(Foto: Clive Rose/Getty Images)

Os confrontos estão definidos. Nesta segunda-feira (17), quem gosta de acompanhar o futebol europeu tomou conhecimento dos duelos pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Cada um dos oito embates possui uma atração especial que apimenta a abertura da fase mais nobre do principal torneio europeu.

Tem Neymar contra Mourinho, Cristiano Ronaldo contra uma das suas maiores vítimas da carreira.

Os duelos das oitavas

Manchester City-ING x Schalke 04-ALE
Pep Guardiola tem como grande objetivo levar o clube britânico ao inédito título da Champions League. Nesta primeira etapa da fase final, entretanto, dois alemães carregarão certa dose de protagonismo por questões além dos gramados. Um dos astros do time inglês, o meia-atacante Leroy Sané vai reencontrar justamente o time que o projetou para o futebol. Ganhar do Schalke ainda tem um gosto especial para Ilkay Gundongan, que se tornou um dos ídolos do arquirrival Borussia Dortmund antes de chegar ao City.

Juventus-ITA x Atlético de Madri-ESP
Não demorou para o Atlético de Madri reencontrar Cristiano Ronaldo. Enquanto ídolo do Real Madrid, o português tornou-se um dos principais algozes da equipe comandada pelo argentino Diego Simeone. Em 31 partidas contra o Atleti, o craque que veste hoje a camisa 7 da Juve anotou 22 gols. O projeto dos italianos de alcançar o topo da Europa agora passa pelo adversário “mais difícil” para esta fase, segundo avaliação da própria diretoria bianconera.

Paris Saint-Germain-FRA x Manchester United-ING
Depois de cair precocemente nas oitavas no ano passado para o Real Madrid, o PSG agora tem outro gigante pela frente em 2019. O resultado do duelo com o Manchester United, desta vez, terá influência direta no futuro dos dois principais nomes do confronto: Neymar e José Mourinho. Se o craque do PSG é especulado semana a semana em clubes como o Barcelona, o treinador português se encontra em péssima situação com a campanha irregular no Campeonato Inglês. A queda, mesmo para um dos favoritos, deve abreviar a passagem do Special One em Old Trafford; sobre o brasileiro, um novo fracasso poderá ter consequências diretas para o próximo verão europeu…

Borussia Dortmund-ALE x Tottenham-ING
A Inglaterra se encanta com Jadon Sancho. Depois de fazer parte da formação no Manchester City, o jogador deixou o próprio país para se tornar peça fundamental do Borussia Dortmund. Precocemente, o camisa 7 do clube alemão ganhou espaço na seleção e agora vai ter a oportunidade de jogar como candidato a protagonista no principal palco do país natal. O Tottenham, time do brasileiro Lucas, tem Wembley como casa na Liga dos Campeões e sabe que terá que parar o jovem de 18 anos para seguir no torneio.

Barcelona-ESP x Lyon-FRA
Lionel Messi vive fase esplendorosa. No objetivo de retomar o posto de maior jogador do mundo, o argentino encara o Lyon pela frente. Na Champions são seis gols em quatro partidas para o craque, que conta cada vez mais com a ajuda de coadjuvantes como Ousmane Dembélé. O francês, aliás, vai encontrar nesta etapa da competição o xará de sobrenome: Moussa Dembélé, contratado nesta temporada pela equipe francesa após se destacar pelo Celtic. Os dois, inclusive, já trocaram mensagens no Twitter e quase atuaram juntos no Borussia Dortmund.

Porto-POR x Roma-ITA
Ninguém jogou mais na Uefa Champions League do que Iker Casillas. O goleiro de 173 partidas na competição comandou a meta do Porto para fazer a melhor campanha da fase de grupos, número que credencia o status de favorito aos portugueses contra a Roma. O duelo contra os italianos carrega um peso especial e pode significar o último ato do espanhol na maior competição europeia, já que o contrato com o clube português se encerra no fim da temporada.

Real Madrid-ESP x Ajax-HOL
Se Vinicius Junior aos poucos ganha espaço no Real Madrid e corre para, em dois meses aproximadamente, ter uma vaga no time antes da abertura das oitavas, David Neres vai receber a chance de maior holofote da curta carreira europeia. O jogador revelado pelo São Paulo se tornou peça importante no Ajax e tem encantado na Holanda. Para chamar (mais) a atenção de Tite e quem sabe sonhar com a seleção, o atacante depende de boas atuações contra o atual tricampeão europeu. Brilhar contra o maior campeão do continente muda o patamar de qualquer atleta.

Bayern de Munique-ALE x Liverpool-ING
Jurgen Klopp carrega consigo duas derrotas dolorosas em finais de Liga dos Campeões. Além da queda no ano passado para o Real Madrid de Cristiano Ronaldo, o treinador alemão perdeu a chance de levantar o troféu mais cobiçado entre os clubes europeus no ano de 2013, com o Borussia Dortmund. O algoz? O Bayern de Munique, mesmo adversário a ser encarado agora nas oitavas de final. Enquanto técnico do Dortmund foram 30 partidas contra o time da Baviera, com apenas nove vitórias e duras 16 derrotas para o atual chefe de Salah, Firmino, Alisson e Mané.

 

18

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles