Asas e Flaps

Aviação de garimpo, os kamikases da amazônia

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Enquanto muita gente se divertia por ai, algumas centenas de abnegados que gostam de voar por amor a liberdade estavam embrenhados numa mata virgem arriscando suas vidas. Transportando pessoas e carga em frágeis aviões, ajudando nascer uma civilização no meio da mata, construindo uma futura cidade. Onde muitos não conseguem chegar, o avião transpõe tudo e chega lá, trazendo o conforto, a sobrevivência, a salvação daqueles que por uma ou outra razão escolheram viver perigosamente no meio da selva, no inferno verde.
Longe de tudo, distante de nossos lares milhares de quilômetros, onde só o avião e a imaginação conseguem chegar, estávamos nós, dezenas de pilotos, enfiados numa área de garimpo. Hoje as lembranças, coisas boas da vida da gente, não se apagaram. E como é bom recordar aqueles tempos, no ano de 1983.
Havia perdido o emprego como Comandante de um bimotor e estava dando cabeçadas, fazendo free-lancer numa vida minguada, cheia de concorrência e sem reconhecimento, sobrevivendo só Deus sabe como. Afinal, aviação executiva havia dado o seu ultimo suspiro no sul. Nesta época meus olhos estavam voltados para a região norte, onde ainda o avião como meio de transporte tem a sua posição privilegiada. Onde os profissionais conseguem ganhar justamente o que merecem.

Surgiu a oportunidade e de repente estava eu em TUCUMÃ, uma civilização que nascia a cinqüenta minutos de vôo de Redenção no Pará, em plena mata virgem. A poucos minutos de voo de Serra Norte, de São Felix do Xingu e da aldeia Kriketun, as margens do rio Fresco e do rio Branco.
TUCUMÃ, a 12º quilômetros de São Félix do Xingu, era uma iniciativa corajosa da Construtora Andrade Gutierrez, denominada projeto Cidade nº1. Era a primeira gleba. O CUCA era a cidade satélite implantada pelo pessoal de Belo Horizonte – MG que implantava essas cidades, onde as áreas de garimpos proliferavam pela região em uma verdadeira corrida para o ouro. Nesta corrida maluca entrava a aviação de garimpo, elo de ligação entre a civilização que surgia e as clareiras abertas na selva, onde estavam as pequenas faixas improvisadas para pouso e decolagem, pistas num superiores a 300 metros. Sem aproximação, sem arremetida e geralmente construídas nos pés de morros, onde se desenvolviam os garimpos de ouro.
PISTA NOVA com a cantina do Zinho e do falecido Mané Gato, com a cantina do Antonio e da Raimundona, onde tinha farmácia, dentista, barbeiro, padaria, açougue e até cinema. PISTA DA UNIÃO, MAGINCO,MARIA BONITA,BATEIA,CUMARÚ, etc… Cenário de grandes aventuras, onde alguns amigos por infelicidade ficaram para sempre, tentando fazer a ligação, entregar o frete.

Seis a oito pessoas, dependendo do porte físico do grupo e mais suas borrocas(maletas de viagem) eram transportadas comprimidas como sardinha em lata, dentro de um avião de 4 lugares como o “Carioca” ou o “Skylane”. Valeu a experiência para os que ficaram sem serem mutilados pela sorte, e a certeza do que pode realizar um Carioca, um C-180, um C-182, ou um C-206.
Nós vivemos uma aviação sem
mistérios, sem padrão, sem apoio de terra, sem manutenção preventiva e por dezenas de vezes cruzamos  aquele tapete verde sem sequer carregar uma bolsa de sobrevivência na selva ou um galão de água. De bermudas, camisetas e às vezes mesmo sem camisa tal o calor insuportável conseguimos transpor milhares e milhares de castanheiras gigantes, num vai e vem, levando alimentação, pessoas, coisas e enfermos.

 

A malaria também era um dos grandes inimigos naturais, por isso dormíamos dentro de barracas, enfiados em mosquiteiros até conseguir uma vaga na hospedaria pioneira de madeira que surgia na civilização chamada TUCUMÃ, hoje uma cidade.
Nós vimos e ajudamos a nascer TUCUMÃ, fazer dela uma prospera cidade. Na época das águas(chuvas) os vôos diminuem e os acidentes parecem aumentar com as pistas escorregadias, os nevoeiros de superfície e os CB. Na estação da fumaça, bruma seca originaria das queimadas do Pará e Goiás é coisa seria e dá condições de vôo por instrumentos (IMC) e mesmo assim quantas e quantas vezes arriscamos a pele fazendo os vôos espanta macacos por baixo da cortina de fumaça, lambendo as castanheira, para retirar o enfermo com malaria ou o acidentado que precisava de socorro. Muitas vezes com o combustível contado, sem alternativa, navegando só na bussola e por referencias visuais em rios, clareiras,pistas abandonadas, aldeias, morros, etc

Quando lá cheguei havia onze aviões apenas operando na área de garimpo, mas quando de lá sai somavam mais de quarenta. Todo dia chegando aviões com pilotos aventureiros procurando o seu lugar ao sol, tentando um meio de melhorar a vida.
A Policia Federal não era problema para quem estava andando certo. No entanto, de
repente a FAB- Força Aérea Brasileira chegou para colocar disciplina na casa. Algum louco xingou um Coronel Aviador pela freqüência livre, virou bagunça e todo mundo dançou. A freqüência usada na época 125.80Mhz era a mais tumultuada do Pará. Todo mundo falava com todo mundo dando sua posição a cada minuto na esperança de ser localizado no caso de um pouso forçado na mata virgem. Os aviões na maioria das vezes voavam em formação, dezenas deles no ar fazendo uma mesma rota. Uma loucura que as vezes era quebrada pela monotonia dos regressos sem passageiros de retorno, batendo lata.

 

Dois ou três se encontravam no céu e para descontrair aquelas puxadas descomunais tipo montanha russa, seguida de uma perda total em gritos de alegria pela freqüência. Quem deve se lembrar bem disso é o Gere, o Amorr(Ceará), o Martinho(Charles Bronson). O Cmte. Gere aprendeu a voar no colo do pai, que era piloto do governo do Estado de Goiás, e hoje vive em TUCUMÃ. O Cmte. Amorr veio do Ceará por que havia pousado um bimotor perdido na noite em uma rodovia e perdera o emprego. O Cmte. Martinho era de Goiás, mas veio de Manaus-AM onde voava hidroaviões e vivia chorando por uma mulher. Cada qual tinha uma historia própria, um motivo, uma esperança, um sonho, uma ambição e um único objetivo: ganhar muito dinheiro para sair bem daquela vida arriscada, cheia de sacrifícios e muito suor.

 

A saudade hoje bate forte, mas persistir arriscando a vida, contando unicamente com a sorte é burrice. Afinal um homem prevenido vale por dois neste mundo curioso onde não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe. Assim muitos fizeram o pé de meia como eu e caíram fora, pois quem muito quer por fim acaba sem nada, principalmente quando a historia tem um final triste. Nas lembranças ficaram os bons momentos, os amigos, nossos irmãos que comungavam a mesma trilha e que hoje cada qual seguiu um curso. São eles os inesquecíveis: Cmte. ZECÃO (José Giafonni, piloto Stock Car de São Paulo-SP), Cmte. TÚLIO e os seus C-180 (PT-AZY e PT-DKV), MARTINHO, GERÊ, CEARÁ, KIKO, SOUZA, SILVIO, VILELLA, CHAMBARI, BOSQUINHO, MARTINELLI, JEROMINHO,JURUNA, VILLAMIL,DURVALINO,JUAREIS,CARDILLE, DIVINO MARAVILHOSO e os desaparecidos mais tarde tragicamente: o SARDINHA no garimpo e o BUZINA no Rio Araguaia.

 

Quem não voou no garimpo, mas colocou TUCUMÃ de ponta cabeça foi o Comandante CATALÃO que agitou a bandeira e trouxe muita gente para a região, um Co-piloto do governo de Goiás que espalhou a fofoca. O ROCHINHA, sócio com o irmão que voava na VASP comprou um Cessna-182 Skylane Robertson Stoll, levou para lá, não conseguiu voar e ficou em terra controlando os vôos que empreitava para os pilotos que por ali apareciam para voar. Até que muita coisa aconteceu premeditando o trágico acontecimento final, o qual ceifou vitimas num acidente agravado pelo fogo.
As brigas, o mecânico PORTO, ex-FABiano, o MIGUEL ARGENTINO e seus aviões. Tudo tinha sabor de aventura, como uma longa novela repleta de capítulos emocionantes envolvendo pioneiros, onde ficou gravado o calote que levamos dos índios e de alguns cantineiros que não pagaram os seus vôos e nós não recebemos a nossa sagrada comissão.

Em todo lugar existem os mais loucos. Aqueles, Omo o BOSQUINHO e o VALÉRIO que operavam o EMBRAER CORISCO em pista de garimpo, onde nem mesmo o helicóptero da FAB gostava muito de, aleijado de um pé num acidente com um Cessna-170, quebrou um monte de aviões que passaram pelas suas mãos até que se perdeu com um velho Cessna-210 no meio da fumaça durante um vôo de navegação e acabou jogando o avião numa quiçaça de fazenda perto de Redenção-PA, deixando os passageiros assustados e em pânico. Sem contar a pilonada do AMORR na pista do Maginco, alagada, cujo show assisti de camarote em companhia de outros pilotos que iam ali aterrar. Em conseqüência um garimpeiro estourou o olho no painel do C-182 e todos saíram  machucados quando o avião ficou de barriga para cima. Quem  não prestou  muita atenção no ocorrido, pensou que o avião havia pousado, pois tudo aconteceu rapidamente. Teve até um  louco que distraidamente, vendo o avião parado próximo a cabeceira da pista, gritou na freqüência: – que lindo pouso curto AMORR !
Certa vez fugindo de um  temporal, dos tais que ocorrem quase  todas as tardes em locais isolados do Pará e da Amazônia com  muita chuva e fortes ventos, num velho Cherokee-260 “Pathfinder”, transportando em um saquinho de papel um quilo de duzentas gramas de ouro no retorno da Pista Nova para o boteco do Zé Ceará comprador de ouro em TUCUMÃ, acabei encontrando o GERÊ num  malhado Cessna skylane também fora de rota tentando contornar a chuva e os fortes ventos. Nesta altura eu já estava perdido quando vi o Rotating de cauda do C-182, fiz contato na freqüência e segui na cola aos solavancos em meio aquela escuridão provocada por um enorme CB. Fomos parar em um pista no pé de um  morro, numa tal VILA REAL onde só existia uma barraca construída de troncos de coqueiros e madeira nativa, servindo como ponto de apoio à expedições que pesquisavam  ouro na região. Chegamos ali com muita chuva e violentos ventos de superfície, onde pousamos e a água malhou para valer. Só saímos dali depois que o temporal passou na boca da noite. Estávamos a apenas uns quinze minutos de vôo de TUCUMÃ e nunca mais ali voltei.
O mais triste eram os vôos na fumaça onde surgem as miragens. Visões de posições e pontos conhecidos no horizonte por onde temos que passar. Voando num  rumo tal, de pois de tantos minutos por exemplo tem que passar numa garganta ou ao lado de um  morro visivelmente reconhecido em dias de céu claro em contraste com o horizonte. Percorrendo a mesma rota feita muitas vezes ao dia num vai e vem, na época da bruma seca quando estamos envoltos nela, a visibilidade é restrita e prejudicada fortemente. O piloto determina o tempo de vôo até a posição conhecida e durante o desenrolar do vôo, desejando ver a tão esperada referencia , começa até a imaginá-la, pois conhece perfeitamente, gravada em sua mente nos mínimos contornos. Assim no anseio de se orientar entre a fumaça esquece da bussola e imagina estar vendo tal posição e como uma miragem ele vai até lá. E quando se aproxima da referencia visual, acreditando ser verdadeira, ela desaparece. Tudo se torna mais perigoso quando a imaginando ver outro ponto conhecido e já gravado no subconsciente, arrisca ir até lá para conferir o que imagina ver e nada encontra, onde acaba se perdendo.
Nessas horas que o piloto tem que confiar na bussola, compensar o vento, acreditar no tempo sem procurar referencias visuais imagináveis, que nesta altura do campeonato acabam desaparecendo. Tranqüilidade acima de tudo deve andar lado a lado com quem se propõe voar nessas condições. E, no entanto ninguém consegue voar descontraído numa condição destas. Assim, depois de um grande susto, passei fazer como os menos corajosos, ficando em terra firme por vários dias até que a fumaça nos permitisse voar com  maior segurança, sem arriscar ainda mais o pescoço.
Muitos pilotos tentaram arriscar a sorte em TUCUMÃ, mas acabaram voltando para trás com suas frustrações. Foi o que ocorreu com o Cmte. Wellinton do Aero Clube de São Paulo-SP, que tanto eu e posteriormente o Cmte. Vilella de Itú-SP levamos para conhecer as pistas e o tipo de operação no garimpo, mas acabou desistindo. Foram tentativas em vão, pois sua capacidade técnica, sua coragem, seu preparo, não foram suficientes para enfrentar a empreitada. Ainda bem, que como o Wellinton, alguns perceberam  logo cedo que não possuíam aptidão necessária e desistiram, regressando sem deixar marcas. Quem não se lembra do mecânico de aviação particular do Cmte. Dimas, aquele que de vez em quando colocava o NDB 255 de TUCUMÃ no ar, principalmente na época da bruma seca. O radiofarol era de propriedade particular da Construtora Andrade Gutierrez e estava sempre necessitando de manutenção. Seu alcance era pequeno, mas ajudava os navegadores.
Outros mecânicos de aviação a quem devemos os constantes desempenhos dos nossos aviões foram: BENEDITO DE SOUZA( o Marabá), o ÊNIO AVELAR DE SOUZA e o PORTO. Eles ficaram. Pelo menos eu os deixei  lá, quando resolvi vir embora. E com eles ficou TUCUMÃ, uma civilização que nós pilotos de garimpo da época vimos nascer. Hoje uma cidade, um exemplo de realismo e coragem de muitos homens. Onde estarão hoje meus amigos Pilotos de Garimpo.

Fonte: Blog Aventureiro do Ar, Cmt Delfino

 

 

ABAIXO VIDEOS QUE MOSTRAM A SAGA DO CMT ARMANDO PALLA  JUNIOR  NO GARIMPO CONTADA POR ELE MESMO

Abaixo o depoimento do nosso colega  José Pessoa Filho, Cmt Bidu para os mais chegados

Alberto, Voar na Amazônia  é algo inexplicável, é muita aventura, muita adrenalina, muita coragem, e muita solidão, pois não se avista muita coisa a não ser selva, e rios, é como se a cada minuto de voo a é algo conquistado com muita bravura, pois é só você e a maquina e qualquer pane o pouso é inevitavelmente fatal, com muita sorte você posaria em cima de uma castanheira de 30 metros de altura, na minha época de garimpo eu era bem mais jovem e que hoje a coragem é curta para encarar tamanha imensidão de desafio, voei CESSNA 182/206/210 monomotores e voei algum tempo em um CESSNA 310 BIMOTOR, piloto em garimpo é REI, tem privilégios, tem prestigio, pois muita gente depende dele para levar suas cartas, dinheiro para mãe, trazer remédios, levar policia para organizar garimpos, e às vezes a terra virava TERRA SEM Leiva muitos crimes bárbaros, briga por OURO, POR TERRA, briga por nada, SE EU DISSER PARA você que sinto saudade daquela época, poderei dizer que sim e muito também dizer que não, perdi grandes amigos pilotos no garimpo por acidentes, por malária e por ulcera gástrica, se for descrever toda a minha trajetória de piloto daria para escrever um bom livro e que com certeza seria um best sellers, pois assim diz o grande rei roberto Carlos “foram muitas as emoções “hoje o garimpo é um verdadeiro aglomerado de cidades fantasmas onde os que ainda insistem nesta atividade sofrem muito com o desolamento”“. E todos que tenho noticia que foram contemporâneo meus no Pará embora a época fossem milionários estão hoje nas grandes cidades sendo motoristas de táxi ou dono de supermercado em periferia, pois diz a lenda que quem da terra o ouro tirou ou morreu na miséria ou jamais prosperaras e nem um centavo ficará para contar a historiareis que é a maldição do ouro, exemplo maior de um garimpeiro chamado de zé arara que tinha 20 aviões, e hoje vive de favores na cidade de Parnaíba assim dizem quem o conheceu, sem contar com historias de pessoas que são taxistas no aeroporto pinto Martins que eram grandes garimpeiros no tapajós-Pará.

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210 Comentários

  • Everton de Castro disse:

    Parabéns! Esta é uma daquelas leituras que nos faz viver na mente os acontecimentos. Merece um documentário.

  • Everton de Castro disse:

    Parabéns! Esta é uma daquelas leituras que nos faz viver na mente os acontecimentos. Merece um documentário.

  • morei na região de ourilandia de 1983 a 1995 conheço todas as pistas na qual vc voou, hoje tá tudo desmatado. transformarao tudo em pasto… em tucumã nem aeroporto existe mais… depois que a vale implantou uma mineradora em ourilandia construiram um aeroporto lá, tem voos diarios para algumas partes do brasil… o bosquinho ainda reside em são felix do xingu…adorei seu blog…hoje moro em anápolis-go… quase todo ano vou a são felix visitar parentes…. um abraço…

  • morei na região de ourilandia de 1983 a 1995 conheço todas as pistas na qual vc voou, hoje tá tudo desmatado. transformarao tudo em pasto… em tucumã nem aeroporto existe mais… depois que a vale implantou uma mineradora em ourilandia construiram um aeroporto lá, tem voos diarios para algumas partes do brasil… o bosquinho ainda reside em são felix do xingu…adorei seu blog…hoje moro em anápolis-go… quase todo ano vou a são felix visitar parentes…. um abraço…

  • Paiva disse:

    Sou PAiva de Minas Gerais,mas faço meu curso de Piloto Comercial no Rio de Janeiro,estou fazendo meus voos como se fosse em GArimpo,somente pousos curtos e decolagens curtas e fora os treinos para livrar obstáculo.Gostaria de saber como consigo emprego no garimpo,quero muito voar em garimpo,sempre foi minha vontade,alqguém pode me aconselhar ou me indicar algum lugar?

    Paiva

    • Cmt Paiva, obrigado pela sua audiência, quanto a sua solicitação recomendaria procurar o Cmt Pessoa, celular 8789-0813. conhecido por nós na intimidade como Bidu, que trabalhou muitos anos como piloto de garimpo e certamente lhe dará valiosas dicas, Boa sorte

  • Paiva disse:

    Sou PAiva de Minas Gerais,mas faço meu curso de Piloto Comercial no Rio de Janeiro,estou fazendo meus voos como se fosse em GArimpo,somente pousos curtos e decolagens curtas e fora os treinos para livrar obstáculo.Gostaria de saber como consigo emprego no garimpo,quero muito voar em garimpo,sempre foi minha vontade,alqguém pode me aconselhar ou me indicar algum lugar?

    Paiva

    • Cmt Paiva, obrigado pela sua audiência, quanto a sua solicitação recomendaria procurar o Cmt Pessoa, celular 8789-0813. conhecido por nós na intimidade como Bidu, que trabalhou muitos anos como piloto de garimpo e certamente lhe dará valiosas dicas, Boa sorte

  • Rafael do RJ disse:

    Boa tarde Srs,

    Li esta reportagem e me identifiquei demais. Sou checado PC/Multi/IFR e gostaria de tentar a vida no garimpo também, como disse o amigo Paiva. Como eu deveria proceder para buscar vagas? Devo ir até lá? Ligar para o telefone acima?
    Agradeço muito qualquer ajuda dos Srs. Sou um piloto totalmente novato. Apenas 210 hs de vôo.

    abs;

  • Rafael do RJ disse:

    Boa tarde Srs,

    Li esta reportagem e me identifiquei demais. Sou checado PC/Multi/IFR e gostaria de tentar a vida no garimpo também, como disse o amigo Paiva. Como eu deveria proceder para buscar vagas? Devo ir até lá? Ligar para o telefone acima?
    Agradeço muito qualquer ajuda dos Srs. Sou um piloto totalmente novato. Apenas 210 hs de vôo.

    abs;

  • Ney Pulido disse:

    Li a história de Armando Palla Jr, e lembrei de meu irmão Ruy Pulido, que foi como êle, e desapareceu já fazem 10 anos. Não sabemos aonde o avião dele caiu ou se foi levado por outras causas, sómente sabemos que êle desapareceu com o avião inclusive, não tivemos nenhuma notícia, apenas alguns comentários que êle partiu de Santarém PA, e nunca mais voltou. Se alguém souber do Comandante Pulido, ou simplesmente Pulido, entrar em contato. Obrigado

  • Ney Pulido disse:

    Li a história de Armando Palla Jr, e lembrei de meu irmão Ruy Pulido, que foi como êle, e desapareceu já fazem 10 anos. Não sabemos aonde o avião dele caiu ou se foi levado por outras causas, sómente sabemos que êle desapareceu com o avião inclusive, não tivemos nenhuma notícia, apenas alguns comentários que êle partiu de Santarém PA, e nunca mais voltou. Se alguém souber do Comandante Pulido, ou simplesmente Pulido, entrar em contato. Obrigado

  • Decio Paula Borges disse:

    O primeiro comentario deve ser algum FABIANO que escreveu falando em sanções da lei,acredito que ele eu não teria coragem de ser piloto de garimpo,mas tenho total admiração das suas aventuras;Sou piloto que não tive muita sorte com burocracia do extinto DAC hoje ANARCquia me dei mal porque falei pra um major que ele não era homem de palavra devo ter umas 1000 horas de võo e 25 horas de acrobacia feitas em Pirassununga no cocho voador PT 19.fui um dos cobaias de um malfadado curso que houve em 1967 que se chamava CFI que foi um merda. Um dia enviei uma carta pedindo reconsideração para o meu caso foi umas tres paginas.
    Com apenas 10 linhas me responderam só com ameaças e protocolando em todos deptos do DAC não me entregaram as carteiras prometidas do curso intensivo que fizemos, que virou um curso padrão pois o DAC só nos forneceu apostilas duas apostilas da EAPAC e uma outra de meteorologia cheio de erratas mas eu fui o pivo de melhoramentos do nosso curso porque nossos instrutores tinham menos conhecimentos de que nós os alunos não vou citar o nome do Aeroclube pra não causar polemicas .Hoje tenho 72 anos meu brvet de piloto privado e 10497 os de IPE e PC o DAC esta me devendo, eu tinha uma apostila emprestada do meu querido e sudoso instrutor o boletim tecnico numero 2 que até hoje não tem nada equivalente ou melhor que esta edição. Abraços a aviação perdeu um profissional responsavel mas a agricultura ganhou um tecnico em tratores que sou, trabalhei na MF do BRASIL no depto de engenharia como mecanico de protótipos com diversas menções honrrosas na carteira de trabalho me sinto muito satisfeito em ajudar produzir alimentos para a humanidade.TCHAU FUI DECIO

    • Desculpe a demora em publicar sua carta Décio, é que dei uma folguinha para merecidas férias, mas fica aqui seu desabafo, mas no Brasil é assim, muitas vezes uma indicação política vale mais que uma competência técnica. Obrigado e volte sempre.
      PS: Poderia nos mandar alguns causos interessantes ocorrido na sua carreira de piloto? , muito agradeceríamos

  • Decio Paula Borges disse:

    O primeiro comentario deve ser algum FABIANO que escreveu falando em sanções da lei,acredito que ele eu não teria coragem de ser piloto de garimpo,mas tenho total admiração das suas aventuras;Sou piloto que não tive muita sorte com burocracia do extinto DAC hoje ANARCquia me dei mal porque falei pra um major que ele não era homem de palavra devo ter umas 1000 horas de võo e 25 horas de acrobacia feitas em Pirassununga no cocho voador PT 19.fui um dos cobaias de um malfadado curso que houve em 1967 que se chamava CFI que foi um merda. Um dia enviei uma carta pedindo reconsideração para o meu caso foi umas tres paginas.
    Com apenas 10 linhas me responderam só com ameaças e protocolando em todos deptos do DAC não me entregaram as carteiras prometidas do curso intensivo que fizemos, que virou um curso padrão pois o DAC só nos forneceu apostilas duas apostilas da EAPAC e uma outra de meteorologia cheio de erratas mas eu fui o pivo de melhoramentos do nosso curso porque nossos instrutores tinham menos conhecimentos de que nós os alunos não vou citar o nome do Aeroclube pra não causar polemicas .Hoje tenho 72 anos meu brvet de piloto privado e 10497 os de IPE e PC o DAC esta me devendo, eu tinha uma apostila emprestada do meu querido e sudoso instrutor o boletim tecnico numero 2 que até hoje não tem nada equivalente ou melhor que esta edição. Abraços a aviação perdeu um profissional responsavel mas a agricultura ganhou um tecnico em tratores que sou, trabalhei na MF do BRASIL no depto de engenharia como mecanico de protótipos com diversas menções honrrosas na carteira de trabalho me sinto muito satisfeito em ajudar produzir alimentos para a humanidade.TCHAU FUI DECIO

    • Desculpe a demora em publicar sua carta Décio, é que dei uma folguinha para merecidas férias, mas fica aqui seu desabafo, mas no Brasil é assim, muitas vezes uma indicação política vale mais que uma competência técnica. Obrigado e volte sempre.
      PS: Poderia nos mandar alguns causos interessantes ocorrido na sua carreira de piloto? , muito agradeceríamos

  • Decio Paula Borges disse:

    M

  • Decio Paula Borges disse:

    M

  • Decio Paula Borges disse:

    Meu presado Alberto eu tenho coisas [cabeludas] pra contar sobre corrupção dentro do DAC daquela época quando eu estiver mais a vontade vou revelar muita coisa que fiz, ví fazer dentro do DAC parece que hoje esta pior com esta ANACkia agora que somente tem burocrata que anda de avião como passageiro,pelo menos naquela época apesar de uns fabianos aposentados ou afastados de suas funções por problema de saude ou pscologico participavam de funções no DAC e aí de quem contrariasse suas decisões estava ferrado. Abraços Decio

  • Decio Paula Borges disse:

    Meu presado Alberto eu tenho coisas [cabeludas] pra contar sobre corrupção dentro do DAC daquela época quando eu estiver mais a vontade vou revelar muita coisa que fiz, ví fazer dentro do DAC parece que hoje esta pior com esta ANACkia agora que somente tem burocrata que anda de avião como passageiro,pelo menos naquela época apesar de uns fabianos aposentados ou afastados de suas funções por problema de saude ou pscologico participavam de funções no DAC e aí de quem contrariasse suas decisões estava ferrado. Abraços Decio

  • edson moura disse:

    grandes cmtes aprendi a voa com um cmte que voo muito nos garimpos de roraima ele voava dc3 na epoca valeu muito a pena a poca experiençia que aprendi

  • edson moura disse:

    grandes cmtes aprendi a voa com um cmte que voo muito nos garimpos de roraima ele voava dc3 na epoca valeu muito a pena a poca experiençia que aprendi

  • nando disse:

    Boa tarde alguem ai conheçeu o Valdebrando “Cherim” que voava em Apiacas e em Alta Floresta e faleceu em 1989 na queda de um Cesnna?

  • nando disse:

    Boa tarde alguem ai conheçeu o Valdebrando “Cherim” que voava em Apiacas e em Alta Floresta e faleceu em 1989 na queda de um Cesnna?

  • leonardo francisco da silva disse:

    Boa noite sou piloto privado de aviao com 57horas e gostaria de voar no arimpo para completa as horas de pc voei o ab115 c150 c152 estou precisando de uma oportunidade.Obrigado.

  • leonardo francisco da silva disse:

    Boa noite sou piloto privado de aviao com 57horas e gostaria de voar no arimpo para completa as horas de pc voei o ab115 c150 c152 estou precisando de uma oportunidade.Obrigado.

  • Marcio Bastos disse:

    Ola pessoal,eu conheco bem a vida do garimpo,não trabalhei nele,mas perdi muitos amigos que conheci durante meu trabalho na aviação.
    Trabalhei por 14 anos no Campo de Marte,conheci o sr Adair Ruiz e outros que agora não lembro e muitos que morreram trabalhei na Flytec Serviços aeronautocos Antiga Fujiwara,vendendo peças e acessorios para os aviões que tanto gosto demais.
    hoje sou aposentado mas lembro sempre de meus amigos que sacrificaram suas vidas por uma melhor.
    e hoje como esta?não sei eu gostaria de saber.
    um grande abraço ao pilotos corajosos e valentes

    • Obrigado pela participação Marcio Bastos, mas apesar das perdas que lamentamos profundamente, muitos jovens pilotos , seja por espírito de aventura ou mesmo por uma questão de sobrevivênciam almejam trilhar por estes caminhos tortuosos porém gloriosos pela conquista e pelo sublime ofício da arte de voar, vão em frente jovens ícaros e encarem os ceus azuis dos nossos faiscantes garimpos, e que o Superior os protejam.

  • Marcio Bastos disse:

    Ola pessoal,eu conheco bem a vida do garimpo,não trabalhei nele,mas perdi muitos amigos que conheci durante meu trabalho na aviação.
    Trabalhei por 14 anos no Campo de Marte,conheci o sr Adair Ruiz e outros que agora não lembro e muitos que morreram trabalhei na Flytec Serviços aeronautocos Antiga Fujiwara,vendendo peças e acessorios para os aviões que tanto gosto demais.
    hoje sou aposentado mas lembro sempre de meus amigos que sacrificaram suas vidas por uma melhor.
    e hoje como esta?não sei eu gostaria de saber.
    um grande abraço ao pilotos corajosos e valentes

    • Obrigado pela participação Marcio Bastos, mas apesar das perdas que lamentamos profundamente, muitos jovens pilotos , seja por espírito de aventura ou mesmo por uma questão de sobrevivênciam almejam trilhar por estes caminhos tortuosos porém gloriosos pela conquista e pelo sublime ofício da arte de voar, vão em frente jovens ícaros e encarem os ceus azuis dos nossos faiscantes garimpos, e que o Superior os protejam.

  • Paulo Fênix disse:

    Minha familia chegou nesta epoca aqui, eu tinha 10 anos, legal as fotos e a historia emocionante. parabéns aos desbravadores.

  • Paulo Fênix disse:

    Minha familia chegou nesta epoca aqui, eu tinha 10 anos, legal as fotos e a historia emocionante. parabéns aos desbravadores.

  • EDSON SOUZA disse:

    OH AMIGO! QUASE MORRO DE SAUDADES DAQUELES TEMPOS DO GARIMPO, VOCÊ ME FEZ LEMBRAR DE QUANDO EU TINHA 6 ANOS E FUI MORAR NO GARIMPO DE NOVO MUNDO ( MATO GROSSO) – NÃO SEI SE VOCÊ JÁ OUVIU FALAR- E EU FICAVA HORAS OBSERVANDO OS AVIÕES, ESPECIALMENTE O DO PILOTO CHAMADO ZÉ DO RIO, POIS AVIÕES FOI SEMPRE MINHA GRANDE PAIXÃO, PENA QUE NÃO TIVE OPORTUNIDADE DE SEGUIR ESSE CAMINHO, MESMO ASSIM SINTO UMA ENORME NOSTALGIA SÓ DE OUVIR O RONCO DE UM MONO OU BIMOTOR A PASSAR. MUITO OBRIGADO!

  • EDSON SOUZA disse:

    OH AMIGO! QUASE MORRO DE SAUDADES DAQUELES TEMPOS DO GARIMPO, VOCÊ ME FEZ LEMBRAR DE QUANDO EU TINHA 6 ANOS E FUI MORAR NO GARIMPO DE NOVO MUNDO ( MATO GROSSO) – NÃO SEI SE VOCÊ JÁ OUVIU FALAR- E EU FICAVA HORAS OBSERVANDO OS AVIÕES, ESPECIALMENTE O DO PILOTO CHAMADO ZÉ DO RIO, POIS AVIÕES FOI SEMPRE MINHA GRANDE PAIXÃO, PENA QUE NÃO TIVE OPORTUNIDADE DE SEGUIR ESSE CAMINHO, MESMO ASSIM SINTO UMA ENORME NOSTALGIA SÓ DE OUVIR O RONCO DE UM MONO OU BIMOTOR A PASSAR. MUITO OBRIGADO!

  • joelsom maia disse:

    BOA TARDE, JÁ TIVE A OPORTUNIDADE DE VOAR TANTO COM ARMANDO COMO COM PALLA JUNIOR, ESSES CARAS SÃO D+. Á TAMBEM TIVE A OPORTUNIDADE DE PILOTAR UMC210, E UM C206 PERTENCENTES A MEU PAI, UM EX GARIMPEIRO, INFELIZMENTE Ñ CONSEGUI NEM O BREVET, MAS MINHA PAIXÃO PELA AVIAÇÃO DE PEQUENO PORTE ME LEVOU A A DAR ESSA OPORTUNIDADE A MEU FILHO, TALVES ASIIM EU ME SINTA REALIZADO… ABRAÇOS A TODOS AQUELES Q UM DIA TIVERAM A OPORTUNIDADE DE VOAR NOS GARIMPOS DA AMAZONIA. JÁ IA ESQUECENDO, PEGUEI UMA CARONA COM O COMANDANTE MACONHA… UMA LENDA!

  • joelsom maia disse:

    BOA TARDE, JÁ TIVE A OPORTUNIDADE DE VOAR TANTO COM ARMANDO COMO COM PALLA JUNIOR, ESSES CARAS SÃO D+. Á TAMBEM TIVE A OPORTUNIDADE DE PILOTAR UMC210, E UM C206 PERTENCENTES A MEU PAI, UM EX GARIMPEIRO, INFELIZMENTE Ñ CONSEGUI NEM O BREVET, MAS MINHA PAIXÃO PELA AVIAÇÃO DE PEQUENO PORTE ME LEVOU A A DAR ESSA OPORTUNIDADE A MEU FILHO, TALVES ASIIM EU ME SINTA REALIZADO… ABRAÇOS A TODOS AQUELES Q UM DIA TIVERAM A OPORTUNIDADE DE VOAR NOS GARIMPOS DA AMAZONIA. JÁ IA ESQUECENDO, PEGUEI UMA CARONA COM O COMANDANTE MACONHA… UMA LENDA!

  • joelsom maia disse:

    MACONHA COMO TODOS NÓS APAIXONADOS PELA AVIAÇÃO SABEMOS É UMA LENDA DA AVIAÇÃO BRASILEIRA, UM CARA QUE ENRIQUECEU E EMPOBRECEU VARIAS VEZES DURANTE SUA VIDA COMO PILOTO E GARIMPEIRO QUE FOI, TUDO A CUSTA DOS GARIMPOS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA E PERUANA, O KARA FOI UM ÍCONE E SERVIL DE INSPIRAÇÃO P/ MUITOS PILOTOS DA ATUALIDADE, INCLUSIVE ELE ATÉ CHEGOU A PARTICIPAR DO PROGRAMA DO JÔ, DENTRE TANTOS Q VOARÃO COM ELE AQI EM MINHA CIDADE AINDA EXISTE UM EROI” COMANDANTE ARTUR”, DO PROGRAMA VOECOMIGO, UM EXCELENTE PILOTO, ASSIM COMO JUNIO E ARMANDO PALLA.

  • joelsom maia disse:

    MACONHA COMO TODOS NÓS APAIXONADOS PELA AVIAÇÃO SABEMOS É UMA LENDA DA AVIAÇÃO BRASILEIRA, UM CARA QUE ENRIQUECEU E EMPOBRECEU VARIAS VEZES DURANTE SUA VIDA COMO PILOTO E GARIMPEIRO QUE FOI, TUDO A CUSTA DOS GARIMPOS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA E PERUANA, O KARA FOI UM ÍCONE E SERVIL DE INSPIRAÇÃO P/ MUITOS PILOTOS DA ATUALIDADE, INCLUSIVE ELE ATÉ CHEGOU A PARTICIPAR DO PROGRAMA DO JÔ, DENTRE TANTOS Q VOARÃO COM ELE AQI EM MINHA CIDADE AINDA EXISTE UM EROI” COMANDANTE ARTUR”, DO PROGRAMA VOECOMIGO, UM EXCELENTE PILOTO, ASSIM COMO JUNIO E ARMANDO PALLA.

  • Caio César disse:

    E o Cmte Dourado, que também virou lenda na região de redenção ”
    Moro na cidade e volta e meia surge alguma historia dele.
    Grande ícone da aviação!

  • Caio César disse:

    E o Cmte Dourado, que também virou lenda na região de redenção ”
    Moro na cidade e volta e meia surge alguma historia dele.
    Grande ícone da aviação!

  • Rogerio de Souza disse:

    Srs, Boa tarde. Sou Rogerio tenho 31 anos de idade, sou casado e tenho uma filha de 7 anos. Desde criança sonho em ser piloto, gostaria de realizar esse sonho porem muitos me afirmam que estou velho para iniciar nessa carreira. Tenho muita vontade de voar, vcs sabem se tem alguma empresa de garimpo ou taxi que oferece oportunidade para pessoa iniciar nessa carreira. Fiz teórico do PP e falta fazer as horas mas devido ao meu baixo salario não tive oportunidade de voar. Alguem poderia me dar norte?

  • Rogerio de Souza disse:

    Srs, Boa tarde. Sou Rogerio tenho 31 anos de idade, sou casado e tenho uma filha de 7 anos. Desde criança sonho em ser piloto, gostaria de realizar esse sonho porem muitos me afirmam que estou velho para iniciar nessa carreira. Tenho muita vontade de voar, vcs sabem se tem alguma empresa de garimpo ou taxi que oferece oportunidade para pessoa iniciar nessa carreira. Fiz teórico do PP e falta fazer as horas mas devido ao meu baixo salario não tive oportunidade de voar. Alguem poderia me dar norte?

  • Frederico andrade disse:

    Boa tarde senhores comandantes.. Após ler esse blog fiquei muito feliz e emocionado ao mesmo tempo.. Sou piloto e estou no começo de profissão, da presente to morando em redenção no para pra terminar de checar a carteira se piloto comercial!! Fiquei feliz pelo conhecimento que acabei de adquirir com essas espetaculares histórias e emocionado pelo fato de um desses desbravadores ter sido meu avô.. Sou neto do LUIS CHAMBARI e tenho orgulho de tentar poder carregar esse sobrenome na aviação.. Obrigado a todos e bons vôos sempre

  • Frederico andrade disse:

    Boa tarde senhores comandantes.. Após ler esse blog fiquei muito feliz e emocionado ao mesmo tempo.. Sou piloto e estou no começo de profissão, da presente to morando em redenção no para pra terminar de checar a carteira se piloto comercial!! Fiquei feliz pelo conhecimento que acabei de adquirir com essas espetaculares histórias e emocionado pelo fato de um desses desbravadores ter sido meu avô.. Sou neto do LUIS CHAMBARI e tenho orgulho de tentar poder carregar esse sobrenome na aviação.. Obrigado a todos e bons vôos sempre

  • Felipe Chiaradia disse:

    É Impressionante poder ler histórias assim de uma aviação que parece tão distante da gente.
    Eu sou piloto e fico abismado com a coragem de alguns pilotos que se aventuram desse jeito desfrutando de tal liberdade. A gente fala fala de aviação, mas quem voo no garimpo vira lenda.
    Pena que o Ouro mexe tanto com as pessoas que depois dos passar dos anos não o resta nada, e muito triste, mas ainda o sobram a lembranças.
    Hoje em dia ainda existe aviação de garimpeiros? eu vim pro MT voar e pensei que iria poder ter o prazer de ter contato desse tipo de aviação mas aqui em Cuiabá é só Táxi Aéreo mesmo.

  • Felipe Chiaradia disse:

    É Impressionante poder ler histórias assim de uma aviação que parece tão distante da gente.
    Eu sou piloto e fico abismado com a coragem de alguns pilotos que se aventuram desse jeito desfrutando de tal liberdade. A gente fala fala de aviação, mas quem voo no garimpo vira lenda.
    Pena que o Ouro mexe tanto com as pessoas que depois dos passar dos anos não o resta nada, e muito triste, mas ainda o sobram a lembranças.
    Hoje em dia ainda existe aviação de garimpeiros? eu vim pro MT voar e pensei que iria poder ter o prazer de ter contato desse tipo de aviação mas aqui em Cuiabá é só Táxi Aéreo mesmo.

  • Alberto,
    Parabens pelo Blog… pela história publicada acima…pelos videos do Armando e do Junior…são sem dúvida os melhores pilotos de Navajo que conheci…posso afirmar isto porque fui eu que chequei o Junior para PC, num dos Navajos do Armando…nao foi um voo apenas…entrei para o garimpo com ele…fomos a Pista do Armando, de lá fomos ao Patrocínio e voltamos para Itaituba…fui padrinho de casamento do Júnior.
    Também voei dois anos em Itaituba, depois de uma rápida passagem por Boa Vista…foi nos anos 88 e 89.
    Abraço
    Albrecht

  • Alberto,
    Parabens pelo Blog… pela história publicada acima…pelos videos do Armando e do Junior…são sem dúvida os melhores pilotos de Navajo que conheci…posso afirmar isto porque fui eu que chequei o Junior para PC, num dos Navajos do Armando…nao foi um voo apenas…entrei para o garimpo com ele…fomos a Pista do Armando, de lá fomos ao Patrocínio e voltamos para Itaituba…fui padrinho de casamento do Júnior.
    Também voei dois anos em Itaituba, depois de uma rápida passagem por Boa Vista…foi nos anos 88 e 89.
    Abraço
    Albrecht

  • PRIMO CESTARI disse:

    -Olá,sou primo cestari,um admirador da aviação de garimpo,e um ex-quase piloto. Fiz o curso de PP.no aeroclube de maringá-PR-no anode1972-sendo o presidente do aeroclube-Satochi Nakayama-e meus instrutores de vôo-NICO – consegui ser aprovado nos exames teóricos-cujo brevet-guardo até hoje como uma relíquia-porém na parte prática-que fazíamos paralelo ao teórico,voei 25 horas em um paulistinha CAP4-cujo manche era uma alavanca tipo trator.-OK.como o aeroclube de Maringá na época só tinha 03 aviões,sendo 02m paulistinhas e 01 PIPER-PA-18-tivemos um dos paulistinhas e o piper embargados pelo DAC.por falta das revisões necessárias-e o terceiro justo oque sobrou da frota,era o CAP-4-QUE EU IRIA ME BREVETAR-mas ocorreu uma falha em um dos pousos efetuadas por outro aluno,um médico de Marialva,que durante o pouso conseguiu entortar uma das asasdo paulistinha. Pronto,foi aí que o meu tão almejado brevet dançou.Pois eu não tinha condições financeiras para terminaro curso em outra cidade,como fizeram outros alunos,que foram voar em Londrina ou MARILIA- .Acabou por aí?-Não fui para APIACÁS-MT tentar voar sem o Brevet,pois na epócaeu sabia de casos de pessoas voando sem brevet,por lá.. (continua na próxima por motivodo tamanho da narração.)-

  • PRIMO CESTARI disse:

    -Olá,sou primo cestari,um admirador da aviação de garimpo,e um ex-quase piloto. Fiz o curso de PP.no aeroclube de maringá-PR-no anode1972-sendo o presidente do aeroclube-Satochi Nakayama-e meus instrutores de vôo-NICO – consegui ser aprovado nos exames teóricos-cujo brevet-guardo até hoje como uma relíquia-porém na parte prática-que fazíamos paralelo ao teórico,voei 25 horas em um paulistinha CAP4-cujo manche era uma alavanca tipo trator.-OK.como o aeroclube de Maringá na época só tinha 03 aviões,sendo 02m paulistinhas e 01 PIPER-PA-18-tivemos um dos paulistinhas e o piper embargados pelo DAC.por falta das revisões necessárias-e o terceiro justo oque sobrou da frota,era o CAP-4-QUE EU IRIA ME BREVETAR-mas ocorreu uma falha em um dos pousos efetuadas por outro aluno,um médico de Marialva,que durante o pouso conseguiu entortar uma das asasdo paulistinha. Pronto,foi aí que o meu tão almejado brevet dançou.Pois eu não tinha condições financeiras para terminaro curso em outra cidade,como fizeram outros alunos,que foram voar em Londrina ou MARILIA- .Acabou por aí?-Não fui para APIACÁS-MT tentar voar sem o Brevet,pois na epócaeu sabia de casos de pessoas voando sem brevet,por lá.. (continua na próxima por motivodo tamanho da narração.)-

  • PRIMO CESTARI disse:

    -(continua)- voltando um pouco,na narração anterior eu disse-meus instrutores de vôo,porque na verdade foram 02 NICO E MATTOS,voei com os dois mas foi com o Mattos que fiz aquele treinamento de pouso e decolagem,há exaustão,quase 2 horas seguidas por dia de pouso e decolagens,até conseguir fazer aproximação e pouso suave,sem que apista escorregasse,. Num domingo de sol brilhante,o mattos avisou-nos que não estaria no aeroclube,pois iria até porto-guaira participar de evento de aniversário da cidade,promovida pelo prefeito,com apresentação de vôos rasantes de vários aeroclubes regionais,etc.Só que lá ocorreu uma tragédia com omattos,a pista era uma rua da cidade e havia grande movimentação de gente por causa da festa,e ao arremeter seu cesnna ele colheu de cheio um grupo de garotas que atravessaram inadvertidamente a pista,havendo mortes e uma grande tragédia nolocal. Desde então nunca mais ví o mattos novamente,muito tempo depois soube que ele estava voando em serra-pelada-no pará. no auge dos garimpo de lá. (volto em breve)-

  • PRIMO CESTARI disse:

    -(continua)- voltando um pouco,na narração anterior eu disse-meus instrutores de vôo,porque na verdade foram 02 NICO E MATTOS,voei com os dois mas foi com o Mattos que fiz aquele treinamento de pouso e decolagem,há exaustão,quase 2 horas seguidas por dia de pouso e decolagens,até conseguir fazer aproximação e pouso suave,sem que apista escorregasse,. Num domingo de sol brilhante,o mattos avisou-nos que não estaria no aeroclube,pois iria até porto-guaira participar de evento de aniversário da cidade,promovida pelo prefeito,com apresentação de vôos rasantes de vários aeroclubes regionais,etc.Só que lá ocorreu uma tragédia com omattos,a pista era uma rua da cidade e havia grande movimentação de gente por causa da festa,e ao arremeter seu cesnna ele colheu de cheio um grupo de garotas que atravessaram inadvertidamente a pista,havendo mortes e uma grande tragédia nolocal. Desde então nunca mais ví o mattos novamente,muito tempo depois soube que ele estava voando em serra-pelada-no pará. no auge dos garimpo de lá. (volto em breve)-

  • Marcos Silva disse:

    Meu amigos pilotos, tbem sou piloto, nao estou na ativas um pena mais presenciei muitas dessa aventura e fiz muitas amizades, tive o privilegio de conhecer muitos cmtes. inclusive ROGERIO MACUNHA, Cmte Palla , Jr. Palla , Cmte.Maí, Cmte. Delano Raik, Cmte.Bido, Manel teortia , Cmte .Arthur meiu amigo, cara tem muita gente boa meus cunhado e amigos Cmte. Peninha e comt. Pé. so que viveu e conviveu com a aviaçao de garimpo, muito esse blog vamos vivenciar esses momento e pra quem esta começando vai ai uma grande esperiencia proficinal e de vida um Grande Abraço!!!

  • Marcos Silva disse:

    Meu amigos pilotos, tbem sou piloto, nao estou na ativas um pena mais presenciei muitas dessa aventura e fiz muitas amizades, tive o privilegio de conhecer muitos cmtes. inclusive ROGERIO MACUNHA, Cmte Palla , Jr. Palla , Cmte.Maí, Cmte. Delano Raik, Cmte.Bido, Manel teortia , Cmte .Arthur meiu amigo, cara tem muita gente boa meus cunhado e amigos Cmte. Peninha e comt. Pé. so que viveu e conviveu com a aviaçao de garimpo, muito esse blog vamos vivenciar esses momento e pra quem esta começando vai ai uma grande esperiencia proficinal e de vida um Grande Abraço!!!

  • Era o meu sonho, ser piloto de avião, passou o tempo e fiquei para tras, hoje, mero admirador da aviação. Parabens a todos os profissionais da aviação.

    • Só discordo do amigo quando afirma que é um mero admirador da aviação, na minha humilde opinião as pessoas que curtem a aviação são seres privilegiados que captaram a beleza estética e tecnológica desta grande conquista da ciência humana. Parabéns Raimundo pelo seu bom gosto e volte sempre

  • Era o meu sonho, ser piloto de avião, passou o tempo e fiquei para tras, hoje, mero admirador da aviação. Parabens a todos os profissionais da aviação.

    • Só discordo do amigo quando afirma que é um mero admirador da aviação, na minha humilde opinião as pessoas que curtem a aviação são seres privilegiados que captaram a beleza estética e tecnológica desta grande conquista da ciência humana. Parabéns Raimundo pelo seu bom gosto e volte sempre

  • alan disse:

    OLÁ,VOCE CONHECEU ANTONIO BENEDITO DE MORAES,ELE MOROU EM TUCUMÃ NOS ANOS 90 E FALECEU EM 96

  • alan disse:

    OLÁ,VOCE CONHECEU ANTONIO BENEDITO DE MORAES,ELE MOROU EM TUCUMÃ NOS ANOS 90 E FALECEU EM 96

  • Tobias Junior disse:

    Olá alguém conheceu Marcelino Lopes Pires?

  • Tobias Junior disse:

    Olá alguém conheceu Marcelino Lopes Pires?

  • CMT BOSCO ROSA PILOTOU PRA MEU PAI NESSA EPOCA ESKYLANE PT-CUI TEMPOS BOM KI NÃO VOLTA MAIS

  • CMT BOSCO ROSA PILOTOU PRA MEU PAI NESSA EPOCA ESKYLANE PT-CUI TEMPOS BOM KI NÃO VOLTA MAIS

  • garibaldi ramos disse:

    fiz um grande show com beto pirilampo e biroka no hotel das araras. biroka balançando nos dois pés de um tamborete alto, o público tentando adivinhar a hora da queda mas no final foi beto que caiu naquela piscina imensa sem querer. fomos tratados com os três reis magros.

  • garibaldi ramos disse:

    fiz um grande show com beto pirilampo e biroka no hotel das araras. biroka balançando nos dois pés de um tamborete alto, o público tentando adivinhar a hora da queda mas no final foi beto que caiu naquela piscina imensa sem querer. fomos tratados com os três reis magros.

  • fernando disse:

    Trabalhei em varios garimpos de itaituba. O Armando começou trabalhando com o Ruy mendonça no garimpo do marupa. O rui foi quem começou o garimpo mecanizado no tapajos.

  • fernando disse:

    Trabalhei em varios garimpos de itaituba. O Armando começou trabalhando com o Ruy mendonça no garimpo do marupa. O rui foi quem começou o garimpo mecanizado no tapajos.

  • José Pessoa Filho (Cmte.BIDU) disse:

    Amigo Alberto,Realmente seu relato e nossas conversas foram bem relatadas aqui,no tempo em que voei no garimpo,muitos heróis voavam na região,tais como o Cmte.MAMÁ,Cmte Alemão,Cmte Dourado,Cmte Pena,Cmte Rui Ratinho,Cmte Pantera,Cmte Albenor,Cmte Maconha,Cmte Cabeça,Cmte Vier,Cmte Andrade e muitos outros,realmente era adrenalina pura,muitos contam as historias e outros ficaram na historia,tempo bom,muita aventura,aqui fica o meu abraço a todos que gostam da aviação assim como eu,e um abraço maior a todos que tiverm a oportunidade de estar no garimpo assim como eu.

  • José Pessoa Filho (Cmte.BIDU) disse:

    Amigo Alberto,Realmente seu relato e nossas conversas foram bem relatadas aqui,no tempo em que voei no garimpo,muitos heróis voavam na região,tais como o Cmte.MAMÁ,Cmte Alemão,Cmte Dourado,Cmte Pena,Cmte Rui Ratinho,Cmte Pantera,Cmte Albenor,Cmte Maconha,Cmte Cabeça,Cmte Vier,Cmte Andrade e muitos outros,realmente era adrenalina pura,muitos contam as historias e outros ficaram na historia,tempo bom,muita aventura,aqui fica o meu abraço a todos que gostam da aviação assim como eu,e um abraço maior a todos que tiverm a oportunidade de estar no garimpo assim como eu.

  • Izidro Simões disse:

    Em 1983, entrei na aviação de garimpo em Alta Floresta-MT, depois de 10 anos no Pantanal, em busca de conhecer lugares novos e aventura. Depois de algum tempo, fui para Itaituba, onde fiquei 3 anos. Quando estourou o garimpo em Roraima, parti para Boa Vista. Era junho de 1988. Voei até ser fechado por Fernando Collor. Voei escondido, junto com mais uns 100 que ficaram e que aos poucos foram retornando para seus Estados. Ficamos sendo uns 10 pilotos se tanto, que também foram minguando para uns 5 ou 6, tudo clandestino.

    Em Boa Vista, eramos pouco mais de 400 aviões, a maioria Skylanem, havendo 1 Mitsubshi, 2 DC-3 , 2 Beech bimotores e 3 Curtiss, que voavam para pistas com pelo menos 600 metros. Haviam uns 30 helicópteros, inclusive um grande Sikorski biturbina, pilotado por Jefferson (do Rio), que carregava 1.500 Kg no gancho e 2 ton dentro. Tinha sido da TV Record no tempo do seu fundador, Paulo Machado, a primeira que teve apoio aéreo próprio.

    Consumia-se cerca de 40 mil litros de AVGAS da BR e mais 45/50 mil da Shell, e cerca de 8 mil de QAV da BR, diariamente. Eram cerca de 120 pista, afora uma infinidade de clareiras atendidas por helicópteros. Calculava-se haverem algo em torno de 45 mil e 50 mil garimpeiros, numa área que ia desde 1 hora até 01:50 de vôo, partindo de Boa Vista.

    As difíceis eram a Pista Velha, do Raimundo Nênê, com 17 acidentes, dos quais 5 fatais e a do Chico Ceará, com 4 lenhas para ninguém botar defeito.

    O aeroporto de BV ficou tão cheio, que PICÃO arrendou uma chácará vizinho do Jóquei Clube, arrabalde de Boa Vista e fez uma pista, onde pousava-se noturno, com balizamento feito de latas de leite Ninho, cheio de estopa e óleo diesel.

    Também houve a Cariri, do Osvaldo, na beira da BR 174, sendo BV/Manaus, uns 20 Km de Boa Vista, com cantina e mecânicos.

    Havia ainda outra que PICÃO fez, entre Cariri e Boa Vista, de onde decolava-se pelas 4 ou 04:30 da madrugada, para amanhecer sobre os garimpos. A hora da decolarem dependia da distância até o garimpo. Isso era feito para enganar a Polícia Federal, pois os garimpos já tinham sido fechados mas, a gente continou voando. Quando a PF aparecia na pista aí pela 8 da manhã, a gente já tinha retornado. Foi assim até um certo tempo, quando descobriram o macete e foram para lá pela meia noite, e prenderam toso os que chegavam para voar. Encheu a penitenciária! KKKK

    O rei do garimpo em Roraima, foi PEDRINHO, que tinha voado muito em Itaituba, no tempo em que lá estive. Fazia proezas na Pista Velha (do Raimundo Nênê), decolando no Skylane, com até 6 pax (3.300 pés). Pista de 400m em que se iniciava a corrida numa curva, despencando numa ladeira de uns 40/45º de inclinação com duas lombadas de tobogã. No final, era SHAZAN! e atirava-se no abismo de uns 200 metros onde ganhava velocidade e ira renteando o rio Catrimani que serpenteava lá em baixo e que escorria entre duas altas cordilheiras de serra.

    Roraima foi prova de fogo para qualquer piloto. Alguns nomes famosos em SP estiveram aqui mas, desistiram. Faltava vocação para esse tipo de aventura. Piloto da FAB, de férias, também voaram aqui (uns 10) e também pilotos de helicóptero da Marinha. Havia capitães, majores, ten. coronéis e coronéis, gente que se enturmou conosco e virou “civil”.

    Migrei para táxi aéreo, porque as pistas de garimpo foram ficando ruinzinhas, com mato, buracos e cabeceiras sem desmatamento. Depois, fui para a aviação agrícola ( CAVAG em 1977), pioneiro em Roraima, já tendo sido pioneiro em MT, na Stratus Agro Aérea (1978/79) quando era de Joachim Jung e Valdebran Coelho. Depois foi vendida.

    Em Rondônia, fiz a primeira lavoura de arroz naquele Estado. Foi para Abrão, dono da fazenda Cerradão, pertinho de Vilhena. Voltei para o táxi aéreo e voei na Área Ianomami, a serviço da URIHI, que prestava serviço de saúde para os índios e depois a serviço da FUNASA, também na Área Raposa/Serra do Sol.

    Retornei para a aviação agrícola, pela Heringer Aviação Agrícola, de Imperatriz-MA, no a serviço da Vale do Rio Doce. Retornei ao táxi aéreo onde aposentei em 2005

  • Izidro Simões disse:

    Em 1983, entrei na aviação de garimpo em Alta Floresta-MT, depois de 10 anos no Pantanal, em busca de conhecer lugares novos e aventura. Depois de algum tempo, fui para Itaituba, onde fiquei 3 anos. Quando estourou o garimpo em Roraima, parti para Boa Vista. Era junho de 1988. Voei até ser fechado por Fernando Collor. Voei escondido, junto com mais uns 100 que ficaram e que aos poucos foram retornando para seus Estados. Ficamos sendo uns 10 pilotos se tanto, que também foram minguando para uns 5 ou 6, tudo clandestino.

    Em Boa Vista, eramos pouco mais de 400 aviões, a maioria Skylanem, havendo 1 Mitsubshi, 2 DC-3 , 2 Beech bimotores e 3 Curtiss, que voavam para pistas com pelo menos 600 metros. Haviam uns 30 helicópteros, inclusive um grande Sikorski biturbina, pilotado por Jefferson (do Rio), que carregava 1.500 Kg no gancho e 2 ton dentro. Tinha sido da TV Record no tempo do seu fundador, Paulo Machado, a primeira que teve apoio aéreo próprio.

    Consumia-se cerca de 40 mil litros de AVGAS da BR e mais 45/50 mil da Shell, e cerca de 8 mil de QAV da BR, diariamente. Eram cerca de 120 pista, afora uma infinidade de clareiras atendidas por helicópteros. Calculava-se haverem algo em torno de 45 mil e 50 mil garimpeiros, numa área que ia desde 1 hora até 01:50 de vôo, partindo de Boa Vista.

    As difíceis eram a Pista Velha, do Raimundo Nênê, com 17 acidentes, dos quais 5 fatais e a do Chico Ceará, com 4 lenhas para ninguém botar defeito.

    O aeroporto de BV ficou tão cheio, que PICÃO arrendou uma chácará vizinho do Jóquei Clube, arrabalde de Boa Vista e fez uma pista, onde pousava-se noturno, com balizamento feito de latas de leite Ninho, cheio de estopa e óleo diesel.

    Também houve a Cariri, do Osvaldo, na beira da BR 174, sendo BV/Manaus, uns 20 Km de Boa Vista, com cantina e mecânicos.

    Havia ainda outra que PICÃO fez, entre Cariri e Boa Vista, de onde decolava-se pelas 4 ou 04:30 da madrugada, para amanhecer sobre os garimpos. A hora da decolarem dependia da distância até o garimpo. Isso era feito para enganar a Polícia Federal, pois os garimpos já tinham sido fechados mas, a gente continou voando. Quando a PF aparecia na pista aí pela 8 da manhã, a gente já tinha retornado. Foi assim até um certo tempo, quando descobriram o macete e foram para lá pela meia noite, e prenderam toso os que chegavam para voar. Encheu a penitenciária! KKKK

    O rei do garimpo em Roraima, foi PEDRINHO, que tinha voado muito em Itaituba, no tempo em que lá estive. Fazia proezas na Pista Velha (do Raimundo Nênê), decolando no Skylane, com até 6 pax (3.300 pés). Pista de 400m em que se iniciava a corrida numa curva, despencando numa ladeira de uns 40/45º de inclinação com duas lombadas de tobogã. No final, era SHAZAN! e atirava-se no abismo de uns 200 metros onde ganhava velocidade e ira renteando o rio Catrimani que serpenteava lá em baixo e que escorria entre duas altas cordilheiras de serra.

    Roraima foi prova de fogo para qualquer piloto. Alguns nomes famosos em SP estiveram aqui mas, desistiram. Faltava vocação para esse tipo de aventura. Piloto da FAB, de férias, também voaram aqui (uns 10) e também pilotos de helicóptero da Marinha. Havia capitães, majores, ten. coronéis e coronéis, gente que se enturmou conosco e virou “civil”.

    Migrei para táxi aéreo, porque as pistas de garimpo foram ficando ruinzinhas, com mato, buracos e cabeceiras sem desmatamento. Depois, fui para a aviação agrícola ( CAVAG em 1977), pioneiro em Roraima, já tendo sido pioneiro em MT, na Stratus Agro Aérea (1978/79) quando era de Joachim Jung e Valdebran Coelho. Depois foi vendida.

    Em Rondônia, fiz a primeira lavoura de arroz naquele Estado. Foi para Abrão, dono da fazenda Cerradão, pertinho de Vilhena. Voltei para o táxi aéreo e voei na Área Ianomami, a serviço da URIHI, que prestava serviço de saúde para os índios e depois a serviço da FUNASA, também na Área Raposa/Serra do Sol.

    Retornei para a aviação agrícola, pela Heringer Aviação Agrícola, de Imperatriz-MA, no a serviço da Vale do Rio Doce. Retornei ao táxi aéreo onde aposentei em 2005

  • Izidro Simões disse:

    Acrescentando: naquela época o aeroporto de Boa Vista foi o MAIS MOVIMENTADO do Brasil, com cerca de 600 poucos e decolagens DIÁRIOS. Ao final da tarde, com 10 ou mais aviões na “prateleira” esperando para pousar, o operador da TWR dizia: “aeronaves no circuito, façam sua própria separação e está livre o pouso”. Depejava-se um a cada 15/20 segundos, o da frente, alongando bem o pouso, para livrar rápido na interseção. Foi preciso aumentar o pátio de estacionamento, patrolando o cerrado em continuidade ao pátio concretado. Podia-se pousar até pelas 19:30 (decolando do garimpo ao final da tarde), portque a gente fazia uma coleta EM OURO e havia um colega cujo apelido começa com R e termina com ão (ainda vive em Boa Vista), que era o encarregado de distribuir entre os controladores, que faziam o acerto do mapa de movimento do aeroporto. Nunca deu galho nenhum.

  • Izidro Simões disse:

    Acrescentando: naquela época o aeroporto de Boa Vista foi o MAIS MOVIMENTADO do Brasil, com cerca de 600 poucos e decolagens DIÁRIOS. Ao final da tarde, com 10 ou mais aviões na “prateleira” esperando para pousar, o operador da TWR dizia: “aeronaves no circuito, façam sua própria separação e está livre o pouso”. Depejava-se um a cada 15/20 segundos, o da frente, alongando bem o pouso, para livrar rápido na interseção. Foi preciso aumentar o pátio de estacionamento, patrolando o cerrado em continuidade ao pátio concretado. Podia-se pousar até pelas 19:30 (decolando do garimpo ao final da tarde), portque a gente fazia uma coleta EM OURO e havia um colega cujo apelido começa com R e termina com ão (ainda vive em Boa Vista), que era o encarregado de distribuir entre os controladores, que faziam o acerto do mapa de movimento do aeroporto. Nunca deu galho nenhum.

  • Édipo Deciolo Entringer disse:

    Olá, boa noite a todos! Cada historia de vôos em garimpo é uma nova aventura, muitos relatos impressionantes mesmo! Eu também tenho vontade de poder voar em garimpo, tenho PC/IFR e apenas 153 horas de vôo, mas muita vontade de aprender mais, alguem poderia me ajudar em como entro em contato com esta aviação tão espetacular? Muito obrigado e bons vôos a todos!

  • Édipo Deciolo Entringer disse:

    Olá, boa noite a todos! Cada historia de vôos em garimpo é uma nova aventura, muitos relatos impressionantes mesmo! Eu também tenho vontade de poder voar em garimpo, tenho PC/IFR e apenas 153 horas de vôo, mas muita vontade de aprender mais, alguem poderia me ajudar em como entro em contato com esta aviação tão espetacular? Muito obrigado e bons vôos a todos!

  • Frederico Sardinha disse:

    Gostei muito de ter lido essa parte da história da nossa maravilhosa aviação no garimpo, porquê também faço parte dela, pois sou aviador e aprendi a voar no garimpo também. Gostei muito de ver fotos e nomes de pessoas que eu conheço muito como Martinho,Rochinha, Martineli,o saudoso amigo Geré e muitos outros, como o nome do meu pai cmte Sebastião Sardinha . Muito obrigado

  • Frederico Sardinha disse:

    Gostei muito de ter lido essa parte da história da nossa maravilhosa aviação no garimpo, porquê também faço parte dela, pois sou aviador e aprendi a voar no garimpo também. Gostei muito de ver fotos e nomes de pessoas que eu conheço muito como Martinho,Rochinha, Martineli,o saudoso amigo Geré e muitos outros, como o nome do meu pai cmte Sebastião Sardinha . Muito obrigado

  • Randal Jovino disse:

    Trabalhei em Itaituba e Roraima tive uma pista em Roraima como nome Buraco do Randal sacanagem do Pé na cova ela ficava entre dois morros tinha 300 metros . Poucos pilotos conseguiram operar. Aroaldes (vulgo Zé da Bala) Angolinha, Pé na cova, Mineirinho, Raimundinho, Toledo, meu grande amigo Rui Polido, este sempre disse não ser referencia pra ninguém. Esqueci o Túlio, faturou em um mes de trabalho voando PT-DRN 1 kg de ouro e pediu aumento. Hoje moro em Manaus voo um hidro avião. Época boa tenho muita saudade.

  • Randal Jovino disse:

    Trabalhei em Itaituba e Roraima tive uma pista em Roraima como nome Buraco do Randal sacanagem do Pé na cova ela ficava entre dois morros tinha 300 metros . Poucos pilotos conseguiram operar. Aroaldes (vulgo Zé da Bala) Angolinha, Pé na cova, Mineirinho, Raimundinho, Toledo, meu grande amigo Rui Polido, este sempre disse não ser referencia pra ninguém. Esqueci o Túlio, faturou em um mes de trabalho voando PT-DRN 1 kg de ouro e pediu aumento. Hoje moro em Manaus voo um hidro avião. Época boa tenho muita saudade.

  • GILMAR BOMBASSARO disse:

    MORO NO RIO GRANDE DO SUL,SOU SOBRINHO DE UM PILOTO QUE FALECEU NO GARIMPO DE RORAIMA AVIÃO CAIU,PEÇO SE ALGUÉM QUE CONHECEU ESTE PILOTO ENTRE EM CONTATO COMIGO,O NOME DELE ERA (CELSO GRIEGER CONHECIDO COMO GAÚCHO) FOI NA DÉCADA DE 80,EU GOSTAVA MUITO DELE SÓ GOSTARIA DE OUVIR ALGUMA HISTÓRIA DELE

  • GILMAR BOMBASSARO disse:

    MORO NO RIO GRANDE DO SUL,SOU SOBRINHO DE UM PILOTO QUE FALECEU NO GARIMPO DE RORAIMA AVIÃO CAIU,PEÇO SE ALGUÉM QUE CONHECEU ESTE PILOTO ENTRE EM CONTATO COMIGO,O NOME DELE ERA (CELSO GRIEGER CONHECIDO COMO GAÚCHO) FOI NA DÉCADA DE 80,EU GOSTAVA MUITO DELE SÓ GOSTARIA DE OUVIR ALGUMA HISTÓRIA DELE

  • GILMAR BOMBASSARO disse:

    QUEM CONHECEU CELSO GRIEGER CONHECIDO COMO GAÚCHO

  • GILMAR BOMBASSARO disse:

    QUEM CONHECEU CELSO GRIEGER CONHECIDO COMO GAÚCHO

  • kent davidge disse:

    Alberto Studart, vc perdeu o ânimo com o blog? pois não responde mais os comentários.
    eu só queria saber se um piloto com 150 hs de experiência tem chance no garimpo? se sim, vc tem alguma dica?

    • Oi Kent, que bom vê-lo de volta,quanto ao ânimo com o Blog, o caso é o seguinte meu amigo, férias, netas para acompanhar na bicicleta, etc, entende , né? pois bem vou te dar uma dica, como nunca voei no garimpo, apenas escrevi sobre esta fantástica modalidade, vou te passar o celular do Cmt Bidu que já voou muito no garimpo, já transportou até jumento e lançava tubos de gás voando pois não podia pousar na ocasião , liga pra ele 85-8789-0813, boa sorte.

  • kent davidge disse:

    Alberto Studart, vc perdeu o ânimo com o blog? pois não responde mais os comentários.
    eu só queria saber se um piloto com 150 hs de experiência tem chance no garimpo? se sim, vc tem alguma dica?

    • Oi Kent, que bom vê-lo de volta,quanto ao ânimo com o Blog, o caso é o seguinte meu amigo, férias, netas para acompanhar na bicicleta, etc, entende , né? pois bem vou te dar uma dica, como nunca voei no garimpo, apenas escrevi sobre esta fantástica modalidade, vou te passar o celular do Cmt Bidu que já voou muito no garimpo, já transportou até jumento e lançava tubos de gás voando pois não podia pousar na ocasião , liga pra ele 85-8789-0813, boa sorte.

  • claudino lopes disse:

    se possivel favor informar o telefone do rochinha e niltinho de tucuma, voei com eles nos anos 97/98 pela empresa RMS nos trechos peba, fazenda parana, e outras areas de tucuma e sfx.

  • claudino lopes disse:

    se possivel favor informar o telefone do rochinha e niltinho de tucuma, voei com eles nos anos 97/98 pela empresa RMS nos trechos peba, fazenda parana, e outras areas de tucuma e sfx.

  • Gauchinho disse:

    Conheci o o Gaúcho Animal no final dos anos 80 em Boa Vista. Voou na TABA e tinha avião no garimpo naquela época. Fiquei sabendo que ao decolar de uma pista no garimpo se acidentou e morreu.
    Acho que o sobrenome dele era Kieger.
    Voei na região de Alta Floresta, Apiacas, Crepurizão e Boa Vista, entre 1988 e 1994.
    Abraços.

  • Gauchinho disse:

    Conheci o o Gaúcho Animal no final dos anos 80 em Boa Vista. Voou na TABA e tinha avião no garimpo naquela época. Fiquei sabendo que ao decolar de uma pista no garimpo se acidentou e morreu.
    Acho que o sobrenome dele era Kieger.
    Voei na região de Alta Floresta, Apiacas, Crepurizão e Boa Vista, entre 1988 e 1994.
    Abraços.

  • antonio jose alves disse:

    vendo fotos e lendo historias dos garimpos, so saudades. do velhos dc 3, das pistas tauari,patrocinio, 140, alta floresta ou Itaituba e depois veio Roraima com aquelas pista horríveis onde poucos conseguiam operar, onde muitos se foram, lembrando dos pousos na pista do papiu, depois veio jeremias e isso vou parar por aqui. tenho muita saudades do voo da liberdade tênis e calcao, hoje continuo voando atr 42/72 em Manaus. abraços a todos. se alguém tiver fotos do dc3 nas pistas de garimpo poderia me enviar.
    Agradeco antecipado.

  • antonio jose alves disse:

    vendo fotos e lendo historias dos garimpos, so saudades. do velhos dc 3, das pistas tauari,patrocinio, 140, alta floresta ou Itaituba e depois veio Roraima com aquelas pista horríveis onde poucos conseguiam operar, onde muitos se foram, lembrando dos pousos na pista do papiu, depois veio jeremias e isso vou parar por aqui. tenho muita saudades do voo da liberdade tênis e calcao, hoje continuo voando atr 42/72 em Manaus. abraços a todos. se alguém tiver fotos do dc3 nas pistas de garimpo poderia me enviar.
    Agradeco antecipado.

  • antonio jose alves disse:

    vendo fotos e lendo historias dos garimpos, so saudades. do velhos dc 3, das pistas tauari,patrocinio, 140, alta floresta ou Itaituba e depois veio Roraima com aquelas pista horríveis onde poucos conseguiam operar, onde muitos se foram, lembrando dos pousos na pista do papiu, depois veio jeremias e isso vou parar por aqui. tenho muita saudades do voo da liberdade tênis e calcao, hoje continuo voando atr 42/72 em Manaus. abraços a todos. se alguém tiver fotos do dc3 nas pistas de garimpo poderia me enviar.
    Agradeco antecipado. e a primeira vez que estou vendo esse blog

  • antonio jose alves disse:

    vendo fotos e lendo historias dos garimpos, so saudades. do velhos dc 3, das pistas tauari,patrocinio, 140, alta floresta ou Itaituba e depois veio Roraima com aquelas pista horríveis onde poucos conseguiam operar, onde muitos se foram, lembrando dos pousos na pista do papiu, depois veio jeremias e isso vou parar por aqui. tenho muita saudades do voo da liberdade tênis e calcao, hoje continuo voando atr 42/72 em Manaus. abraços a todos. se alguém tiver fotos do dc3 nas pistas de garimpo poderia me enviar.
    Agradeco antecipado. e a primeira vez que estou vendo esse blog

  • Samuel Lemes disse:

    Fui Supervisor do Projeto Tapajos da FAG em Itaituba,e gostaria de contactar com alguem da minha epoca,pois tenho muitas saudades e belas recordações do tempo.que passei noTAPAJOS.

    Samuel Lemes.
    Moro atualmente em Cuiaba .mt
    65.9314.1437

  • Samuel Lemes disse:

    Fui Supervisor do Projeto Tapajos da FAG em Itaituba,e gostaria de contactar com alguem da minha epoca,pois tenho muitas saudades e belas recordações do tempo.que passei noTAPAJOS.

    Samuel Lemes.
    Moro atualmente em Cuiaba .mt
    65.9314.1437

  • Samuel Lemes disse:

    Quem pode me dar noticia do comte Darlan e cachimbão.
    Autorizo a publicação do meu e.mail e do meu tefone,pois gostaria muito de contactarme com os amigos que fix em minha estada em itaituba,quando dirigi a FAG.SUPROTAP.

    SAMUEL LEMES
    cel.65.9314.1437
    murtinho1941@gmail.com

  • Samuel Lemes disse:

    Quem pode me dar noticia do comte Darlan e cachimbão.
    Autorizo a publicação do meu e.mail e do meu tefone,pois gostaria muito de contactarme com os amigos que fix em minha estada em itaituba,quando dirigi a FAG.SUPROTAP.

