Asas e Flaps

Perguntas que incomodam , o catavento – da série vale a pena ver de novo I

188 2

Como sempre faço todos os dias pela manhã, em que antes do café vou fazer um vôozinho no ParkSide e depois comprar os ingredientes do breakfast matinal. Pois bem, estava aquecendo o motor e testando os comandos (heli T-Rex 450 V2 novinho em folha), trimando , hoverando baixo (antes de colocá-lo dentro da carenagem, foto anexa, tenho que deixa-lo afinadíssimo), aproxima-se um cidadão de aparência modesta, e um pouco avançado na idade, e começou a fazer as perguntas de sempre, como sempre trato com especial atenção as pessoas mais velhas que eu (educação assimilada dos meus pais desde a mais tenra idade), decidi pousar e pacientemente responder ao idoso curioso. E ele “Este catavento pequeninho do rabo é para ajudar o catavento de cima?”, e ai eu lembrei que não era tão absurda a colocação desde que toda a população do Acre chama helicóptero de AVIÃO DE ROSCA. E ai sem desfazer e nem humilhar o provecto cidadão passei a tentar explicar nos termos dele. Meu senhor, disse eu paciente, – este catavento do rabo impede que o catavento de cima leve o helicóptero a ficar girando sem controle. Ahh ! ele disse, então este cataventinho de rabo roda ao contrário do cataventão de cima?. É isso mesmo

eu disse surpreendido com a conclusão correta do velhote, embora usando um vocabulário popular. Então o homem ainda ficou olhando minha decolagem, e evoluções (pouco vento de manhã) e foi embora agradecido. Fiquei gratificado por ter tido paciência com aquele homem humilde, que passará a olhar um heli com um pouquinho mais de conhecimento aeronáutico sobre como funciona um torque negativo.

ABAIXO UMA DEMONSTRAÇÃO DO NOSSO EC-135 NA MITO, PILOTO CMT ROLIM

Este post de minha autoria  foi publicado pelo DIÁRIO DE UM VELHO HELIMODELISTA em 20/12/2010

_____________________________________________________________________
Convidamos a todos a comparecerem no Porto D’Aldeia para mais uma noitada INDOOR
CONVITE: TODOS AERO/HELIMODELISTAS E FAMÍLIAS
LoCAL: PORTO D’ALDEIA
DATA E HORÁRIO: Próxima 5 feira, dia 15 de Março depois das 18hs
EVENTO: MITO D’ALDEIA – Vôos INDOOR e OUTDOOR (NightFly) opcional
O QUE É EXIGIDO: Apenas o nome completo dos participantes
CUSTOS E TAXAS: ZERO.

Recomendado para você

2 Comentários

  • Diego disse:

    essa pergunta do senhor curioso me fez pensar que eu nunca tinha parado pra imaginar pra que que servia realmente o rotor da cauda e que ele girava ao contrário……

  • Diego disse:

    essa pergunta do senhor curioso me fez pensar que eu nunca tinha parado pra imaginar pra que que servia realmente o rotor da cauda e que ele girava ao contrário……

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *