Em sua 11ª edição, o Novo Basquete Brasil (NBB), principal campeonato da modalidade no País, apresenta um novo modelo de transmissão de suas partidas.
Como ocorre em vários torneios americanos, incluindo a NBA — sua principal fonte de inspiração —, a liga brasileira dividiu os direitos por dia da semana e ela própria vai gerir imagens ao vivo e entregar o sinal pronto para as emissoras que ganharam os direitos.
Desta forma, o Facebook vai transmitir as partidas às segundas-feiras; a ESPN às terças; o Twitter às quartas; o BandSports às quintas; a Fox Sports às sextas; e a Band aos sábados.
A Rede Globo teve participação na cocriação da liga e em transmissão pelas últimas dez temporadas. Com o fim do contrato neste ano, foi elaborada uma concorrência, o que caminhou para a distribuição multiplataforma.
Com o modelo, cerca de 75% das partidas de todo o campeonato serão transmitidas ao vivo.
Em 13 de outubro começa de fato a temporada 2018/2019, com dois jogos em transmissão ao vivo, na sequência, pela Band: Mogi das Cruzes x Paulistano (campeão da temporada passada) e Brasília x Vasco.
Além desses quatro, competem ainda Basquete Cearense; Bauru; Botafogo; Corinthians; Flamengo; Franca; Joinville; Minas Tênis Clube; Pinheiros; e São José.
Meio&Mensagem