Essa semana eu li um pequeno texto do grande escritor Jorge Luis Borges e fiquei refletindo sobre o quanto a vida passa depressa e muitas vezes perdemos um tempo danado com bobagens, como se esse tempo pudesse voltar. Cada dia desperdiçado é um dia a menos em aprendizados, em crescimento, em desenvolvimento da consciência.

Quero lhe levar a refletir comigo sobre esse tema tão importante a partir das suas palavras. Leia com bastante atenção…

*************

Um homem se propõe a tarefa de desenhar o mundo. Ao longo dos anos, povoa um espaço com imagens de províncias, de reinos, de montanhas, de baías, de naus, de ilhas, de peixes, de moradas, de instrumentos, de astros, de cavalos e de pessoas. Pouco antes de morrer, descobre que esse paciente labirinto de linhas traça a imagem de seu rosto.”

Jorge Luis Borges

*************

Nesse curto texto ele fala que os inúmeros desenhos feitos pelo artista pouco a pouco fizeram os desenhos das rugas no seu rosto, dando um significado profundo para a sua existência. Eu fiquei emocionado com a sutileza contida nessas palavras e transportei isso para a minha vida.

Parece que foi ontem o tempo em que estava na escola, extremamente tímido, sem ter a menor noção das reviravoltas que daria nos anos seguintes. Hoje em dia, já bem mais amadurecido que na época da adolescência, percebo que cada experiência vivida foi construindo o Isaias que está hoje redigindo esse texto cheio de reflexões sobre a vida.

Tive que passar pelos labirintos escuros de uma depressão leve para descobrir que meu caminho não é com pesquisas em Física, mas com o Ensino, com pessoas, com a mente humana, com a transmissão de conhecimentos sobre o bem viver. É aí que encontro minha realização profunda e quero cada dia mais ser esse desenhista de mim mesmo, para na velhice poder olhar para trás com aquele sentimento de “dever cumprido”, de alguém que, estando nesse mundo para crescer e se aprimorar, deu o melhor de si.

Quase que instantaneamente, ao ler as palavras do Borges, lembrei também as sábias palavras da mega atriz Laura Cardoso, que está no esplendor dos seus 90 anos, ainda firme e forte, além de extremamente lúcida. Prestes a completar 90 anos ela disse essa preciosidade aqui…

*************

“Vou fazer 90 anos, nunca fiz cirurgia plástica. Tinha uma colega que dizia que minha autoestima era grande, porque eu sempre confiei na minha cara do jeito que estava. Não tenho problema algum com minhas rugas. Meu rosto reflete a minha vida, a minha alma, o que amei, o que sofri… Eu me gosto assim.”

Laura Cardoso

************

Ela é linda e suas rugas revelam a vida extremamente bem vivida dela. Seu sorriso é um sorriso de vitória, de força, de perseverança. Essa mulher serve de exemplo para todos nós!

Sem querer criticar quem faz plásticas, porque é um direito de cada um fazer o que bem entender com relação à aparência. Percebo que muitas mulheres e homens tem buscado cirurgias plásticas para tentarem parecer eternamente jovens. Como assim? Como uma pessoa com 80 anos pode ter a aparência de alguém com 25? É absolutamente impossível (Só não é impossível no mundo construído dentro do filme “O preço do amanhã”).

Filme “O preço do amanhã”

Sou completamente a favor das cirurgias quando se trata de correções estéticas causadas por acidentes, por traumatismos, por queimaduras. Inclusive já me emocionei algumas vezes ao ver relatos de pessoas que ficaram com rostos deformados e depois de uma cirurgia feita com sucesso puderam recuperar quase 100% as feições do rosto ou de outra parte do corpo. Repito! Acho isso lindo e dou meus mais sinceros parabéns aos cirurgiões plásticos. Vocês fazem o mundo de muitas pessoas ser mais feliz e completo.

Espero que você, amigo leitor, tenha conseguido entender minha crítica sutil aos exageros em cirurgias plásticas.

Que essa breve reflexão ajude você a olhar com mais consciência as pinceladas diárias da sua vida, que pouco a pouco vão construir as rugas do seu rosto. Meu desejo é que suas rugas revelem as pinturas mais belas e as histórias de vida mais interessantes que você possa vivenciar.

Portanto! Nada de protelar, nada de deixar para depois o que é importante! Só assim esse labirinto de traços será cheio de histórias e significados.

Concluo toda essa reflexão com um texto e um vídeo que traz a leitura do mesmo, no qual mostra o passar de uma vida inteira em pouco mais de 30 segundos. É um daqueles vídeos impactantes, que de forma curta e direta nos leva a grandes reflexões…

***********

“Mamãe, sabia que um dia eu vou crescer e tudo vai ficar diferente. Porque por mais que a gente não perceba e as vezes se recusa a acreditar o tempo voa. E com ele, mais do que a minha imagem o risco é deixar de lado as minhas ideias, meus sonhos, minhas vontades, minha essência. Esquecer quem eu sou. E você nem percebe. Você já pensou nisto? O problema é que a vida passa diante dos nossos olhos e a gente nem percebe, e depois tarde demais vai querer saber o que fez de bom sem ter tempo de recuperar. Enquanto dá tempo faça sua vida valer a pena antes que seja tarde.”

Flavio Siqueira

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles