Texto por João Kepler, empreendedor que investe desde 2008. Kepler é especialista em empreendedorismo, startups, marketing e vendas; Participa em 400 StartUps; Lead Partner da Bossa Nova Investimentos; Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards.

 

A maior reclamação de empreendedores e empresários que eu escuto é: que não encontram investidores facilmente no mercado para investirem nos seus negócios. Eles argumentam que não existem investidores de risco suficientes e que quando encontra, eles não respondem ou não aparecem para investirem nas empresas e nas startups.

Pois bem, acredite: essa afirmação só é válida para quem não sabe como buscar investimento. Quando o empreendedor e o negócio são bons mesmo, os “moscas brancas”, “Cabras-da-Montanha” e até os futuros “Unicórnios”, esses não precisam sair por aí abordando investidores ou mandando mensagens genéricas inbox dizendo: “meu negócio é único e sensacional” ou alardeando aos quatro ventos que “preciso de dinheiro”. Sabe por quê? Porque é o dinheiro que procura pelo empreendedor e não o contrário

No meu novo livro [SMART MONEY] pela Editora GENTE, que já está disponível a pré-venda na Amazon, eu mostro a ARTE de ATRAIR investidores e dinheiro inteligente para seu negócio.

Para conseguir SMART MONEY, o Empreendedor precisar ser assertivo, ter as conexões e indicações certas, crescer e principalmente aparecer. Aí o jogo vira! Não é somente o investidor que deseja investir em determinada startup, e sim a startup querer o dinheiro daquele determinado investidor que ela escolheu. Esse é o caminho ideal! Claro que por outro lado, o investidor também tem de decidir, mas existe grande confusão e posicionamentos equivocados sobre esse aspecto no mercado. O principal problema para investidores não é conseguir dinheiro para investir, mas sim decidir porque, onde, como e quando investir. Se o match for feito e o interesse despertado, será muito mais fácil para o Investidor resolver essas dúvidas e dar os próximos passos com você.

O livro [SMART MONEY] aborda esse tema de forma muito clara, simples e acessível até para quem não entende nada do mundo da inovação e startups.

Bem, eu tenho experiência de quem faz esse tipo de investimento há mais de 10 anos. Por isso escrevi esse livro pensando e inspirado nas centenas e centenas de EMPREENDEDORES e EMPRESÁRIOS que já me procuraram buscando investimento. A ideia deste LIVRO é mostrar a visão do INVESTIDOR (principalmente na perspectiva do Investidor Anjo), nas formas de analises de um projeto, na decisão para investimento e como tudo isso acontece. Eu relato casos reais e mostro na prática e com conteúdo aplicável, como o Empreendedor deve se preparar para buscar, ATRAIR e receber investimento principalmente na fase inicial de um negócio, que chamamos de early stage.

Captar recursos no Brasil é, sim, um desafio. Apesar de não ser fácil, é importante ter total conhecimento de como tudo funciona, entender que existe técnicas, sacadas e uma “ciência” do SMART MONEY, ou seja, buscar dinheiro inteligente, exige algumas regras e etapas a serem cumpridas.

A situação hoje é que de um lado centenas de Empreendedores buscando dinheiro de maneira errada e, do outro, dezenas de Investidores com dinheiro buscando investir com menos riscos e querendo encontrar um projeto ideal. O livro vai te mostrar que é exatamente na CONVERGÊNCIA desses interesses, que a mágica acontece.

Portanto, este livro se destina a quem quer entender e mergulhar nesse universo. É ideal para empresas, empresários, empreendedores, investidores, startups e também a quem deseja conhecer e entrar nesse mercado, independentemente do estágio em que seu negócio/projeto esteja.

Precisamos ser SMART PEOPLE primeiro, para conseguir o almejado SMART MONEY.

João Kepler Braga – www.joaokepler.com.br

About the Author

Casa Azul

Entre. Fique à vontade para moldar o mundo.

View All Articles