Vai, forrozão

Anastácia, Rainha do Forró, será a grande homenageada do Festival “Baião in Lisboa”

Anastácia, Rainha do Forró (Foto: Divulgação)

“Eu só quero ver todo mundo dançando o forró”. Quando a cantora e compositora Anastácia escreveu esses versos, na década de 1970, mal sabia ela que o seu desejo seria realizado – em dezembro, ela verá, realmente, o mundo inteiro dançando a sua música. Entre os dias 13 e 15 deste mês, a capital de Portugal vai se transformar na capital mundial do baião. É que a 9ª edição do Festival “Baião in Lisboa” vai levar o melhor do Nordeste para a Europa – e a rainha do forró Anastácia será a grande homenageada dessa festa.

O festival vai prestar uma justa homenagem a artista, que será o tema dessa festa depois de ter reverenciado nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Marinês, Dió de Araújo, Alceu Valença e Trio Nordestino. Anastácia vai se apresentar no Mercado da Ribeira, na quinta-feira, e na Voz do Operário, no sábado. Domingo, às 17 horas, todo o festival se encerra e senta para ouvir a história da cantora.

Mesmo sendo de Recife, Anastácia sempre cantou o sertão. Ela é dona de hinos do cancioneiro popular e regional, como “Tenho sede”, “Eu Só Quero Um Xodó”, “Saudade Matadeira” e “Alegria de Pé de Serra” – essas duas últimas gravadas por Luiz Gonzaga. São cerca de 800 músicas compostas, sendo mais de 200 com seu grande e mais constante parceiro, Dominguinhos. Suas seis décadas de parceria com a música brasileira proporcionaram a ela conviver com nomes como Luiz Gonzaga, Marinês, Jackson do Pandeiro, Gilberto Gil, Zeca Baleiro, Elba Ramalho e outros grandes intérpretes nacionais e internacionais.

A programação do “Baião in Lisboa” será espalhada pela cidade e conta com 20 workshops de dança, de instrumentos, mostra de documentários, palestras e muita música ao vivo. Os organizadores esperam receber cerca de 1500 participantes, vindos de várias partes do globo, para as aulas ministradas durante o dia – como de maracatu, ciranda, cavalo marinho e percussão. As noites serão preenchidas com bailes no Mercado da Ribeira e com a festa de gala, no dia 14 de dezembro, no salão nobre do prédio A Voz do Operário, que terá uma grande apresentação de Anastácia.

Recomendado para você