Texto por Cristina Brito, Jornalista

O release é um material informativo que é usado para passar informações que facilitem o entendimento dos meios de comunicação sobre o produto ou serviço da empresa. Além disso, o release faz o papel de cartão de visita, como um meio para divulgar o trabalho. (Nossas startups já precisaram escrever releases para matérias, por exemplo.)

Para elaborar um release efetivo para sua startup é preciso focar em alguns pontos:

1. Gramática

Escrever de forma clara e correta é imprescindível para passar uma boa impressão. Erros de português geram desconforto para quem lê. É importante buscar alternativas quando se tem dúvida sobre determinada palavra ou acentuação. Pedir para outra pessoa ler o release antes de enviar é uma boa estratégia.

2. Lead

O lead serve como um guia para os escritores. Nele, deve-se inserir as informações mais importantes no primeiro parágrafo, para chamar a atenção do leitor. As perguntas básicas que devem ser respondidas neste parágrafo são: “Quem?”, “O quê?”, “Quando?”, “Como?”, “Onde?” e “Por quê?”. Respondendo estas perguntas, o jornalista que recebe o release tem mais interesse em terminar de ler o texto.

3. Adjetivos

O uso exagerado dos adjetivos deixa o texto muito publicitário. Apesar do release ser para divulgar o trabalho, se “autoelogiar” não é a forma mais efetiva de mostrar o real potencial do trabalho. Dizer, por exemplo, que a sua empresa é a melhor no segmento soa pretensioso para o jornalista. A ideia do trabalho pode ser genial, mas explicar os motivos que a tornam genial é mais interessante do que dizer com todas as letras.

4. Falas no texto

As falas de outras pessoas são importantes para dar relevância ao que se está sendo passado. Porém, é preciso ter cuidado com falas (ou aspas) muito longas no texto. É preciso ter cautela ao utilizar este recurso. Muitas vezes o release tem mais aspas do que informações que o jornalista poderá utilizar. Então, falas curtas no decorrer do texto, mas com foco em passar os dados da forma mais clara possível.

Compilando tudo que foi passado neste texto, deve-se prestar atenção em como se escreve, a fim de deixar o texto de fácil compreensão e cumprindo o objetivo principal que é informar de forma clara e objetiva. Colocar as informações principais no primeiro parágrafo do texto. Utilizar poucos adjetivos para não empobrecer o texto e, por último, inserir falas curtas e objetivas de terceiros.

About the Author

Casa Azul

Entre. Fique à vontade para moldar o mundo.

View All Articles