Asas e Flaps

Por que o senhor não desceu o trem de pouso?

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Um breve comentário sobre o acidente com a família Huck em um bimotor Embraer 821 Carajá (incorretamente apresentado no programa de revista dominical da RGTV como um Embraer 820C Navajo), citando a aeronáutica como fonte.

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A aeronave acidentada foi um Carajá. A diferença é grande entre eles, mesmo para quem é leigo (um usa motor convencional e o outro é turboélice), e em caso de dúvida, bastaria ter lido o nome na lateral do motor, com imagens da própria RGTV.

Vejam:

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PT-ENM, EMB 821 acidentado, Carajá pintado na lateral do turboélice – foto AIRFLN

E filmagem no local:

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Imagens RGTV

Ok, posso ser chato e entendo que hard news é difícil e talvez saia uma mensagem de erro na própria RGTV, mas o acidente foi de manhã e a matéria foi veiculada a noite, e convenhamos, eu vejo uma diferença enorme entre os dois motores e spinners, faltou um pouquinho de esmero na revisão.

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Imagem da RGTV usando foto so site da Embraer – Olhem o spinner do motor e a falta de escapamento de um turboélice

Só um detalhe, eu sei, coisa mínima 😉

Não posso deixar de comentar também a pergunta da repórter:

Por que o senhor não baixou o trem de pouso?”… ora ora ora… eu sei que algumas coisas em aviação são complexas de entender, mas outras coisas dependem apenas de lógica, e essa é uma dessas coisas. Para você perguntar por que um trem não foi baixado, primeiro precisa perguntar a si mesmo por que ele é recolhido. Se encontrar uma resposta boa, não precisa perguntar a um piloto em emergência por que ele não baixou o trem.

Aliás, se você está com problemas nos motores a ponto de ter que fazer um pouso de emergência, a última coisa que você vai querer é adicionar coisas que vão atrapalhar a sua sustentação. Além do mais, o pouso não ia ser em uma pista, pra que trem? Pra deixar o acidente muito mais grave com uma pilonagem? E não sei vocês, mas achei a pergunta quase como uma inquisição.

No Twitter, muitas pessoas falando do excesso de cobertura. Claro que havia pessoas famosas a bordo, na verdade funcionários da própria RGTV, então senhores, nada mais natural do que uma cobertura muito maior do que se fosse algum fazendeiro desconhecido. A vida é assim, deal with it, mas não faça como alguns “haters” que falam besteira no twitter desejando que seres humanos tivessem morrido. Isso nem de brincadeira se fala ok?

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E aproveitando, vamos já dirimir umas dúvidas entre CENIPA e SERIPA (SEPIPA não existe tá?). Acidentes de grande proporção, ou de operadores comerciais sob as normas de transporte aéreo comercial sempre são investigados pelo CENIPA, que é o órgão NACIONAL de investigação. Acidentes de aeronaves particulares e taxis aéreos são investigados pelo SERIPA, que é o órgão regional.

O CENIPA pode delegar o início das investigações para o SERIPA até que a equipe nacional possa logisticamente chegar ao local do acidente, assim como pode também assumir uma investigação originalmente de responsabilidade do SERIPA em casos especiais, cito o exemplo do acidente com o candidato à presidência da república Eduardo Campos, que foi assumido pelo CENIPA.

Causa do acidente de hoje

Rá, não me conhece né?

Jamais vão saber a causa de um acidente aqui até que ocorram as investigações. Aliás, nem se preocupem com isso, o SERIPA vai analisar tudo – se as bombas realmente falharam, se os filtros entupiram, se havia água no combustível, se o armazenamento de QAV lá da fazenda de onde saiu o avião estava bem acondicionado, enfim, eles chegarão à raiz do problema que ocasionou o pouso forçado, e são bons nisso.

Todo o resto que se falar até lá será pura especulação, e se é para especular faça em grande estilo, dizendo que viu o raio alienígena atingindo em cheio o avião.

Felizmente ninguém se machucou gravemente, o que significa que as contingências funcionaram e a família pôde embarcar em outro avião para São Paulo.

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso 🙂 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.

Fonte: Aviões & Musicas

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7 Comentários

  • José Carlos Pereira disse:

    Alberto Studart, você é o Cara! Abraços…

  • rubens barboza disse:

    Caro Sr aquele modelo de aeronave caso estivesse cm os dois motores possivelmente não teria como baixar o trem pois as bomba mecanicas que aciona o sistema hidraulico do trem estaria sem função outra coisa o mesmo avião tem bombas mecanicas e mais 2 eletrica para cada motor,quanto a entupimento e o sistema baypass dos filtros,tudo leva a crer que a pane foi falta de combustivel.

    • Concordo plenamente, foi muito estranho as duas bombas terem falhado, se uma só é muito dificil duas então é quase impossivel de acontecer , ou foi pane seca então falha de transferência do combustivel de um tanque para o outro, depois do sistema automático ter sugado todo o combustível de um tanque só. A história está meio esquisita.

  • Gustavo disse:

    Pois é meu amigo, vc falou, falou, criticou a pergunta e foi incipiente na sua resposta. Qualquer um gostaria tecnicamente entender, mas vc resolveu ou pelo menos tentou ser óbvio e nada falou. A pergunta do reportar embora julgada burra por vc, fez seu papel, coisa que vc poderia fazer aqui. Ou minimamente explicar as probabilidades do que ocorreria se o trem de pouso estivesse acionado. Acho sua explicação e postura de quem quer ser um blogueiro muito soberba.

    Tente fazer textos mais técnicos e explicativos. Ou pelo menos tenha humildade nos seus textos.

    Ninguém é obrigado sequer a entender tudo, ou vc tbm entende de cirurgia do coração?

    • Se o caro leitor prestou atenção este texto foi de autoria do Sr Lito do Blog Aviões e Musicas, de onde tenho a permissão dele para reproduzir e citando a fonte no final do texto. De qualquer maneira muito obrigado pela sua valiosa audiência, volte sempre;

  • Dino disse:

    Porque nao baixou o trem de pouso?

    Falha do filtro de combustivel?

    Perigo de explosao?

    Perigo da aeronave capotar?

    A mim parecem textos de uma novela fantasia, ou de alguem que leu muitos livros de ficcao cientifica !

    Ninguem se machucou seriamente…mas este evento mudou a vida destas pessoas, famosas, ou nao.

    Isto sim foi a mao de Deus !

    Pousar de barriga, num bimotor com duas turbinas, uma funcionando, do lado de uma estrada…

    Isto sim requer uma investigacao minuciosa, que tenho certeza sera feita !

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