Esses dias estava refletindo bastante sobre o quanto existem pessoas que parece que congelam na vida. Conquistam alguma coisa boa, ou alguma fama e depois não buscam nenhum tipo de renovação para continuarem crescendo!

Para melhor inspirar a ideia desse texto, compartilho uma lindíssima frase do filósofo brasileiro Huberto Rohden que vai em cheio nessa questão…

****

“Mais feliz se sente na derrota do que na vitória quem não é “derrotado” por vitória alguma.” – Huberto Rohden

****

Poucas são as pessoas que fazem reflexões sobre as derrotas que advém das vitórias. Como assim Isaias? Quer dizer que eu posso ser derrotado pela minha própria vitória? Exatamente! E quando isso acontece? Quando você SE AGARRA a ela!

Um exemplo clássico disso são os POLÍTICOS. Eles ficam no governo por 4 anos, alguns por 8 anos. E como estamos no Brasil, muitos permanecem  por mais de 8 anos (o que não deveria acontecer, pelo menos na minha visão…).

O que comumente acontece é de certos políticos se agarrem à ideia de que sempre serão políticos, cheios de regalias e privilégios, e quando se veem fora dos seus cargos como pessoas comuns não conseguem aceitar isso.

Eles chegam nos locais esperando serem recebidos de forma especial e com atenção VIP, mas isso não acontece! É disso que o Huberto Rohden está falando. Tenha muito cuidado para que você não se torne como esses políticos.

Também vemos isso constantemente na música! Principalmente hoje em dia. Um artista lança uma música que “estoura nas paradas do sucesso” e consegue os famosos “15 minutos de fama”, como tão bem nos fala a banda Titãs. Depois da fama não buscam se reinventar, mudar o estilo das músicas, compor novas músicas com qualidade etc.

Não vou citar exemplos para não ser antiético com ninguém ok? Mas faço questão de citar uma banda que faz exatamente o oposto do que estou dizendo, se reinventa a cada ano. A banda SKANK. Ela é uma das minhas bandas favoritas e faz sucesso hoje tanto quanto era nos anos 90, ou se duvidar, faz ainda mais sucesso hoje!

Se você observar as mudanças do estilo das músicas, no conteúdo delas e a própria evolução e maturidade dos componentes da banda, você fica de queixo caído! Eles evoluíram imensamente, e continuam evoluindo. Todos nós deveríamos ser assim! Evoluir sempre! Pegar cada vitória como um estímulo para galgar novas vitorias cada vez maiores!

E por fim, deixo o exemplo das pessoas que conseguem alguma fama passageira por causa da televisão! Em especial quero citar as pessoas que participaram do famoso programa “Big Brother Brasil”, o tal do BBB.

Quando uma edição termina os integrantes passam a ser chamados de EX-BBB.

Muitos, e quando falo isso, digo que é a maioria! Depois que saem e voltam para suas “vidas normais”, como se diz! Vão pra todo canto e dizem: “Você não está me reconhecendo? Você não sabe quem eu sou? Como assim?”.

E as pessoas confirmam: “Não! Eu não sei quem você é!”.

Daí elas dizem: “Eu sou EX-BBB…”.

Que diferença faz você ser EX-BBB ou ser ex-isso ou ex-aquilo? O próprio prefixo EX já nos diz tudo. EX significa “fora”, ou em alguns contextos “passado”.

Você não é o seu passado! O seu passado está FORA da sua realidade atual percebe? É simples assim!

Todos nós podemos cair nessa que é uma das maiores armadilhas do EGO: se achar importante!

Ser verdadeiramente importante até já falei em outro texto, é ser carregado no coração das pessoas que nos amam! Eu me importo para seus corações, é bem diferente dessa visão egoica absolutamente distorcida!

Você conquistou algo grande? Maravilha! Siga em frente evoluindo mais e mais e se tornando cada vez mais criativo, cada vez mais inteligente e cada vez mais simples e humilde!

Esse é o caminho para termos mais sabedoria na vida! Lembre-se sempre:

“Mais feliz se sente na derrota do que na vitória quem não é “derrotado” por vitória alguma.” – Huberto Rohden

 

Tagged in:
,

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles