Veia Esportiva

Pesquisa: Ceará e Fortaleza têm percentual de torcedores equilibrado

(Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

Bruno Balacó

Não é só no Clássico-Rei que Ceará e Fortaleza costumam travar batalhas equilibradas. Fora das quatro das linhas, os dois principais clubes de futebol do Estado disputam em condições de igualdade a preferência do torcedor na Capital.

É esse o cenário demonstrado na nova pesquisa O POVO/Datafolha, em que Vovô e Leão aparecem tecnicamente empatados, levando em conta a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O Alvinegro de Porangabuçu ocupa a liderança de menções na pesquisa, com 26%, mas é seguido de perto pelo Tricolor do Pici, que tem 25% das indicações.

O detalhe é que os percentuais de Ceará e Fortaleza são inferiores ao índice de pessoas que se declararam sem time, que totalizam 30% dos entrevistados.

O outro clube tradicional da Cidade, o Ferroviário, aparece bem distante do Leão e do Vovô, com 1%, atrás de três equipes do Sudeste do País: Flamengo (6%), Corinthians (4%) e Palmeiras (3%). O Tubarão da Barra empata com outras três agremiações do Sudeste: São Paulo (1%), Vasco (1%) e Santos (1%).

A pesquisa O POVO/Datafolha foi espontânea e ouviu 864 pessoas em Fortaleza, que responderam à seguinte pergunta: “Qual é o time de futebol de sua preferência?”. O levantamento envolveu apenas cidadãos fortalezenses aptos a votar, com mais de 16 anos, oriundos de diversos bairros, entre os dias 22 e 23 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) com o número CE-02799/2016.

No procedimento de campo, não foi permitido ao entrevistado escolher dois times. Veja na matéria completa todos os dados da Pesquisa O POVO/Datafolha.

pesquisa-o-povo-datafolha

Recomendado para você