Asas e Flaps

Santos Dumont já dizia, avião será veículo de passageiros.

Hoje completam 80 anos da morte de Alberto Santos Dumont. Dezesseis anos antes, cheio de perspectivas positivas, Dumont concedeu rara entrevista ao Estado. O inventor falou do futuro da aviação que depois da guerra se voltaria para o transportes de passageiros, e sobre os boatos de casamento.

O inventor do avião chegou a São Paulo depois de uma viagem feita por terra do Chile, passando pela Argentina e Foz do Iguaçu. Só no trecho entre Buenos Aires e Foz foram seis dias de viagem.

Chegando à cidade paulistana, Santos Dumont, autoridade mundial da aviação, que acabara de representar os Estados Unidos no congresso Pan-Americano de aviação no Chile, passou batido, ninguém o recebeu e nenhuma homenagem foi feita a ele.

Dumont negou o boato que havia se casado com uma argentina, “mentira, não houve nada, nem flerts”, “parece que aqui não se tem o direito de ser solteiro”, conclui o aviador sobre a onda de boatos sobre sua vida particular.

Sobre os avanços da aviação, Dumont fez previsões sobre  o uso do avião no transporte de passageiros “(..) teremos então o aproveitamento definitivo do aeroplano como meio de transporte. Na America, principalmente, onde há deficiência de estradas de ferro, é que o aeroplano poderá prestar relevantíssimos serviços, não só como meio de transporte postal, mas ainda veículo de passageiros”.

Também nessa entrevista de 1916, concedida em meados da Primeira Grande Guerra, o inventor brasileiro ao tratar das possibilidades abertas pelo aeroplano, afirmou  acreditar que, com o término do conflito, as fabricas voltadas para o esforço de guerra se direcionariam para outros mercados.

Suas previsões se realizaram. Mas os progressos mecânicos e tecnológicos não voltaram-se apenas para a melhoria e conforto das sociedades em tempos de paz.

Ele mesmo pôde testemunhar o contrário. Alguns afirmam que foi a visão do emprego de aviões nos combates da Revolução de 32 que teriam levando-o ao suicídio, em 23 de julho de 1932.

acervo.estadao.com.br

ABAIXO DOCUMENTÁRIO SOBRE SANTOS DUMONT EM INGLÊS LEGENDADO EM PORTUGUÊS

http://www.youtube.com/watch?v=aSF-Gs_w0eQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *