Asas e Flaps

Fesbraer 2012 – Night Fly Pica-Pau # Video

Histórico

O Clube de Modelismo Asas do Vale foi fundado em 1986, com o nome de Clube Blumenauense de Aeromodelismo. Possuia sede própria junto ao Aeródromo de Blumenau, num terreno com 6.150m2. A pista para a prática de aeromodelismo rádio controlado tinha dimensões de 100,00m X 8,00m. Neste mesmo ano iniciou-se a organização do 1o Festival Sul Brasileiro de Aeromodelismo.

A realização dos festivais não tinha cunho competitivo, mas tão somente, de desenvolver o caráter esportivo, de demonstração e de fortalecimento do esporte a nível local e nacional, visando o incremento do mercado e do número de aeromodelistas na região.

No primeiro evento, tivemos a participação de 40 aeromodelistas da região e de sócios do Clube.

Não seria presunção, determinar  que o Festival Sul Brasileiro de Aeromodelismo, juntamente com o Encontro de Aeromodelismo de Bastos/SP, idealizado pelo saudoso Mikio AMANO, foram os precursores do modelismo nacional.

Este pioneirismo do Clube Blumenauense de Aeromodelismo, seus associados e incentivadores, lojistas e distribuidores do ramo, pode ser medido hoje no desempenho dos modelistas de todas as modalidades, que se destacam em âmbito nacional e internacional, e que iniciaram suas demonstrações em  festivais.

Em 1992, após a proibição de vôos de aeromodelos junto a aeródromos, pelo DAC – Departamento de Aviação Civil, o Clube Blumenauense de Aeromodelismo, mudou-se para Gaspar, onde alugou um terreno junto ao Centro Comercial Paraíso dos Pôneis, ali construindo uma pista para Aeromodelismo de 120,00 X 10,00m, asfaltada, espaço para Helimodelismo e Pista de Automodelismo OFF-ROAD. Nesta mesma ocasião, passou a denominar-se Clube de Aeromodelismo Asas do Vale – CAAV.

Como se escrito estivesse, os  festivais ganharam uma nova força, pois começaram a ser tratados pelos aficionados do aeromodelismo, como o evento maior do gênero no Brasil e um dos maiores do mundo, recebendo investimentos pesados de Distribuidoras e Lojistas do ramo. Neste ano, o número de inscrições já andava na casa de 400 aeromodelistas de todo o país e exterior.Porém, o anseio por uma sede própria nunca cessou.

Em 1998, este  sonho foi  concretizado com a aquisição de uma área de 140.000m2, em Gaspar, onde vem sendo construído o maior Centro de Modelismo do Brasil. A denominação também mudou para Clube de Modelismo Asas do Vale – CMAV, para assim abrigar todas as modalidades do modelismo: AERO, HELI, NAUTI E AUTO ON e OFF-ROAD.

Esta estrutura foi totalmente construída com recursos próprios, resultantes de grandes esforços de Associados do Asas do Vale, com reforço dos festivais, empresas da região e o apoio da Prefeitura Municipal de Gaspar, através da Secretaria de Turismo e Conselho Municipal de Turismo – Comtur.

Ainda falta muito a fazer, mas com o apoio de todos poderemos, efetivamente, transformar o Clube de Modelismo Asas do Vale num complexo padrão, e a cidade de Gaspar na Capital Nacional do Modelismo.

Fonte:http://www.asasdovale.com.br/index.php