(Foto: Reprodução/Twitter BFR)

A Copa São Paulo de Futebol Júnior chega à sua 50ª edição este ano. Popularmente conhecida por Copinha, é referência na categoria de base. A competição é um verdadeiro celeiro de craques futuros.

Passadas 49 edições, três grandes equipes do cenário nacional tentam findar um jejum de nunca terem conquistado o torneio ao menos uma vez.

Fazendo um balanço entre os 12 grandes do Brasil, apenas Palmeiras, Grêmio e Botafogo não sabem o gosto de ser campeão na Copinha. Oportunidades não faltaram, isto porque todos eles já estiveram no mínimo uma vez na final, mas acabaram sucumbindo na decisão.

Palmeiras

Vivenciando um dos melhores momentos da sua base, o Palmeiras entra na competição de 2019 ainda mais pressionado para encerrar o tabu de 49 anos.

O Verdinho alcançou duas finais (derrota para o Corinthians por 4 a 2, em 1970; e derrota nos pênaltis diante do Santo André, em 2003) e caiu outras nove vezes na semifinal da competição. Nesta edição, o alviverde não contará com sete jogadores, todos convocados para o Sul-Americano Sub-20.

Grêmio

A exemplo do Palmeiras, onde o arquirrival Corinthians é extremamente vitorioso na Copinha, o cenário entre Grêmio e Internacional é parecido. O Colorado conta com quatro títulos, enquanto o Tricolor amarga o fato de nunca ter vencido o torneio de base.

Em 1991, o Imortal teve a melhor chance de acabar com a marca, no entanto, acabou caindo para a temida Portuguesa, que na época contava com os ascendentes Dener e Sinval.

Botafogo

O Glorioso é outro time que não conhece o sabor do título da Copinha. Enquanto os rivais Fluminense, Flamengo e Vasco, juntos já conquistaram o torneio dez vezes, o alvinegro só chegou a decisão uma única vez.

O ano era 1971, e o adversário, justamente o arquirrival Fluminense, após empate em 3 a 3 no tempo normal, 1 a 1 na prorrogação, o Tricolor das Laranjeiras levou a melhor nas penalidades: 4 a 3.

CONFIRA A LISTA DOS MAIORES CAMPEÕES DA COPINHA:

10 títulos: Corinthians

5 títulos: Fluminense

4 títulos: Internacional e Flamengo

3 títulos: Santos, São Paulo e Atlético-MG

2 títulos: Ponte Preta, Nacional e Portuguesa

1 título: Juventus, Cruzeiro, Guarani, Vasco, América-SP, América-MG, Paulista, Marília, Santo André, Figueirense e Roma Barueri

 

Torcedores.com

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles