Li uma frase pequena e muito profunda do escritor Victor Hugo presente no seu livro “Os miseráveis” que considero perfeita para o momento que o nosso país está passando.

******

“Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã.”

Victor Hugo

******

Eu tenho uma vibe serena e feliz na maior parte do tempo, porém, preciso admitir que por conta das diversas tragédias de enormes proporções que ocorreram no Brasil desde o começo do ano, a tristeza me abateu com uma frequência maior.

Mas quando fico assim sempre busco silenciar, meditar, respirar fundo, ouvir boas músicas etc. e dentro de pouco tempo fico bem de novo! Digo a mim mesmo que já estou fazendo o que está ao meu alcance e que estou permeado pelo imponderável em tudo. Essa reflexão serve para você que me lê também viu?

Quando nos abatemos pela tristeza é porque esse imponderável está falando mais alto. O grande aprendizado é saber que isso faz parte e que não temos o controle sobre as coisas num nível macroscópico, como por exemplo o que houve em Brumadinho.

Esse crime ambiental ocorreu pela negligência de muita gente que trabalha na empresa Vale e não temos o poder de reparar barragens que estão danificadas. Esse é o ponto que estou levantando.

Cabe nessa hora buscar a paz dentro de si e alimentar esse sonho de que com a nossa vida, o nosso amor, a nossa disponibilidade, a nossa generosidade, pouco a pouco as coisas melhorem.

Eu acredito profundamente que essa carne e osso de amanhã que o Victor escreve tem um tom de esperança, de amor, de vida. Ele era um autor que transbordava isso. Inclusive ele tem uma frase bem conhecida e impactante que diz:

“O futuro tem muitos nomes.
Para os fracos é o inalcançável.
Para os temerosos, o desconhecido.
Para os valentes é a oportunidade.”

****

Quem vive com medo fica o tempo todo com o pensamento: “O que será do Brasil? O que será de mim? O que será da população?”. Esse pensamento não leva ninguém a lugar nenhum, só nos deixa estagnados.

Precisamos buscar essa valentia. E olha que interessante a palavra oportunidade! Sempre que a leio me lembro da palavra CRISE escrita em mandarim, língua oficial da China. Ela tem dois caracteres, um que significa PERIGO e outro que significa OPORTUNIDADE. Cabe a nós decidir que tipo de reação interna teremos.

Perigo => reação de medo

Oportunidade => reação de valentia, de coragem

A única maneira de superarmos toda a crise que o Brasil está vivendo é nos unindo. Inclusive já comentei em outros textos que me preocupa o comportamento meio entorpecido de muita gente, que olha com indiferença para tanta coisa errada e fora do eixo.

Quem está entorpecido precisa acordar e esse texto é apenas um pequeníssimo estímulo nesse sentido…

Quero concluir refletindo a partir de algumas lindas palavras do mestre Rubem Alves.

*****

“Um país é uma casa grande onde construímos nossas pequenas casas. Um país é uma casa de casas… Constrói-se um país da mesma forma como se constrói uma casa. Com uma diferença. Para eu construir a minha casa bastam o meu Sonho e a minha Inteligência. Mas para se construir essa grande casa chamada país é preciso que muitos sonhem o mesmo Sonho. Quando muitas pessoas sonham juntas o mesmo Sonho dessa grande casa chamada país temos um povo. É o povo que constrói um país.”

Rubem Alves

*****

É o povo que constrói o país! Já passou da hora de acharmos que são os políticos ou as grandes corporações que constroem o país! ERRADO. Somos nós, no cotidiano dos nossos trabalhos. Desempenhando nossos ofícios e contribuindo com nossos impostos!

Tendo mais consciência e esse espírito de união proposto pelo Rubem, podemos superar toda e qualquer crise, vendo nela a oportunidade de transformar o Brasil em um dos melhores países do mundo para se viver!

Esse é o meu sonho, que dependendo de mim, já está se transformando em carne e osso…

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles