(Foto: Reprodução / Internet)

A condromalácia patelar é uma patologia degenerativa que ocasiona o amolecimento da cartilagem articular e pode aparecer em pessoas de qualquer idade.

Segundo a fisioterapeuta Sâmya Félix, “o maior número de incidências se apresenta em jovens e principalmente do gênero feminino. A condromalácia ocasiona dores, estalidos e sensação de bloqueio ao realizar os movimentos específicos como subir escadas, agachamentos e se manter por tempos prolongados com o joelho flexionado”.

A prática de atividades físicas é permitida para quem tem essa patologia, contanto que haja acompanhamento de um profissional. No entanto, as dores podem dificultar essa prática, necessitando a busca de um ortopedista antes de começar qualquer atividade.

As atividades esportivas podem agravar o quadro da condromalácia patelar, se feitas sem orientação, pois envolvem apoio com carga na flexão do joelho, aumentando a compressão entre a patela e o fêmur. Por esta razão, é muito importante procurar ajuda de um profissional.

A condromalácia patelar é uma condição crônica e é classificada em três fases:
Grau I – Amolecimento e edema da cartilagem
Grau II – Fragmentação de cartilagem ou fissuras menores que 1.3 centímetros de diâmetro
Grau III – Fragmentação ou fissuras com 1.3 centímetros de diâmetro ou mais
Grau IV – Erosão da cartilagem até o encontro com a parte óssea

Para diagnosticar o grau da condromolácia é necessário consultar o ortopedista.

Para a prática de atividades físicas, o ideal é que “após o tratamento fisioterapêutico – que é essencial para redução da sintomatologia – é dar início aos os exercícios leves e de baixo impacto, focando na estabilização da musculatura do membro inferior”, aconselha Sâmya.

Para estabilizar a musculatura existem técnicas de fortalecimento e alongamento que podem ser iniciadas com um conjunto de exercícios isométricos, “que devem progredir para isotônicos em Cadeia Cinética Aberta (CCA) e Cadeira Cinética Fechada (CCF)”.

“CCA são os exercícios em que os pés podem se movimentar livremente sem que haja nenhuma resistência aos seus movimentos. Os exercícios em CCF são aqueles em que os pés se encontram fixos”, explica.

Sâmya Félix – Fisioterapeuta
Crefito: 239505-F

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles