O caminho natural de quem começa a empreender é construir um produto e já querer divulgá-lo para os quatro cantos, achando que o único empecilho para que seu empreendimento alcance o sucesso é o fato das pessoas não o conhecerem, investindo assim muito dinheiro para que sua marca alcance o máximo de pessoas possíveis.

Mas imagine a seguinte realidade: você começa a gastar muito dinheiro com divulgação, e, por algum motivo, as pessoas sabem sobre seu produto mas não passam a usá-lo, ou começam a usá-lo e logo abandonam. O motivo pelo qual isso pode acontecer é que você não fez um produto que as pessoas amam.

Você pode pensar que amar é uma palavra muito forte quando se fala em negócio, mas se você analisar a relação dos clientes com as principais marcas no mercado atualmente, consegue ver que há uma relação muito maior do que uma troca de benefícios. Pense na Apple, no Google ou Whatsapp. As pessoas hoje em dia se identificam tanto com a marca, que não só compram, mas também torcem e querem ver aquela empresa crescer e prosperar. Mesmo que venha um concorrente que traga mais benefícios, é difícil trocar de empresa, pois há uma relação maior do que benefício. 

Como um empreendedor, você deve procurar esse caminho, fazer um produto que as pessoas amem. E, não se engane, ao querer fazer um produto e já divulgá-lo e enaltecê-lo para todo o mundo, você pode estar criando um produto muito possível de ser amado, mas ele acabar sendo facilmente descartado e trocado ao longo do caminho. Um jeito mais fácil é você escolher primeiro um público alvo, conseguir montar um produto que esse público ame, e só depois expandi-lo.

“É mais fácil transitar de um produto que POUCOS amem, para um que MUITOS amem. Do que de um produto que muitos GOSTAM, para um que muitos AMEM.”

Se nós conseguimos te convencer de que esse é um bom rumo, você deve se perguntar agora: Ok, mas como fazer um produto que as pessoas amem?

Fique atento(a) para os próximos posts!

Texto baseado nas aulas de How to Start a Startup: http://startupclass.samaltman.com/ 

Tagged in:

,

About the Author

Casa Azul

Entre. Fique à vontade para moldar o mundo.

View All Articles