(Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo)

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) fez um levantamento inédito e constatou que apenas três em cada dez brasileiros na idade adulta praticam atividades físicas e esportivas com regularidade. A pesquisa mostra, ainda, que os homens praticam atividade física 28% a mais do que as mulheres. Pessoas com renda maior têm mais acesso à práticas esportivas.

Os resultados do estudo estão no Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano 2017 – Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para todas as pessoas. A análise mostra que 42,7% dos homens entrevistados disseram praticar esporte, já entre as mulheres, 33,4% declararam fazer algum tipo de atividade física.

De acordo com o Pnud, a intenção do estudo é “contribuir para o aumento das práticas esportivas de modo a oportunizar patamares mais elevados de desenvolvimento humano para todas e todos”. O levantamento traz dados sobre o perfil da prática esportiva no Brasil e faz recomendações aos governos nas áreas de saúde, educação, esporte e desenvolvimento humano.

Atividades físicas nas escolas
Ainda segundo o relatório, menos de 1% (0,58%) das escolas brasileiras é considerada Escola Ativa (classificação pleno e avançado), enquanto 38,56% estão ainda no patamar insuficiente. Metade das escolas está no nível elementar.

“Escola Ativa” é definida como aquela em que a distribuição do tempo, da arquitetura e do mobiliário dos espaços, das regras de conduta é mais apropriada para o estímulo e a prática das atividades físicas.

Entre as escolas públicas, quase metade (46,1%) está no nível elementar, enquanto 42% estão no nível insuficiente. Entre as particulares, 61% estão no nível elementar e 24% no nível insuficiente. No Brasil, 39% das escolas oferecem atividades físicas extracurriculares e 20% abrem nos fins de semana para a prática esportiva.

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles