Asas e Flaps

7x8x7 O Dreamliner em Números $$$

Dreamliners aguardando seu futuro – Foto AP

Já vimos toneladas de vídeos e textos comentando o desenvolvimento do 787, mas você sabe realmente quanto custou para fazer um conjunto de ideias sair da cabeça dos engenheiros até o momento que a “ideia” é puxada para fora do hangar principal em Everett? Por isso decidi dedicar um tempinho para discutirmos um pouco o quanto realmente custou a o desenvolvimento do avião que veio para inaugurar a nova era dos jatos comerciais de médio-longo alcance.

A Boeing não revela os custos reais dos projetos e desenvolvimentos necessários para o projeto Dreamliner, e o quanto custou desenvolver uma aeronave que é completamente nova em todos os sentidos.
Desde o lançamento do programa em 2004, a Boeing investiu US$15 bilhões no desenvolvimento e construção dos protótipos, e mais de US$16 bilhões na fabricação dos 40 primeiros aviões, ou seja, um custo de US$400 milhões cada uma dessas primeiras unidades.

Todo esse custo imenso envolve um fator ainda mais complicado, o retorno que a Boeing vai ter. Segundo estimativas de várias consultorias e algumas contas que eu mesmo fiz em relação as receitas da empresa e a quantidade de unidades encomendadas que já passam de 800 aeronaves, apenas a partir de 2019, se tudo correr bem, cada novo avião entregue irá representar lucro, uma vez que o investimento para o projeto foi recuperado. Obviamente os ganhos serão reinvestidos em novos projetos e pesquisas, que com o tempo culminam em novas aeronaves.

Não vou entrar no mérito dos custos operacionais do Dreamliner, ele ainda é um recém chegado ao mundo da aviação comercial, e só podermos saber o quanto ele realmente custa para uma companhia aérea quando analisarmos dados de um período de alguns anos e ciclos operacionais.

O Lito tem feito uma ótima cobertura sobre a questão técnica da bateria, que fez a frota inteira de 787 serem “groundeados” pelo FAA. Essa questão já está gerando um passivo enorme para as operadoras do avião, só a ANA (All Nippon Airlines) está estimando em mais de US$15 milhões os prejuízos totais, para todos os seus 17 jatos Dreamliners, um custo de US$882 mil/avião.

Além dos prejuízos dos operadores existe o desespero da Boeing em resolver o problema logo, e de forma eficiente, ou seja, sem trocar a bateria ou qualquer outro sistema adjacente à mesma. Caso isso aconteça o programa sofrerá um enorme retrocesso aos 45’ do segundo tempo. Isto poderia fazer o ano de recuperação dos investimentos passar de 2019 para algo perto de 2025, ou até mais longínquo.

Estamos torcendo pela Boeing, e pelo Dreamliner por ser o “game changer” do mercado de aviação de longo alcance, e que está inaugurando uma nova era na aviação.

dremliner-1

Fonte: http://www.avioesemusicas.com/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *