Slice

Monteiro vence Bellucci e faz quartas inédita no Rio Open

O cearense atinge resultado histórico na carreira. Foto: Divulgação

O cearense Thiago Monteiro mais uma vez faz história. Dessa vez, o número 2 do Brasil venceu Thomaz Bellucci em duelo válido pelas oitavas de final do Rio Open e avançou pela primeira vez na carreira às quartas de final de um torneio ATP 500.

Com a vitória e a soma de 90 pontos, Monteiro atinge seu melhor ranking no circuito internacional, chegando à posição 74. O duelo inédito entre os brasileiros ocorreu na noite desta quinta-feira, 23, em disputa muito acirrada e nervosa.

Mais consistente dentro de quadra, o cearense se saiu melhor no confronto vencendo a partida por 2 sets a 1, com parciais de 7/6(8), 3/6 e 6/3. O próximo duelo será na noite desta sexta-feira, 24, às 21h, contra o jovem Casper Ruud, da Noruega, de apenas 18 anos que vem surpreendendo no torneio. O adversário de Thiago Monteiro recebeu um convite para participar da competição. Ele é atualmente apenas o 208 do mundo.

Após a vitória, Thiago disse ter tentado jogar sem responsabilidade. “Entrei para fazer o meu melhor em quadra, tentei jogar solto. Foi um jogo equilibrado, decidido nos detalhes. É uma vitoria muito importante pra mim”, disse. Já Thomaz culpou problemas físicos pela derrota. “Senti um pouco de cansaço. Talvez se tivesse melhor teria um pouco mais de chance. Mas faz parte”, disse.

O jogo

Thiago começou o confronto mais conservador, colocando as bolas dentro da quadra sem se arriscar demais. Bellucci, mais agressivo, cometeu mais erros. A estratégia inicial do cearense deu certo. Monteiro logo abriu 3/0 com uma quebra de vantagem.

Na sequência, o paulista começou a impor seu ritmo de jogo, aplicando winners e sacando bem em seus games. Com a quebra devolvida, o jogo seguiu em tom de igualdade até o fim da primeira parcial. O set foi decidido no detalhe, no tie-break, com 7/6(8) para o fortalezense.

No segundo set, os dois permaneceram imprimindo intensidade de jogo. Com bons saques, os games tanto de Thomaz quanto de Thiago eram pouco ameaçados. No oitavo game, o cearense cometeu uma dupla falta e Thomaz pressionou na devolução, resultando em uma quebra a favor do número 1 do Brasil. Dominando os pontos, Bellucci fechou o segundo set em 6/3.

Na última parcial, Thomaz começou mais irregular. Cometendo erros não forçados, logo cedeu a quebra para o cearense abrir 3/0, assim como no primeiro set. Mas ao contrário do primeiro set, Monteiro manteve a intensidade e confirmou o game de saque seguinte. Thomaz ainda tentou mudar o jogo, indo para a rede tentando definir os pontos. Mas a partida já tinha escapado das mãos.

Recomendado para você