    SAMUEL LEMES
    cel.65.9314.1437
    murtinho1941@gmail.com

  • jose carlos pereira disse:

    Trabalhei no aèroporto de alta floresta nos anos 80. Conheci varios pilotos jovair statu fiuza osvaldo compadre os irmãos metralhas tizil vanderlei varios outros saudade daqueles tempos

  • jose carlos pereira disse:

    Trabalhei no aèroporto de alta floresta nos anos 80. Conheci varios pilotos jovair statu fiuza osvaldo compadre os irmãos metralhas tizil vanderlei varios outros saudade daqueles tempos

  • morais disse:

    conheci o gaucho animal na pista cambalacho, roraima, era um sujeito brincalhao, chamava a todos de anilmazinho, por isso era o gaucho animal (roraima ano 86/87)

  • morais disse:

    conheci o gaucho animal na pista cambalacho, roraima, era um sujeito brincalhao, chamava a todos de anilmazinho, por isso era o gaucho animal (roraima ano 86/87)

  • Demes Rossy disse:

    Trabalhei no garimpo patrocínio tempo bom !!

  • Demes Rossy disse:

    Trabalhei no garimpo patrocínio tempo bom !!

  • Demes Rossy disse:

    Trabalhava no garimpo patrocínio no tempo do gordo,cocó,coboco Velho,pinguelão ,cuia alguém ai conhece essa ….

  • Demes Rossy disse:

    Trabalhava no garimpo patrocínio no tempo do gordo,cocó,coboco Velho,pinguelão ,cuia alguém ai conhece essa ….

  • Demes Rossy disse:

    Tralhava no patrocínio 1985 .

  • Demes Rossy disse:

    Tralhava no patrocínio 1985 .

  • galaceca trabalhava na padaria do CEO Manoel atendendo índios e garimpeiro

  • galaceca trabalhava na padaria do CEO Manoel atendendo índios e garimpeiro

  • Violette Farrell disse:

    Lendo a emocionante materia do Manuel Dutra, sobre a historia dos pilotos do garimpo, e de ver seu blogue tao informativo, preciso de ajuda.
    alguem conheceu o Augusto Cercazin? Queremos uma lembrança dele!
    qualquer que seja, um comentario, um momento, uma carona, um sorriso!
    Ele faleceu de uma maneira misteriosa, durante todos estes anos a dor de todos
    os familiares tem sido devastadora. Nao temos certeza de nada;
    se possivel tambem saber mais a respeito desta tragedia.
    Desde ja agradeço a sua atençāo;
    farrell.violette@gmail.com

    .

  • Violette Farrell disse:

    Lendo a emocionante materia do Manuel Dutra, sobre a historia dos pilotos do garimpo, e de ver seu blogue tao informativo, preciso de ajuda.
    alguem conheceu o Augusto Cercazin? Queremos uma lembrança dele!
    qualquer que seja, um comentario, um momento, uma carona, um sorriso!
    Ele faleceu de uma maneira misteriosa, durante todos estes anos a dor de todos
    os familiares tem sido devastadora. Nao temos certeza de nada;
    se possivel tambem saber mais a respeito desta tragedia.
    Desde ja agradeço a sua atençāo;
    farrell.violette@gmail.com

    .

  • antono disse:

    trabalhei no garimpo maria bonita gostaria de saber como esta la hoje

  • antono disse:

    trabalhei no garimpo maria bonita gostaria de saber como esta la hoje

  • Dilson Lira dos Anjos disse:

    Voei por 12 anos nos Garimpos da Amazônia. Tenho muita saudades principalmente de Itaituba no qual fiz muitas amizades como meu velho amigo Cmte Bidu/ Noco/ Charle/ Artur e muitos outros meus ex patrões Juares e Paulao da Jandaia. Quantas saudades. Desculpe alguns nomes que deixei de citar. Mais fica o meu Abraço a todos esses verdadeiros heróis. Cmte Dilson Lira. 19 982635025

  • Dilson Lira dos Anjos disse:

    Voei por 12 anos nos Garimpos da Amazônia. Tenho muita saudades principalmente de Itaituba no qual fiz muitas amizades como meu velho amigo Cmte Bidu/ Noco/ Charle/ Artur e muitos outros meus ex patrões Juares e Paulao da Jandaia. Quantas saudades. Desculpe alguns nomes que deixei de citar. Mais fica o meu Abraço a todos esses verdadeiros heróis. Cmte Dilson Lira. 19 982635025

  • Danillo disse:

    Muito interessante essa historias. Meu pai tbm era piloto de garimpo. Jose Rubens Milhomens (Urubu) alguém conheceu ele? Morreu em 1988 numa pista acho que no Acre. Ficaria muito feliz em saber de alguma historia dele.

  • Danillo disse:

    Muito interessante essa historias. Meu pai tbm era piloto de garimpo. Jose Rubens Milhomens (Urubu) alguém conheceu ele? Morreu em 1988 numa pista acho que no Acre. Ficaria muito feliz em saber de alguma historia dele.

  • Danillo disse:

    Acre não. Roraima

  • Danillo disse:

    Acre não. Roraima

  • Danillo disse:

    Sou filho de piloto de garimpo. Jose Rubens Milhomens (Urubu). Alguém conheceu ele? Morreu em Roraima em 88. Seria bom saber historias dele

  • Danillo disse:

    Sou filho de piloto de garimpo. Jose Rubens Milhomens (Urubu). Alguém conheceu ele? Morreu em Roraima em 88. Seria bom saber historias dele

  • luciana santos disse:

    muito bom o artigo, meu pai foi piloto no Pará, cmte. Azeitona e sei como era dura a vida dele, morreu fazendo o que amava, voar, livre!!!

  • luciana santos disse:

    muito bom o artigo, meu pai foi piloto no Pará, cmte. Azeitona e sei como era dura a vida dele, morreu fazendo o que amava, voar, livre!!!

  • marcos disse:

    Morei em itaituba/pa decada de 80 a 90, era do Garimpo Seta de Ouro, convivi com muitos pilotos que apareceram no seu blog, Wilson (prego) e seus irmaos Borges do Vale, Piru, Pacu, Caparroz. Germano, Xuxa, Gaucho, Gimenes, Augusto Boa Mole e muitos outros, epoca muito boa, trabalho e muitas festas de segunda a segunda. Abracos

  • marcos disse:

    Morei em itaituba/pa decada de 80 a 90, era do Garimpo Seta de Ouro, convivi com muitos pilotos que apareceram no seu blog, Wilson (prego) e seus irmaos Borges do Vale, Piru, Pacu, Caparroz. Germano, Xuxa, Gaucho, Gimenes, Augusto Boa Mole e muitos outros, epoca muito boa, trabalho e muitas festas de segunda a segunda. Abracos

  • marcos disse:

    Morei em Itaituba de 82 a 90, convivi com muitos pilotos que aparecem em seu blog, bom tempo, muito trabalho e muitas festas. Marcos Seta de Ouro.

  • marcos disse:

    Morei em Itaituba de 82 a 90, convivi com muitos pilotos que aparecem em seu blog, bom tempo, muito trabalho e muitas festas. Marcos Seta de Ouro.

  • Cesar disse:

    Eu voe no garimpo en Roraima, final dos 80. Como outros extrangeiros a PF fizo me cair fora, gustaria saber alguma coisa do Arakem Lisaneas de Souza dono do PTCPB. Alguma noticia dele?

  • Cesar disse:

    Eu voe no garimpo en Roraima, final dos 80. Como outros extrangeiros a PF fizo me cair fora, gustaria saber alguma coisa do Arakem Lisaneas de Souza dono do PTCPB. Alguma noticia dele?

  • Cesar disse:

    Morei en Boa Vista no ano 89, la conheci alguns pilotos e tambien mecanicos, como Coelho e David, gostaria de saber alguma coisa de aquele piloto de condinome Arakem. Seu nome era Lisaneas de Sousa ele era dono do 182 PT CPB. Eu voava la ate a llegada de Collor. Muito obrigado

  • Cesar disse:

    Morei en Boa Vista no ano 89, la conheci alguns pilotos e tambien mecanicos, como Coelho e David, gostaria de saber alguma coisa de aquele piloto de condinome Arakem. Seu nome era Lisaneas de Sousa ele era dono do 182 PT CPB. Eu voava la ate a llegada de Collor. Muito obrigado

  • Cledinelza disse:

    Por favor alguém conheceu um garimpeiro no garimpo de itaituba chamado manel ou mano???? G

  • Cledinelza disse:

    Por favor alguém conheceu um garimpeiro no garimpo de itaituba chamado manel ou mano???? G

  • IZIDRO SIMÕES disse:

    Boa noite a todos.
    Araken faleceu num acidente de carro em uma estradinha de fazenda em Roraima. Estava com mulher, filhos dela, cunhada e outras pessoas. Com amortecedores dianteiros estourados, só nas molas, o carro pulava muito, numa curva saltou fora da estrada e capotou. Foi cuspido fora e o carro o esmagou. Algumas das outras pessoas ficaram feridas, com maior ou menor gravidade, inclusive as crianças. Também voou agrícola nas lavouras de arroz em Roraima. Gostava de fazer isso até lá pelas 9 da noite, com o pessoal balizando a área com lanternas. Vi êle fazendo isso. A pista era balizada com latas de NINHO, cheias de estôpa com óleo diesel. Araken também fazia acrobacia noturna sobre Boa Vista.

  • IZIDRO SIMÕES disse:

    Boa noite a todos.
    Araken faleceu num acidente de carro em uma estradinha de fazenda em Roraima. Estava com mulher, filhos dela, cunhada e outras pessoas. Com amortecedores dianteiros estourados, só nas molas, o carro pulava muito, numa curva saltou fora da estrada e capotou. Foi cuspido fora e o carro o esmagou. Algumas das outras pessoas ficaram feridas, com maior ou menor gravidade, inclusive as crianças. Também voou agrícola nas lavouras de arroz em Roraima. Gostava de fazer isso até lá pelas 9 da noite, com o pessoal balizando a área com lanternas. Vi êle fazendo isso. A pista era balizada com latas de NINHO, cheias de estôpa com óleo diesel. Araken também fazia acrobacia noturna sobre Boa Vista.

  • IZIDRO SIMÕES disse:

    Boa noite a todos.
    Araken faleceu num acidente de carro em uma estradinha de fazenda em Roraima. Estava com mulher, filhos dela, cunhada e outras pessoas. Com amortecedores dianteiros estourados, só nas molas, o carro pulava muito, numa curva saltou fora da estrada e capotou. Foi cuspido fora e o carro o esmagou. Algumas das outras pessoas ficaram feridas, com maior ou menor gravidade, inclusive as crianças. Também voou agrícola nas lavouras de arroz em Roraima. Gostava de fazer isso até lá pelas 9 da noite, com o pessoal balizando a área com lanternas. Vi êle fazendo isso. A pista era balizada com latas de NINHO, cheias de estôpa com óleo diesel. Araken também fazia acrobacia noturna sobre Boa Vista.

  • IZIDRO SIMÕES disse:

    Boa noite a todos.
    Araken faleceu num acidente de carro em uma estradinha de fazenda em Roraima. Estava com mulher, filhos dela, cunhada e outras pessoas. Com amortecedores dianteiros estourados, só nas molas, o carro pulava muito, numa curva saltou fora da estrada e capotou. Foi cuspido fora e o carro o esmagou. Algumas das outras pessoas ficaram feridas, com maior ou menor gravidade, inclusive as crianças. Também voou agrícola nas lavouras de arroz em Roraima. Gostava de fazer isso até lá pelas 9 da noite, com o pessoal balizando a área com lanternas. Vi êle fazendo isso. A pista era balizada com latas de NINHO, cheias de estôpa com óleo diesel. Araken também fazia acrobacia noturna sobre Boa Vista.

  • Cesar disse:

    Izidro, voce sabe cuando aconteceu isso?

  • Cesar disse:

    Izidro, voce sabe cuando aconteceu isso?

  • portuga disse:

    Irmãos do Ar, saudades dessa época da vida e dos companheiros, abçs a tôdos que escrevem essa linda história. Vocês não são apenas Pilotos de garimpos, vocês entram em uma família que dificilmente se esquecem, a não ser pela vontade do criador e mesmo assim, serão lembrados.

  • portuga disse:

    Irmãos do Ar, saudades dessa época da vida e dos companheiros, abçs a tôdos que escrevem essa linda história. Vocês não são apenas Pilotos de garimpos, vocês entram em uma família que dificilmente se esquecem, a não ser pela vontade do criador e mesmo assim, serão lembrados.

  • Carlos Portuga disse:

    Irmãos do Ar, saudades dessa época da vida e dos companheiros, abçs a tôdos que escrevem essa linda história. Vocês não são apenas Pilotos de garimpos, vocês entram em uma família que dificilmente se esquecem, a não ser pela vontade do criador e mesmo assim, serão lembrados.

  • portuga disse:

    Irmãos do Ar, saudades dessa época da vida e dos companheiros, abçs a tôdos que escrevem essa linda história. Vocês não são apenas Pilotos de garimpos, vocês entram em uma família que dificilmente se esquecem, a não ser pela vontade do criador e mesmo assim, serão lembrados.

  • Carlos Portuga disse:

    Irmãos do Ar, saudades dessa época da vida e dos companheiros, abçs a tôdos que escrevem essa linda história. Vocês não são apenas Pilotos de garimpos, vocês entram em uma família que dificilmente se esquecem, a não ser pela vontade do criador e mesmo assim, serão lembrados.

  • portuga disse:

    Irmãos do Ar, saudades dessa época da vida e dos companheiros, abçs a tôdos que escrevem essa linda história. Vocês não são apenas Pilotos de garimpos, vocês entram em uma família que dificilmente se esquecem, a não ser pela vontade do criador e mesmo assim, serão lembrados.

  • portuga disse:

    Irmãos do Ar, saudades dessa época da vida e dos companheiros, abçs a tôdos que escrevem essa linda história. Vocês não são apenas Pilotos de garimpos, vocês entram em uma família que dificilmente se esquecem, a não ser pela vontade do criador e mesmo assim, serão lembrados.

  • portuga disse:

    Irmãos do Ar, saudades dessa época da vida e dos companheiros, abçs a tôdos que escrevem essa linda história. Vocês não são apenas Pilotos de garimpos, vocês entram em uma família que dificilmente se esquecem, a não ser pela vontade do criador e mesmo assim, serão lembrados.

  • Carlos Portuga disse:

    Irmãos do Ar, saudades dessa época da vida e dos companheiros, abçs a tôdos que escrevem essa linda história. Vocês não são apenas Pilotos de garimpos, vocês entram em uma família que dificilmente se esquecem, a não ser pela vontade do criador e mesmo assim, serão lembrados.

  • Carlos Portuga disse:

    Irmãos do Ar, saudades dessa época da vida e dos companheiros, abçs a tôdos que escrevem essa linda história. Vocês não são apenas Pilotos de garimpos, vocês entram em uma família que dificilmente se esquecem, a não ser pela vontade do criador e mesmo assim, serão lembrados.

  • Mariano Jezierski Neto disse:

    Caro Marcos Ladera ….do Garimpo Seta de Ouro,,,,,,,estava vendo sobre garimpos no Pará ,,,,e digitei Seta de Ouro……e encontrei seu comentário….. Estive no Seta de Ouro, sou cunhado do Elio….espero que nos retorne, teremos satisfação em revê-lo….Estou em São Paulo….
    Somos testar equipamento centrifuga….. Ficamos aguardando seu contato.

  • Mariano Jezierski Neto disse:

    Caro Marcos Ladera ….do Garimpo Seta de Ouro,,,,,,,estava vendo sobre garimpos no Pará ,,,,e digitei Seta de Ouro……e encontrei seu comentário….. Estive no Seta de Ouro, sou cunhado do Elio….espero que nos retorne, teremos satisfação em revê-lo….Estou em São Paulo….
    Somos testar equipamento centrifuga….. Ficamos aguardando seu contato.

  • Mariano Jezierski Neto disse:

    Estive no Garimpo Seta de Ouro………

    Presenciei acidente aéreo,,,,,,,,o piloto João Marquioli e meu cunhado Elio estavam levantando voo pra buscar diesel no km 180 da Transamazônica,,,, e o avião skylene estolou e veio a baixo…..
    Caiu na cabeceira da pista e os dois se salvaram….. tirei o piloto que estava com o cinto de segurança ( me lembro bem que era de cor verde)… e meu cunhado foi jogado pra fóra da cabine e ….os dois sobreviveram……e vai longe a conversa…..Abraços Marcos e venha falar com a gente…….estamos em São Paulo e o Elio móra em Poços de Caldas MG…segue meu email mariano.reformas@outlook.com

  • Mariano Jezierski Neto disse:

    Estive no Garimpo Seta de Ouro………

    Presenciei acidente aéreo,,,,,,,,o piloto João Marquioli e meu cunhado Elio estavam levantando voo pra buscar diesel no km 180 da Transamazônica,,,, e o avião skylene estolou e veio a baixo…..
    Caiu na cabeceira da pista e os dois se salvaram….. tirei o piloto que estava com o cinto de segurança ( me lembro bem que era de cor verde)… e meu cunhado foi jogado pra fóra da cabine e ….os dois sobreviveram……e vai longe a conversa…..Abraços Marcos e venha falar com a gente…….estamos em São Paulo e o Elio móra em Poços de Caldas MG…segue meu email mariano.reformas@outlook.com

  • Higino Nunes Neto disse:

    Só há um adjetivo para definir aviação de garimpo: FASCINANTE.
    Só há um substantivo para definir o piloto de garimpo: HERÓI.

  • Higino Nunes Neto disse:

    Só há um adjetivo para definir aviação de garimpo: FASCINANTE.
    Só há um substantivo para definir o piloto de garimpo: HERÓI.

  • marcia oliveira disse:

    Na verdade procuro o pai fo meu esposo, minha sogra conta k o nome dele era jose Ribamar da silva, alto, branco, cabelo xaxeado grande e castanho, na época ele tinha umas 5 makinas, ele era xefe, ( patrão). K teve um romance com a Claudia e nasceu o marco Aurélio, meu esposo, hoje ele sonha em encontrar esse pai dele. Foi no garimpo da pista da liberdade e pista nova… Se alguem conheceu… Pelo amor de Deus, me dê detalhes… Zap 94 98131-2769 ou marcia_arautosfx@hotmail.com

  • marcia oliveira disse:

    Na verdade procuro o pai fo meu esposo, minha sogra conta k o nome dele era jose Ribamar da silva, alto, branco, cabelo xaxeado grande e castanho, na época ele tinha umas 5 makinas, ele era xefe, ( patrão). K teve um romance com a Claudia e nasceu o marco Aurélio, meu esposo, hoje ele sonha em encontrar esse pai dele. Foi no garimpo da pista da liberdade e pista nova… Se alguem conheceu… Pelo amor de Deus, me dê detalhes… Zap 94 98131-2769 ou marcia_arautosfx@hotmail.com

  • Leidinara Batista corrêa disse:

    Olá! Alguém sabe me informar se além da empresa paramazonia existe outra no mesmo ramo, que faz voos comerciais em Boa Vista RR?

  • Leidinara Batista corrêa disse:

    Olá! Alguém sabe me informar se além da empresa paramazonia existe outra no mesmo ramo, que faz voos comerciais em Boa Vista RR?

  • Leidinara Batista corrêa disse:

    Algum de vocês conhecem um piloto chamado Pena? Trabalhou muito tempo em Boa Vista RR, tinha uma empresa chamada penta linhas aéreas, gostaria muito de reencontra – lo. Tenho uma grande revelação pra contar pra ele.

  • Leidinara Batista corrêa disse:

    Algum de vocês conhecem um piloto chamado Pena? Trabalhou muito tempo em Boa Vista RR, tinha uma empresa chamada penta linhas aéreas, gostaria muito de reencontra – lo. Tenho uma grande revelação pra contar pra ele.

  • IZIDRO SIMÕES disse:

    LEIDINARA, se esse PENA for o PENINHA ( ELCIDES RODRIGUES PEREIRA), morreu afogado há dois dias (14/06/2017), no Rio catrimani, em Roraima. Estava voando na empresa PARAMAZÔNIA. segundo o passageiro, enfermeiro EDNILSON CARDOSO, uma pá da hélice soltou. Peninha avisou por rádio, deu as coordenadas e pouso no rio, perto da barranca. no dia seguinte o helicóptero de resgate da empresa chegou ao local, ficou no vôo PAIRADO, jogaram uma corda que o enfermeiro amarrou por baixo dos braços e foi içado. Peninha estava sendo içado, quando soltou a corda e caiu no rio. o corpo ainda não foi achado.

  • IZIDRO SIMÕES disse:

    LEIDINARA, se esse PENA for o PENINHA ( ELCIDES RODRIGUES PEREIRA), morreu afogado há dois dias (14/06/2017), no Rio catrimani, em Roraima. Estava voando na empresa PARAMAZÔNIA. segundo o passageiro, enfermeiro EDNILSON CARDOSO, uma pá da hélice soltou. Peninha avisou por rádio, deu as coordenadas e pouso no rio, perto da barranca. no dia seguinte o helicóptero de resgate da empresa chegou ao local, ficou no vôo PAIRADO, jogaram uma corda que o enfermeiro amarrou por baixo dos braços e foi içado. Peninha estava sendo içado, quando soltou a corda e caiu no rio. o corpo ainda não foi achado.

  • Luciana disse:

    Olá… tive um tio que era piloto, e voava no Pará e Roraima nessa época de garimpo. Ele já é falecido há alguns anos, mas se alguém conheceu e tiver fotos da época para enviar, fico muito feliz. Obrigada w83.luciana@gmail.com

  • Luciana disse:

    Olá… tive um tio que era piloto, e voava no Pará e Roraima nessa época de garimpo. Ele já é falecido há alguns anos, mas se alguém conheceu e tiver fotos da época para enviar, fico muito feliz. Obrigada w83.luciana@gmail.com

  • Luciana disse:

    Olá… tive um tio que era piloto, e voava no Pará e Roraima nessa época de garimpo. Ele já é falecido há alguns anos, mas se alguém conheceu e tiver fotos da época para enviar, fico muito feliz. O nome dele era Nelson Weiber. Obrigada w83.luciana@gmail.com

  • Luciana disse:

    Olá… tive um tio que era piloto, e voava no Pará e Roraima nessa época de garimpo. Ele já é falecido há alguns anos, mas se alguém conheceu e tiver fotos da época para enviar, fico muito feliz. O nome dele era Nelson Weiber. Obrigada w83.luciana@gmail.com

  • Fabrícia Freire disse:

    Bem,sou estudante do curso de História da Universidade Federal do Sul e sudeste do Pará, e gostaria de saber se vocês pilotos que atuaram na área em Tucumã na década de 1980 , já ouviram falar de um tal José Ferreira da Silva vulgo (chapéu de couro) ,dizem que ele tinha um garimpo lá. Por favor se alguns de vocês pilotos souberem de algo sobre esse tal sujeito entrem em contato comigo.(94)991930573 meu Nome é Fabrícia Freire…sem mais desde já agradeço.

  • Fabrícia Freire disse:

    Bem,sou estudante do curso de História da Universidade Federal do Sul e sudeste do Pará, e gostaria de saber se vocês pilotos que atuaram na área em Tucumã na década de 1980 , já ouviram falar de um tal José Ferreira da Silva vulgo (chapéu de couro) ,dizem que ele tinha um garimpo lá. Por favor se alguns de vocês pilotos souberem de algo sobre esse tal sujeito entrem em contato comigo.(94)991930573 meu Nome é Fabrícia Freire…sem mais desde já agradeço.

  • Cesar disse:

    Luciana, cual foi o nome ou condinome do seu tio?

  • Cesar disse:

    Luciana, cual foi o nome ou condinome do seu tio?

  • Cesar disse:

    Luciana, cual e o nome do seu tio

  • Cesar disse:

    Luciana, cual e o nome do seu tio

  • Cesar disse:

    Luciana cual foi o nome do seu Tio?

  • Cesar disse:

    Luciana cual foi o nome do seu Tio?

  • carlos alberto da conceição oliveira disse:

    Lá ficaram heróis da época de 70/80, como Rafael Santos,Augusto Cercasin, Ivo, Milton-Walter Solci, Pedro Bessa, Levindo, Norival, Sebastiao Perez, Nelson, Meu Deus, quantos irmãos lá se transferiram para o Plano Celestial. Que a saudade seja apenas um motivo para nos acalentar e aquecer nossos corações. Do pó viemos e para lá iremos, restam nossas obras que ficam no espírito de cada um para a eternidade na mão do Criador. Por merecimento, estreito a fraternidade a todos irmão do ar de ontem e de hoje,

  • carlos alberto da conceição oliveira disse:

    Lá ficaram heróis da época de 70/80, como Rafael Santos,Augusto Cercasin, Ivo, Milton-Walter Solci, Pedro Bessa, Levindo, Norival, Sebastiao Perez, Nelson, Meu Deus, quantos irmãos lá se transferiram para o Plano Celestial. Que a saudade seja apenas um motivo para nos acalentar e aquecer nossos corações. Do pó viemos e para lá iremos, restam nossas obras que ficam no espírito de cada um para a eternidade na mão do Criador. Por merecimento, estreito a fraternidade a todos irmão do ar de ontem e de hoje,

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