Talvez a primeira reação que você tenha ao ler um título como esse seja: “Como assim?”. É muito comum nós negarmos que estamos exatamente na situação que deveríamos estar, porque o nosso ego alarmado toma de conta.

Estou escrevendo esse texto nos últimos dias do ano de 2017, época bem propícia para refletirmos juntos sobre o que construímos a partir das nossas escolhas e a possibilidade de fazermos mudanças para melhor. Farei uma breve reflexão sobre isso, inspirado nas palavras do mestre Osho. Leia com bastante atenção!

***************

“Uma das lições mais difíceis que precisamos aprender durante nossa vida é a aceitação.

O que quer que estejamos vivendo, por mais doloroso que seja, será mais facilmente suportado se conseguirmos aceitá-lo com todo o nosso coração.

Mas, chegar a este estágio, não é algo que aconteça repentinamente, ou sem alguma resistência de nossa parte. Ao contrário, quando um acontecimento nos causa grande sofrimento, tendemos a rejeitá-lo com todas as forças e a sermos invadidos pelos sentimentos de inconformismo e revolta.

Somente quando conseguimos alcançar um estado de consciência no qual percebemos de modo claro que todas as situações que vivenciamos são providenciadas pela existência, porque constituem lições essenciais ao nosso crescimento interior, é que o processo da aceitação começa a se tornar natural.

Até que isto aconteça, experimentamos inúmeras crises que, em sua maioria, tornam ainda mais duras as provas que temos de enfrentar.

A maturidade e a sabedoria trazem consigo o precioso dom da aceitação.

A partir do momento em que as desenvolvemos, a vida se torna um caminhar mais tranqüilo, onde vamos enxergando em cada fato uma lição a ser aprendida.

Quanto mais cedo chegarmos a este entendimento, maiores serão as chances de nos libertarmos da angustia e do inconformismo.

Qualquer situação em que você esteja, é uma situação dada por Deus – não a rejeite.. É uma oportunidade, uma ocasião para crescer. Se você escapa da oportunidade, você não crescerá.(…) … Sim, é bom de vez em quando se mover para as montanhas, é bonito. Mas, tornar-se viciada, começar a pensar em renunciar ao mundo é totalmente errado – porque é nas tempestades do mundo que surge a integridade. É nos desafios do mundo que se cristalizam.

Lu-tsu disse: aceite a situação em que você está. Deve ser a situação ideal para você, por isso você está nela.”

Osho

*******************

Parafraseando a terapeuta Gisela Vallin, que sempre acompanho seus vídeos e textos. Esse texto do Osho fala ao coração e não ao cabeção. Se você o ler através do intelecto não entenderá absolutamente nada. É preciso se desligar do racional para compreendê-lo, é para isso que estou aqui!

Provavelmente você já deve ter lido ou ouvido falar sobre a LEI DA ATRAÇÃO e as LEIS UNIVERSAIS, não é mesmo? O Osho está falando sobre essas leis nesse texto. Tudo, tudo que vivenciamos, são criações nossas. E quando estamos em sofrimento o mais comum é procuramos os chamados “bodes expiatórios” para eles. No entanto, isso só revela o nosso grau de ignorância e incompreensão.

Vou dar alguns exemplos. Você está sofrendo imensamente porque está com pressão alta, a ponto de ter um infarto, mas todo dia almoça carne assada repleta de gordura, e pra completar, vive se estressando no trabalho. Como não ter pressão alta com esses hábitos e esse estilo de vida?

Você está num relacionamento amoroso há mais de 2 anos, mas não consegue se entregar por completo nele. Você vive desconfiando que está sendo traído(a) e vive numa pilha porque a confiança plena na outra pessoa parece uma utopia. Por que você simplesmente não aceita que está com um medo terrível de ter uma intimidade maior? Nessa hora a resistência atua a todo vapor, fazendo com que um relacionamento que poderia ser muito mais feliz e pleno continue em “banho Maria” sem um aprofundamento!

Outro exemplo clássico são as pessoas que se doam demais para todo mundo e recebem no final descaso, ignorância e até desprezo. Às vezes pais que fizeram tudo pelos filhos e depois que eles crescem não recebem o amor e carinho que gostariam. Quando confrontam os filhos escutam frases como essa: “Eu não pedi pra nascer…!”, “Você fez tudo por mim porque quis, não obriguei você a nada…”.

Ou em relacionamentos amorosos, quando uma pessoa diz, por exemplo: “No nosso relacionamento eu fazia tudo que ele queria, sacrifiquei diversos sonhos pessoais para me dedicar a ele e agora ele está com outra mulher…”.

É muito difícil trabalhar a aceitação em situações como essas e em muitas outras! Tudo são construções nossas. O que posso dizer que pode gerar uma boa reflexão tem a ver com as EXPECTATIVAS. Quando criamos expectativas sobre o que quer que seja, a probabilidade de virmos a sofrer é gigante. Então, iniciar algo tendo a consciência de que estamos dando o melhor de nós, e que existem milhões de variáveis em tudo. Além disso, saber que estas variáveis podem fazer com que o desfecho das coisas seja bem diferente do que se imaginou à princípio. Assim a vida pode se tornar mais leve e feliz.

Por isso que falo e insisto em diversos textos sobre a temática da IMPERMANÊNCIA. Ao tomarmos consciência que tudo muda o tempo todo, inclusive nós mesmos com nossos caminhos, desejos, escolhas etc. Abrimos espaço dentro de nós para aceitar que o fim seja diferente do que se imaginava. E está tudo certo! Está tudo como deve ser. Voltando ao início do texto. Está tudo na situação ideal. Não é bacana isso?

O ideal é a MUDANÇA. Grave bem essa frase! Esse é o tipo de frase que deveríamos emoldurar para ler todos os dias. Sem mudança a vida é pura estagnação. Água parada que fica fedorenta acumulando mosquitos e gerando doenças!

Estamos chegando em 2018. Aceite que tudo muda o tempo todo! Trabalhe a aceitação em seu coração e então perceberá que atrairá mais coisas boas e novas situações ideais cada vez melhores e mais felizes!

A frase do mestre Lu-tsu resume tudo: “Aceite a situação em que você está. Deve ser a situação ideal para você, por isso você está nela…”.

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles