Asas e Flaps

737-200 em sua última viagem, ficou defasado, anti-econômico? vai pro saco, infelizmente para os fãs.

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Boeing 737-200 Flight in the Cockpit  – Regional Cargo

Histórico:

O Boeing 737-200 PP-SMA é um avião histórico da aviação brasileira por ter servido à VASP entre 1969 e 2005. Foi o primeiro Boeing 737 do Brasil e da América Latina. Na história da aviação chegou a ser recordista por voar 35 anos seguidos por uma só companhia, ultrapassando até o 737-200 LV-JMW da Aerolíneas Argentinas, porém, com a sua parada por determinação do D.A.C (Atual ANAC ) em meados de 2004, foi ultrapassado em tempo de serviço pelo Boeing 727-100 CP-861 do Lloyd Aéreo Boliviano que esteve em operação até 2007 pela empresa da Bolívia.

Sua história começou em 21 de abril de 1969, quando fez um vôo rasante no Aeroporto de São Paulo – Congonhas junto com os outros 737-200 PP-SMB, PP-SMC e PP-SMD (este último foi vendido pela companhia em 1974), devido a comemorações do feriado de Tiradentes. Ele é o Boeing 737-2A1 Número de Construção (Construction Number) 20092 da Linha (Line Number) 161 na Boeing, e possuia toda tecnologia que se podia esperar de um avião para sua época. A série -200 é uma versão estendida e melhorada da série -100. Esta aeronave foi a espinha dorsal da VASP, que contou com 22 aviões do tipo até sua falência.

Operação

Este tipo de avião (737-200) ficou muito famoso no Brasil e foi operado também pela Varig (1974-2003), Cruzeiro (1975-1993),Rico Linhas Aéreas, TAF e Nacional Linhas Aéreas.

Apelido

Devido sua defasagem após a chegada do 737-300 ao Brasil, o 737-200 ficou com o apelido de Brega, pois na época a Rede Globo exibia a novela Brega e Chique, enquanto o 737-300 ficou com o apelido de Chique. Para o -300 o apelido não pegou, mas para o -200 pegou e continuou carinhosamente sendo chamado de Breguinha, até os dias de hoje. Além do mais, quando os primeiros 737-300 começaram a apresentar sérios problemas de “flame-out” (apagamento da chama na câmara de combustão do motor), durante penetração em nuvens, logo o modelo adquiriu o apelido de Cascão, personagem de HQ que detestava tomar banho. Quando o problema foi resolvido pela substituição e ajuste de componentes do motor CFM-56, logo este outro apelido também desapareceu.

Atualmente

Após a suspensão de operações em 2004, a aeronave foi estacionada em uma área remota no Aeroporto de Confins localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Foram retiradas pintura, logotipo e motores (incluindo suas carenagens) e apenas a bandeira do Brasil na porta, e a matrícula PP-SMA foram mantidas na aeronave. Enquanto ocorre o processo legal de falência e leilão dos bens da VASP, o PP-SMA continua em Confins, sem qualquer esperança de ser levado a um museu ou, no pior caso, ser desmontado e sucateado. Ao que tudo indica está prestes a fazer parte do Museu da TAM. Sem dúvida um belo descanso para um veterano de valor inéstimável para a aviação Brasileira.

Leilão

No primeiro leilão da VASP, ocorrido em junho de 2009 em São Paulo, o -SMA estava no lote nº20 sendo vendido como sucata. Porém, nenhum lance foi dado e todo o lote(que contém outras aeronaves sem condição de vôo da companhia) considerado como sem licitante.

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1 comentário

  • Neno Mattos disse:

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