Como diria aquele quadro famoso que se popularizou pelo apresentador Silvio Santos: “Parece mentira mas não é”. O Chavismo, corrente que adere e venera o falecido Hugo Chavez, ex-presidente da Venezuela, criou uma oração que o chama de “Pai-Nosso”. “Chávez nosso que estás no céu”, diz o início da prece Chavista.

Nicolás Maduro.

Nicolás Maduro.

A oração foi apresentada nesta segunda-feira, dia 1º, pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) que atualmente está no poder tendo à frente o presidente Nicolás Maduro.  O registo foi feito pelo jornal La Nación. 

Foi durante o evento que discutiu os “desenhos do sistema de formação socialista”, organizado pelo partido  que a prece foi apresentada em um teatro em Caracas. A deputada   chavista Maria Uribe entoou a oração em voz solene.  De acordo com o La Nación, o evento reuniu “cantores e poetas que dedicaram suas peças para o falecido presidente Hugo Chávez e a chamada revolução bolivariana”.

“A manipulação do Pai-Nosso recebeu o rechaço do vice-presidente da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), Dom Roberto Lückert. Em declarações à União Radio assinalou que se trata de “uma paráfrase do Pai-Nosso em uma versão tão ofensiva” que é “um abuso, uma manifestação de mediocridade e falta de criatividade para fazer uma oração”, informou a Agência AciDigital.

A  população da Venezuela é composta por 85% de católicos que passaram a ter sua oração mais popular plagiada de modo cínico e desrespeitoso pelo Partido Socialista que, entre outros mazelas, está levando o país a uma tragédia no campo econômico. 

Confira a oração na íntegra:

 “Chávez nosso que estás no céu, na terra, no mar e em nós/ Santificado seja o teu nome, venha a nós o teu legado para ajudar pessoas de aqui e ali.  “Dê a nós a tua luz para nos guiar todos os dias/ Não nos deixe cair na tentação do capitalismo, mas livra-nos do mal, da oligarquia, do crime de contrabando, porque a pátria, a paz e a vida são nossas/ Por séculos e séculos, amém/ Viva Chávez”

 

Os amigos Lula, Dilma e Maduro.

Os amigos Lula, Dilma e Maduro.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles