Stefani Bezerra na 3º Edição da Super Liga de Boxe (Foto: Divulgação)

A ideia inicial era perder peso. Foi assim com a atual campeã mundial de boxe profissional, Rose Volante. Seja qual for a motivação, a realidade é que a nobre arte vem despertando cada vez mais a atenção das mulheres e até mesmo o interesse de se profissionalizar no esporte.

Esse número cresceu consideravelmente desde que a modalidade abriu, pela primeira vez na história, espaço para a disputa feminina nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

No Ceará, o cenário também é de crescimento. As academias contam hoje com um grande número de alunas da nobre arte. E a motivação, vai desde fins estéticos, saúde, bem como defesa pessoal.

A busca pela profissionalização na modalidade também já é uma realidade no Estado. Mas apesar dessa maior representatividade, ainda há muitas barreiras para vencer; uma delas é o preconceito.

Geyza Caryny foi a primeira mulher do país a comandar uma organização nacional de boxe profissional. Hoje ela é presidente do Conselho Nacional de Boxe (CNB) e conta os desafios de comandar num quadro que ainda é dominado pelo público masculino.

A cearense Stéfani Bezerra também faz parte deste quadro. Hoje ela comanda o setor jurídico do Conselho Cearense de Boxe Amador e Profissional (CCB) e é habilitada para arbitrar e julgar lutas de boxe amador e profissional.

A baiana Isabela Andrade busca a profissionalização no esporte. Começou a treinar boxe aos 10 anos de idade, quando ingressou na equipe Vitória do Boxe. Aos 16 anos teve sua primeira luta, saindo com a vitória no Campeonato Intermunicipal Feminino em 2010 e sendo vice campeã do Campeonato Baiano em 2011. Formou-se em Educação Física e aprimorou sua técnica na modalidade a fim de ensinar outros atletas.

Mudou-se para Fortaleza em 2016 e em 2017 conheceu o presidente do CCB, Emanoel Barroso, que lhe fez o convite para integrar a equipe do Conselho como Secretária-Geral.

No mês passado, Isabela também conseguiu a habilitação para atuar como Juíza e Árbitra de Boxe Profissional, através do curso promovido pelo CCB. A baiana fez sua estreia na arbitragem na 5º Edição da Super Liga de Boxe.

Para Isabela, o trabalho desenvolvido pelo Conselho tem sido essencial para abrir novas oportunidades no esporte.

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles