Australianas durante treino no PV. (Foto: Reprodução)

Australianas durante treino no PV. (Foto: Reprodução)

As jogadoras da seleção olímpica feminina de futebol da Austrália se reuniram com as atletas dos times de futebol feminino local, Hang Boy e Ateneu, nesta sexta-feira (15), às 15h30, na Areninha Pirambu. As esportistas cearenses foram finalistas da CopArena 2016. A ação é uma oportunidade para que as garotas possam trocar experiências, além de conhecerem através da vivência das atletas australianas como é o desafio de ser um atleta olímpico.

O intercâmbio faz parte das atividades extra treinos das Matildas, como é chamado o time australiano, uma ação conjunta envolvendo as Coordenadorias de Relações Internacionais e Federativas, da Coordenadoria da Juventude e da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Fortaleza. Durante o mês de julho, a equipe de futebol feminino da Austrália está em Fortaleza para aclimatação e aperfeiçoamento tático da equipe com foco nas Olimpíadas Rio 2016.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Márcio Lopes, o esporte deve ser utilizado como ferramenta de socialização. “Em cada Areninha buscamos também incentivar o futebol feminino e essa ação vem para somar aos nossos esforços, pois o esporte tem potencial educativo e deve ser usado com todo cidadão como ferramenta de inclusão e prática de uma vida saudável”. Ainda de acordo com o titular, o time de futebol feminino da Areninha Pirambu está ansioso para acompanhar a visita das jogadoras australianas.

O secretário de Juventude, Júlio Brizzi, destaca a importância da participação das mulheres no futebol. “A CopARENA – Fortaleza da Juventude foi a maior competição de futebol amador de Fortaleza com a participação efetiva de quase 7 mil atletas de 117 bairros diferentes da cidade. Dos 312 times participantes 24 eram da categoria feminina que mostraram a força da mulher no futebol por toda a cidade”.

Segundo a Coordenadora de Relações Internacionais e Federativas, Patrícia Macêdo, “Essa experiência é enriquecedora para ambos os lados, pela troca cultural e oportunidade que trazemos para nossa juventude de explorar outras realidades”.

Saiba mais
A Areninha do Pirambu foi inaugurada, pelo prefeito Roberto Claudio, no dia 12 de março de 2016. O equipamento integra espaço de esporte, lazer e cultura, com campo em grama sintética, vestiários, arquibancada, academia de ginástica e urbanização do entorno com iluminação e paisagismo.

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles