Vidas ao Vento

Ele cuida dos melhores do mundo

Esteban com a inglesa Hannah Whiteley durante o WKL Brazil. FOTO: Giselle Nuaz

Tudo tem um lado bom, certo? Certo. A falta de vento me permitiu falar mais com as pessoas e ver melhor o que acontece nos bastidores de um campeonato mundial de kitesurfe. E este homem, Esteban Nardini, estava lá o tempo todo cuidando dos melhores kitesurfistas do mundo. Ele é osteopata há 12 anos e se tornou um personagem conhecido de todos os competidores que vêm ao Brasil.

Therese Taabbel, velejadora da Dinamarca, se consulta com Esteban. FOTO: Giselle Nuaz

Osteopatia é uma disciplina da medicina alternativa que usa técnicas manuais para equilibrar o corpo do paciente e assim curá-lo de doenças e dores. Esteban estudou na Espanha, na Escuela de Osteopatía de Madrid (EOM), e há 8 anos trouxe a técnica para o Brasil.

 

Therese (ao meio) e otras riders do WKL que se consultam com Esteban. FOTO: Svetlana Romantsova

Therese vem ao Brasil todos os anos e sempre faz uma sessão com Esteban. Durante o World Kitebarding League (WKL) ela estava com dores no pescoço e depois de uma sessão já se sentia bem melhor. “Ele vem trabalhando com tantos kitesurfistas que ele já sabe o que a gente tem. O Esteban é experiente e sabe o que a gente faz na água. Depois de fazer uma sessão com ele você sente que seu corpo voltou ao estado natural, e é importante para um atleta sentir seu corpo assim”.

 

Esteban fez plantão durante o WKL SuperKite cuidando de todos. FOTO: Giselle Nuaz

Além de Therese ele cuida dos riders brasileiros Bruna Kajiya, Carlos Mario Bebê, Dioneia Vieira e  Set Teixeira. Para quem pratica kitesurfe é importante estar com um desempenho 100% dentro d`água e a osteopatia é uma forma rápida de dar ao corpo esta recuperação e renovação.

O também paciente David Tonijuan, Campeão Espanhol 2017. FOTO: Svetlana Romantsova

 

 

Hannah recebe cuidados no seu tornozelo machucado durante treinos. FOTO: Giselle Nuaz

 

Entrevista para a WKL TV. FOTO: Svetlana Romantsova

 

 

 

Recomendado para você