(Foto: Reprodução)

As Paralimpíadas Escolares edição 2017 será realizada de 21 a 24 de novembro, em São Paulo. Serão dez modalidades em disputa e todas elas terão provas no Centro de Treinamento (CT) Paralímpico, na Rodovia dos Imigrantes, na capital paulista. Nessa edição, a capital paulista receberá os 944 atletas inscritos – 25 estados mais o Distrito Federal estarão representados. Apenas Roraima não se inscreveu para o evento.

Três esportes foram adicionados ao programa entre atletas com idade escolar (12 a 17 anos): futebol de 5 (para cegos), vôlei sentado (formato 4×4) e basquete em cadeira de rodas (formato 3×3). Estes se juntarão a atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas, modalidades que foram disputadas também na temporada passada.
Além da visibilidade e da possibilidade de entrada no esporte de alto rendimento, as Paralimpíadas Escolares asseguram aos três primeiros lugares de cada gênero e classe das modalidades individuais o direito de receber o Bolsa Atleta nível escolar. Nos esportes coletivos, são determinados três atletas de cada gênero por meio de votação entre os técnicos e árbitros da respectiva modalidade.
Nas últimas duas edições das Paralimpíadas Escolares, o título ficou com o estado de São Paulo. Desde suas primeiras versões, as Paralimpíadas Escolares revelam talentos do paradesporto brasileiro. Os velocistas Alan Fonteles e Petrúcio Ferreira, a saltadora Lorena Spoladore, o nadador Matheus Rheine e o atleta do goalball Leomon Moreno, todos eles medalhistas em Jogos Paralímpicos e Mundiais, são alguns dos nomes que despontaram na competição.
Serviço
Paralimpíadas Escolares 2017
Data: 21 a 24 de novembro
Onde: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles