mais experiente que ela seja. Ninguém mais do que a própria atleta quer ganhar títulos e superar barreiras. À imprensa, mais compaixão com a tleta.

Recomendado para você