Atletas paralímpicos em busca de muito mais que superação. (Foto: CPB)

Atletas paralímpicos em busca de muito mais que superação. (Foto: CPB)

Ocorreu na noite do último domingo, 18, a Cerimônia de Encerramento das Paralimpíadas Rio-2016. A cantora Ivete Sangalo “levantou poeira” no estádio do Maracanã e animou a todos os presentes. Mas, o que mais me chamou atenção nessa Paralimpíada, não foram os fogos de artifício, nem a grandiosidade do evento, e sim, a grandiosidade do ser humano.

Nós, seres humanos, temos uma capacidade inimaginável de adaptação e vontade de viver. Ao assistir alguns jogos, me perguntava COMO os atletas conseguiam praticar todos aqueles esportes muitas vezes sem ver, outros nadavam sem um braço, ou sem um braço e uma perna. Tudo isso me impressionou bastante.

Todas as pessoas que têm algum tipo de deficiência, sejam elas atletas ou não, têm uma força interior muito grande. E ver seres humanos superando seus medos, ultrapassando suas metas e chegando onde querem chegar, mesmo com dificuldades, nos dá a sensação de que por tão pouco deixamos de ir em busca dos nossos sonhos.

As medalhas que vieram mostraram ao mundo o tanto que brasileiro é sonhador e lutador. Todos têm seus méritos, deficientes ou não. Mas, se fazer coisas rotineiras já é difícil pra quem não tem alguma dificuldade, imagina pra quem tem.

Só quero deixar registrado meu respeito e minha admiração por todos esses atletas que representaram muito bem o Brasil na Paralimpíada. E, para os que não chegaram ao pódio da Rio-2016, não tem problema, pois, no pódio da vida, eles sempre estarão em primeiro lugar.

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles